Arte e Cultura

Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo

Encontros abordam a história da música e seus movimentos; o universo da ópera; as transformações pelas quais a música passou; o desenvolvimento do gênero; teatros de ópera pelo mundo, seus principais compositores e cantores.

Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo

A cantora e regente Dani Mattos ministra nos dias 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro o curso “ Por quê Ópera Hoje?”, uma série de seis  encontros, abertos ao público em geral.

O curso acontece no Atelier Paulista, em Pinheiros. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: atelierpaulista@gmail.com

De acordo com a regente Dani Mattos, o curso tem como proposta traçar um panorama sobre a ópera, o cenário de seu surgimento, desenvolvimento e atualidades. “Por meio de audição comentada de árias e aberturas de um conjunto de obras operísticas iremos abordar, de forma original, a singularidade atemporal deste gênero que une música, poesia e teatro”, explica.

 As aulas expositivas serão ilustradas por vídeos, música e debates.

Sobre Dani Mattos:

É regente, cantora e educadora. Coordena o grupo vocal Poucas e Boas há doze anos. Realiza projetos no campo expandido da música que são viabilizados por incentivos de políticas públicas, entre eles: sarau poético-musical “Vinícius, o poeta amador”; a oficina de musicalização “Villa-Lobos para Todos”; a roda de samba com apresentação de poemas e curiosidades sobre a cidade de São Paulo “Cronistas da Cidade”; a aula show sobre a importância das artistas de rádio para uma afirmação do feminino “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”. Também coordena um espaço cultural no qual promove apresentações e trabalhos de artistas.

Novo Espaço: Atelier Paulista

A cantora Dani Mattos está atuando em novo espaço em Pinheiros: o Atelier Paulista, reconhecido local de pesquisa em Arte. Criado em 1980 pelas artistas Branca de Oliveira e Marilu Beer como um centro independente de estudos e produção em arte, o  Atelier  promove atividades multi e interdisciplinares: experimentações artísticas, residências, oficinas, cursos, palestras e encontros entre expoentes de diversos campos culturais (audiovisual, performance, música, literatura, filosofia, etc.).

Serviço:

Curso: Por quê Ópera Hoje? – Dani Mattos

Data: 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro – Sempre as quartas-feiras – 6 encontros

Horário: 20h30 às 22h

Investimento: 2 parcelas de R$ 340 ou R$ 605 à vista

Local: Atelier Paulista  – R. Amália de Noronha, 301, Pinheiros (5 min. do metrô Sumaré), telefone 55(11) 3082-9217

Inscrições: atelierpaulista@gmail.com

Dani Mattos: Site:  http://danimattos.com.br  –  Instagram: @danimmattos

Atelier Paulista: http://www.atelierpaulista.com/

Programa:

Aula 1 –  Definição de ópera; estrutura e nomenclatura; Seu surgimento: a Camerata fiorentina (Monteverdi, Bardi); A revolução na temática e na linguagem musical, reflexo de um novo pensamento; O papel da orquestra.  Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 2, 3 e 4 – A ópera e sua evolução na Itália e na Europa; opera seria (dramma per musica) e opera buffa (commedia dell’arte); Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 5-  Missa cantada e ofertório (Bach e Haendell).

Aula 6- Teatros de ópera; Wagner e a dissolução do tonalismo; Audição de ópera selecionada e posterior análise.

Leia Mais: Sesc 24 de Maio recebe Ricardo Vignini e Zé Helder 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo