Colunistas

Energia renovável comprova a eficiência no bolso

Crescimento da energia solar no país, que entre as opções renováveis para geração de energia elétrica é a mais utilizada.

Considerando que a energia fotovoltaica é econômica e pode produzir 100% da energia da unidade consumidora.Gilberto Vieira Filho, presidente e engenheiro da Quantum Engenharia, catarinense no setor, pode falar com propriedade sobre o assunto, já que possui experiência em projetos e execução para usinas, iluminação pública, residências e estabelecimentos comerciais industriais.

Quantum Engenharia_Módulos Fotovoltaicos - Foto Thinkstock - Getty Images
Quantum Engenharia_Módulos Fotovoltaicos – Foto Thinkstock – Getty Images

A energia solar, a mais procurada no país, tem retorno de investimento de até cinco anos.

A energia solar é a preferida entre as opções renováveis para geração de energia elétrica. Um fator que muitos consumidores desconhecem é que esta modalidade é acessível e econômica. Os painéis fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida. Se o consumo da unidade for menor do que a energia gerada, pode ser entregue à companhia de luz e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta de luz. A economia pode ser de até 95% nas faturas.

O payback – tempo necessário para pagar o investimento com a economia de energia, é de até cinco anos. Ou seja, o valor da fatura de luz diminui e o valor economizado volta para o bolso do consumidor em pequenas parcelas. A energia fotovoltaica possui manutenção mínima, o que reduz os custos para manter o equipamento. Os painéis não exigem redes de distribuição e podem ser instalados em qualquer lugar, desde que não esteja em um local em que ocorra excessivo sombreamento.

Energia Solar - Foto: Divulgação
Energia Solar – Foto: Divulgação

Além de não emitir poluentes para o meio ambiente e contribuir com o crescimento de cidades mais sustentáveis, as energias renováveis estão ganhando espaço nas residências e comércios, trazendo uma realidade de energia limpa e econômica aos consumidores. Em projeto executado pela Quantum Engenharia, o ganho ambiental e de sustentabilidade da Di Colore, de Brusque, por exemplo, foi equivalente a 607 unidades de árvores plantadas no período de 22 meses.

“São muitas as vantagens financeiras e ambientais ao se optar pela geração de energia solar. Vivemos em um país com abundância de recursos naturais e que necessitam ser mais bem aproveitados”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia, empresa especialista em instalações fotovoltaicas.

A energia solar colabora com o ecossistema e o financeiro do consumidor, incentivando a escolha certa. O objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil. A previsão é de que, em 2024, mais 1,2 milhão de usuários tenham adaptado sua produção e consumo de energia.

+LEIA MAIS: Crescimento da energia solar no Estado e os benefícios aos consumidores

Energia renovável comprova a eficiência no bolso

Foto da Capa: Quantum Engenharia_Módulos Fotovoltaicos – Foto Thinkstock – Getty Images

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o Editor: https://twitter.com/rodolfobracali

Siga o Editor: https://www.instagram.com/rodolfo.bracali/

Veja todos os meus posts: https://egonoticias.com/autor/rodolfo-bracali/

 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo