Turismo

Exposição apresenta a Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin

Mostra busca  narrar a fascinante história da porcelana europeia em uma seleção de quase quarenta peças de diversos países

Exposição apresenta a Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin

A Casa-Museu Ema Klabin promove até o dia  16 de dezembro a Exposição “Porcelana europeia da Coleção Ema Klabin”.

Com curadoria do arquiteto Paulo Costa, a mostra apresenta  39 peças raras.

Entre elas  manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, e também  Coalport.

Como tantos colecionadores, Ema Klabin deixou-se seduzir pelo fascínio da porcelana, presente na decoração de todos os ambientes.

Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin - Foto Isabella Matheus
Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin – Foto Isabella Matheus

Desse conjunto, a porcelana chinesa de exportação possui o maior destaque, já que muitas peças pertenceram aos serviços trazidos por D. João VI em sua chegada ao Brasil em 1808.

Paralelamente, porém, Ema também reuniu uma representativa coleção de porcelana europeia, que abrange desde itens de colecionador, e também peças de caráter sentimental – compradas em sua juventude¬ ou herdadas de sua mãe – além dos serviços de uso efetivo nas festas e no dia-a-dia da casa.

As peças de maior valor eram originalmente expostas no fundo da sala de jantar, cobertas por painéis de Mestre Valentim.

Enquanto as demais eram guardadas em um grande guarda-louças na passagem para a cozinha.

De acordo com o curador da mostra e também da Casa-Museu Ema Klabin, Paulo Costa,  “esta exposição pretende inverter essa ordem ao ocupar os ambientes sociais da casa com uma seleção de 39 peças das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras, buscando narrar a fascinante história da porcelana europeia que, além dos aspectos estéticos e funcionais, muito pode nos revelar sobre o espírito de uma época, seus hábitos e costumes.

Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin - Foto Isabella Matheus
Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin – Foto Isabella Matheus

Origens da porcelana:

Acredita-se que a primeira peça de porcelana a chegar a Europa tenha sido um pequeno vaso branco trazido por Marco Polo em 1295, junto com sua carga de sedas, perfumes e especiarias. A ele também se atribui a denominação “porcelana”, derivada do nome de um tipo de concha marinha – porcella -, que possui a mesma brancura, translucidez e brilho das peças que tanto o encantaram em sua viagem à Ásia.

Apesar de algumas peças de porcelana terem chegado à Europa pelos tortuosos caminhos da rota das sedas, o comércio em grande escala para o mercado europeu só teve início em 1557, durante a dinastia Ming (1368-1644), quando os portugueses conseguiram permissão para se estabelecer em Macau, de onde começaram a trazer peças de porcelana azul-e-branca, que passariam a ser conhecidas pelo nome desse porto de exportação.

A leveza do material e a qualidade de sua decoração logo despertaram grande interesse, gerando intenso comércio de porcelana com a Ásia, impulsionado, no início do século XVII, pela criação das Companhias das Índias Orientais.

A aristocracia europeia logo foi tomada pela “doença da porcelana”.

Só pelos portos dos Países Baixos, foram importadas três milhões de peças entre 1604 e 1654.

Serviço:

Exposição – Porcelana europeia da Coleção Ema Klabin

Curadoria: Paulo de Freitas Costa

Período: Até  16 de dezembro

Entrada: Grátis aos finais de semana e feriados.  De quarta a sexta  o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Horário: Das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento.

Fundação Ema Klabin: 

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 55 11 3897-3232

Site: www.emaklabin.org.br

Mídias Sociais:  www.facebook.com/fundacaoemaklabin

                             www.instagram.com/emaklabin

                             twitter.com/emaklabin

                             www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Leia Mais: Banda  “Tempo Rei” homenageia Gilberto Gil no Rio

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo