Notícias

Bienal Internacional do Livro 2018 terá Biblioteca Escolar Modelo apresentada pelo CRB-8

Será possível conhecer como deve ser uma biblioteca escolar, a partir de uma proposta que contemple desde o acervo, mobiliário, informatização, empréstimo de livros, até a atuação do profissional bibliotecário. Espaço também contará com diversas atividades lúdicas voltadas ao incentivo à leitura

Bienal Internacional do Livro 2018 terá Biblioteca Escolar Modelo apresentada pelo CRB-8

De 3 a 12 de agosto quem visitar a 25ª Bienal Internacional do livro, no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP, terá a oportunidade de conhecer uma Biblioteca Escolar Modelo.

Com cerca de 50 m², a Biblioteca Modelo conta com um rico acervo de livros, mobiliário arrojado, sistema informatizado para pesquisa e empréstimo de materiais, além de uma programação cultural, voltada para o incentivo à leitura. Sempre com a participação ativa de um bibliotecário, mostrando como uma biblioteca bem estruturada deve ser.

A ideia do estande,  organizado  pelo Conselho Regional de Biblioteconomia –  8ª região (CRB-8), é sensibilizar a população, os profissionais e as instituições sobre a Lei 12.244/2010, que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020.

A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também determina que   todos os gestores providenciem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado.

“Faltando menos de dois anos para o fim do prazo, ainda muito precisa ser feito, mas a lei foi um grande avanço e precisa ser aplicada. A Biblioteca Escolar é um direito de toda a sociedade. No Estado de São Paulo, há décadas, se ressente da falta de bibliotecas nas escolas públicas. A função do poder público é criar esses espaços fundamentais para que o estudante aproprie-se de informações e cultura em perspectiva crítica e criativa. Sempre com a presença do bibliotecário”, defende a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, Regina Céli de Sousa.

LEIA MAIS: Kenoa lança empreendimento residencial de luxo anexo ao resort

Biblioteca Escolar Modelo na Bienal Internacional do Livro. Foto divulgação.
Biblioteca Escolar Modelo na Bienal Internacional do Livro. Foto divulgação.

Mas é preciso ficar atento com a implantação em larga escala das Bibliotecas Escolares.

Uma biblioteca escolar não se faz por um amontoado de livros.

É preciso que haja padrões.

Qual a quantidade mínima de publicações? Qual espaço físico precisa dispor para acomodar o acervo?

Por que o acervo da biblioteca deve ser catalogado e estar ao alcance do usuário? É necessário ter internet? Qual horário ideal de funcionamento?

Para responder essa e outras questões, o Conselho Federal de Biblioteconomia definiu os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares, por meio da Resolução CFB nº. 199 de 3 de julho de 2018. Esses parâmetros podem ser conferidos aqui: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1313

“Todos sabem da importância da biblioteca escolar, pois a leitura é um dos melhores instrumentos para disseminar ideias. Além de um bom acervo e equipamentos adequados, é fundamental a presença do bibliotecário para estimular que o aluno saiba selecionar, processar informações e estabelecer vínculos entre elas. Hoje, o bibliotecário, mais que um especialista técnico, desempenha um papel ativo, um agente de mudanças sociais”, explica Regina Céli.

Regina destaca ainda que a profissão de bibliotecário mudou muito nos últimos anos e que o profissional vem cada dia mais se especializando, adotando práticas inovadoras de incentivo à leitura, ação cultural e a tecnologia aplicada aos produtos e serviços da biblioteca.

Clique aqui e conheça a programação completa:  

Durante a Bienal do Livro, serão realizadas diversas atividades lúdicas voltadas ao incentivo à leitura. Foto divulgação.
Durante a Bienal do Livro, serão realizadas diversas atividades lúdicas voltadas ao incentivo à leitura. Foto divulgação.

Atividades Culturais para a família:

 Além de conhecer a Biblioteca Modelo, simular empréstimos de livros por meio de tecnologia de ponta, poder ler e folhear as publicações no estande da biblioteca, as crianças, professores e as famílias poderão participar de uma série de atividades incríveis que tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura.

A programação terá contação de histórias, trava-línguas, peças pedagógicas para montar, jogos de literatura entre outras.

Lançamento da Campanha Biblioteca Escolar para Todos – Petição Pública:

Pensando em ampliar o olhar sobre a Biblioteca Escolar e buscar novos espaços de debate o CRB-8 criou o abaixo-assinado.

A petição convoca a sociedade e os setores público a ampliar a discussão sobre as bibliotecas escolares.

Assim como a criação de sistemas e redes de bibliotecas escolares em instituições públicas com a contratação do profissional bibliotecário.

Se você é a favor que todas as escolas do país tenham bibliotecas, pode engrossar o coro;

E participar da Campanha Biblioteca Escolar para Todos.

A Campanha será lançada durante a 25ª Bienal Internacional do livro.

Mas você já pode assinar, clicando aqui: http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR107124

Livros serão doados para Bibliotecas após  o término da  Bienal:

Os livros disponibilizados pelas empresas parceiras para a montagem da Biblioteca Escolar Modelo, que ficará exposta durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, serão doados pelo CRB-8 após a realização do evento.

São livros didáticos, paradidáticos, infantis e infanto juvenis, que serão disponibilizados em lotes para bibliotecas escolares ou comunitárias.

O evento tem apoio cultural das empresas: Grupo Autêntica, Editora Brasiliense, Global Editora, L&PM Editores, Panda Books, Editora Dimensão, Brinque Book, Editora 34, Escola Lourenço Castanho, Editora Peirópolis, i10 Bibliotecas – software da Práxis, Biccateca-mobiliário, Bibliotheca, Modal – ABCD Library.

ogos educativos na Biblioteca Escolar Modelo na Bienal. Foto divulgação.
Jogos educativos na Biblioteca Escolar Modelo na Bienal. Foto divulgação.

Leia Mais: Escritor e bibliófilo Rendrik F. Franco lança seu terceiro livro de poemas

Bibliotecários poderão tirar gratuitamente Cédula de Identidade Profissional:

Bibliotecários que passarem pelo estande do CRB-8, durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, podem emitir e já sair com sua Cédula de Identidade de Bibliotecário (CIB) com todos os dados).

Basta levar os seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral, certidão de estado civil e uma foto (3×4) em fundo branco.

Se quiser adiantar o processo, pode levar preenchido o formulário de atualização cadastral que se encontra no site: www.crb8.org.br

O CRB-8 também disponibilizará para bibliotecários, professores  e estudantes uma série de eventos como:

Leitura sob diferentes perspectivas de linguagem: Tecendo a trama com Angélica Miyuki Farias (UNIFAI) (dia 3 às 16h);

Lançamento do livro “A biblioteca de Foucault: reflexões sobre ética, poder e informação”, com Cristian Brayner (dia 4, às 19h);

RPG em bibliotecas e escolas: o que é e como aplicar, por Vitor Emanuel (dia 10, às 13h);

Bate papo: Fake News, com Tania Callegaro (FESPSP) e Eugênio Bucci (ECA-USP) ( dia 12, às 18h15) .

Serviço:

25ª Bienal Internacional do livro, no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP

Conselho Regional de Biblioteconomia –  8ª região apresenta Biblioteca Modelo

Data: 3 a 12 de agosto. Segunda à sexta das 9h às 22h – De sábado e domingo das 10h às 22h

Ações culturais: contação de histórias, trava-línguas, peças pedagógicas para montar, jogos literários (termômetro e dominó literário), declamação de poesias e do Cordel, lançamento de livro entre outras. (Grátis)

Confira a programação completa em: http://www.crb8.org.br/programacao-do-crb-8-na-bienal-do-livro/

Livre

Local Pavilhão de Exposições do Anhembi: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, SP

Ingressos: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia)

Gratuito para professores, bibliotecários com credenciamento no site da Bienal do Livro: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Contato/Credenciamento-de-Profissionais/

Leia Mais: Museu Ema Klabin: dez motivos para conhecer

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo