Arte e Cultura

Do Muro para o Mundo Grafiteiro Brasileiro Desembarca em São Paulo

Brasileiro realiza exposição no museu do Louvre na França

O Graffiti teve sua introdução no Brasil em meados da final da década dos anos 70, inspirada nas obras de Nova Iorque que por sua vez define-se como um ato de extravasar através da arte manifestações de opressão de um determinado grupo de pessoas ligadas em sua maioria aos movimentos do Hip Hop e bairros mais periféricos das cidades por suas vítimas de extrema desigualdade social. O tempo passou e as letras bem desenhadas acompanhadas por desenhos artísticos foram ganhando cada vez mais espaço em muros das grandes cidades, ainda que limitado pela falta de incentivos, em bairros nobres como o caso da Vila Madalena em São Paulo, que por sua vez é utilizado como plano de fundo para ensaios fotográficos e cinematográficos por profissionais e amadores.
Para o artista plástico, arquiteto, urbanista e espiritualista Gabriel Menezes – o Mena, (27), o Graffiti tem um “q” a mais. Apaixonado por arte, música clássica e reggae, Mena se aperfeiçoou e levou para o mundo um pouco de sua técnica brasileira. Após uma recente viagem de cerca de um mês pela Europa, o artista plástico e grafiteiro consolidou a oportunidade de concretizar sua arte nas telas e muros pelas ruas europeias além de realizar uma exposição no Museu do Louvre localizado na França. “Passei por seis Países da Europa, sendo: Espanha, Itália, Alemanha, França, República Tcheca e Holanda. Na ocasião, pintei 11 quadros em praça Pública em frente aos maiores monumentos históricos mundiais Como o Coliseu dentre outros além de realizar 17 intervenções de Graffiti nas ruas dos Países mencionados”, explica.
Paulistano nato, Mena desembarca à sua terra natal com um propósito especial. Realizará uma exposição gratuita nos dias 24 e 25 de novembro na zona norte da capital paulista, onde irá expor um acervo com diversas obras que foram pintadas em telas e impressões em vidro. “Nessa exposição aqui em São Paulo, compartilharei parte das obras que fiz durante a viagem e o restante completarei com meu acervo atual. A experiência é sentir, dessa forma, a exposição terá um caráter sensorial que irá envolver todos os sentidos, bem como, o olfato, paladar, audição e principalmente a visão”. Destaca o jovem artista que finaliza: “ Sejam muito bem-vindos a conhecer minha arte que é puro amor. Venho elevar e transformar através das cores”.
SOBRE GABRIEL MENEZES – MENA
Gabriel Menezes, mais conhecido como Mena, nasceu e mora na zona norte em São Paulo. Depois de se formar em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, montou o escritório de arquitetura “Escala 011”, onde despertou seu talento. Em 2015, ele começou a pintar e se expressar através da arte; hoje ele é artista plástico, designer e grafiteiro. “Meu objetivo é transmitir com cor e amor as mais diversas sensações do homem. Acredito que nós, habitantes da cidade, caímos na monotonia da vida cotidiana, esquecendo nossos valores e a razão de nossa existência. Através da arte, posso expressar tudo o que está dentro de mim: pensamentos, mensagens, sentimentos e, de alguma forma, transmitir isso para a sociedade.” Mena utiliza técnicas mistas, principalmente tinta acrílica e spray, e suas obras variam em tamanho, mas sempre com o uso de cores quentes e vibrantes.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO NOVA ARTE EUROPA
QUANDO? 24 e 25 de novembro Horário: 12h às 18h
QUANTO?  Gratuito
ONDE? Studio Zuhause
Endereço: Rua José de Albuquerque Medeiros, 891 – Água Fria – São Paulo/SP
Pedro Migliolli
Jornalista / MTB: 80.254 SP
Assessoria de Imprensa
arte
Foto Divulgação
arte
Foto Divulgação
arte
Foto Divulgação
arte
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo