Saúde e Bem-Estar

Envelhecer bem fazer mais hoje pelo seu corpo de amanhã

O Brasil está envelhecendo e apresenta uma crescente expectativa de vida

O livro “Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI”, lançado em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, até 2050, a população idosa vai triplicar no país. Ela passará dos 19,6 milhões (10% da população brasileira), registrados em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). Estima-se, ainda, que em 2030 haja uma inversão no cenário demográfico e que o número absoluto e o porcentual de brasileiros com mais de 60 anos ultrapasse o de crianças de 0 a 14 anos, chegando a 41,5 milhões (18% da população) versus 39,2 milhões (17,6%), segundo estimativas do IBGE.

O Brasil está envelhecendo e apresenta uma crescente expectativa de vida. E, para ajudar os idosos a se cuidarem melhor nesta fase da vida, apresento um pouco do que aprendi durante os 20 anos de convivência que tive com a minha grande Mestra e amiga Romana Kryzanowska, que tinha uma paixão singular pelo Autêntico Método Pilates, um carinho e respeito supremo pelos idosos e pelo nosso grande Mestre Joseph Pilates, criador da Contrologia (Pilates).

Durante as nossas agradáveis conversas sobre bem-estar, saúde e o Método Pilates, Romana sempre fez questão de enfatizar o quanto o Sr. Pilates se preocupava em preparar as pessoas desde cedo para chegarem a esta fase da vida com uma saúde completa física, mental e emocional, assim como devolver aos que já se encontram nela a autonomia e a funcionalidade para fazer as atividades simples do dia a dia.

Joseph Pilates defendia que para termos uma longevidade física e mental é preciso nos atentar desde cedo a alguns aspectos importantes, como: conquistar e manter um bom condicionamento físico e mental por meio da Contrologia e de atividades físicas ao ar livre, tomar sol pela manhã, cuidar da alimentação, estimular a mente, organizar melhor a agenda para ter tempo para o lazer e a sociabilização, respirar melhor, ter um bom sono e desenvolver a espiritualidade.

Os exercícios físicos praticados de uma maneira sistemática estimulam os idosos nos aspectos físico, psicológico e social, já que essas atividades são consideradas como um possível agente antidepressivo. E, obviamente, também ajudam a estimular o relacionamento entre eles e seus familiares, amigos e sociedade em geral, melhorando a autoestima, a capacidade de aprendizagem e de treinamento da funcionalidade para que se sintam mais motivados e capacitados a fazer as simples atividades do cotidiano.

A realização de atividades físicas tem diversos objetivos para os idosos. Entre eles, destaco: melhorar as condições musculares e articulares, a flexibilidade, força, postura, coordenação motora e equilíbrio, desenvolvendo a autoimagem e a autoestima, que são importantes para preservar e promover a independência e autonomia das atividades da vida diária; beneficiar o sistema cardiorrespiratório, como a circulação periférica; auxiliar na prevenção da obesidade e da descalcificação óssea, evitando ou retardando o aparecimento da osteoporose; beneficiar os atos de caminhar, sentar, levantar, subir e descer escadas, aumentando o controle do corpo, do movimento e gesto motor; e fazer com que eles consigam se higienizar de uma maneira mais natural e prazerosa.

O Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental (ou Contrologia) foi criado por Joseph Pilates há mais de 100 anos para mudar o corpo e a vida dos praticantes por meio de um sistema complexo de movimentos seguros e eficazes que ajuda as pessoas a cuidar do próprio corpo e conquistar uma vida saudável e feliz em todas as idades. Por meio da prática que trabalha de forma global e integrada o corpo físico, mental e emocional, alunos a partir dos 10 anos conseguem melhorar postura, concentração, capacidade vascular e cardiorrespiratória, força, flexibilidade, resistência e controle motor, reduzir tensão muscular, estresse, fadiga e dores crônicas, eliminar as consequências do sedentarismo, reabilitar lesões e desacelerar processos degenerativos e de envelhecimento.

E no que o Pilates pode beneficiar especificamente seus praticantes da terceira idade? O envelhecimento leva as pessoas, com o passar dos anos, a terem uma perda acentuada da corporalidade saudável e o Método criado por Joseph Pilates retarda todo esse processo. Ele melhora os aspectos físico, psicológico e social e estimula a inteligência e a memória, deixando o envelhecimento mais lento, com pensamentos positivos, alegria e esperança.

Inelia Garcia, Diretora Técnica da rede The Pilates Studio Brasil Divulgação
Inelia Garcia, Diretora Técnica da rede The Pilates Studio Brasil
Divulgação

Nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates por Romana Kryzanowska em 2003, Inelia Garcia é graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e Diretora Técnica da rede The Pilates Studio® Brasil (www.pilates.com.br)

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo