Arte e CulturaCelebridades

Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades

Editor e roteirista da Marvel, Stan Lee faleceu e teve a morte confirmada nessa segunda-feira (12) após passar mal em casa e ser levado ao hospital.

Início de carreira

Sua história é um exemplo de superação, pois desde a adolescência já sonhava em escrever um romance. Sem desistir do seu sonho, percorreu caminhos curiosos profissionalmente: escreveu obituários em jornais; foi entregador de sanduíches para escritórios no Rockefeller Center; foi office boy para um fábrica manufatureira e “lanterninha” do Teatro Rivoli na Broadway.

Seu verdadeiro nome é Stanley Martin Lieber, Satan Lee foi o pseudônimo usado a partir de 1939, quando começou a trabalhar com quadrinhos. Foi contratado por John Goodman, fundador da Timely Publications e primo de sua mulher, Joan. Joan inclusive foi a inspiração para a personagem Mary Jane, musa do homem-aranha.

Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel.
Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel – Foto: divulgação

Exército e escrita

Entrou para o Exército em 1942, serviu durante a Segunda Guerra Mundial como parte do Signal Corps. Entre suas tarefas estavam escrever manuais, roteiros de filmes de treinamento e slogans para os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, graças à esse tipo de trabalho, conheceu e trabalhou ao lado de outros grandes nomes da literatura como Charles Addams (criador da Família Addams), William Saroyan (ganhador do Prêmio Pulitzer com a obra O Tempo De Sua Vida), e Theodor Geisel, mais conhecido pelo seu pseudônimo Dr. Seuss.

A grande virada na carreira de Stan Lee foi no fim da década de 50 com o sucesso da concorrente, a DC Comics, após lançar a Liga da Justiça. O chefe editorial da Marvel pediu a Lee para criar um novo time de super heróis. Saturado de super-heróis estereotipados, Lee ouviu sua esposa e criou personagens a seu modo.

Nova abordagem

Enfim, junto à Jack Kirby, criou super-heróis mais “humanizados”, com temperamentos distintos, sinais de melancolia e erros típicos de seres humanos. Saiu do lugar comum de personagens que antes eram menos profundos e voltados apenas para um público pré-adolescente. Com essa nova abordagem, os adolescentes e jovens adultos foram conquistados e as vendas aumentaram significativamente para a Marvel.

Pois o primeiro lançamento da dupla Kirby e Lee foi o grupo Quarteto Fantástico. Após várias tiragens vieram sucessos estrondosos na carreira de Lee como  o Incrível Hulk, o Homem de Ferro, Thor e os X-Men com Kirby; Demolidor (Daredevil) com Bill Everett; Doutor Estranho e o famoso: o Homem-Aranha, criado com Steve Ditko. O Capitão Marvel também é criação de Stan Lee.

Vale a menção

Veterano dos quadrinhos, batizava seus personagens com nome e sobrenome iniciados pela mesma letra para ajudar na memorização. Além disso, foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics. Aliás, posteriormente se tornou presidente emérito da editora e membro do conselho editorial.

Vale mencionar que Stan Lee é um nome tão forte que foi convidado pela DC Comics, concorrente da Marvel, para reimaginar os super-heóris da própria DC! Foi uma mini série em 13 edições em que ele re-imaginou o Batman, Superman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Robin, Shazam, Aquaman, Mulher Gato, o Sandman (original e não o do Neil Gaiman) a Liga da Justiça e uma versão dele de uma das crises da DC
Aliás, na versão da lenda da Marvel, os nomes das identidades secretas era mudado para ter a aliteração que ele usava na Marvel (com as letras do nome e sobrenome repetidas): Batman vira Wayne Williams e a Mulher maravilha vira Maria Mendoza, por exemplo.

Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel.
Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel – Foto: Divulgação

Então foram 52 anos de carreira, 62 filmes, 31 séries e inúmeras aparições em filmes, seriados, especiais e derivados da Universo Marvel. Aliás, sem contar os óculos escuros, marca registrada do figurão da Marvel.

Enfim, que descanse em paz e que seja para sempre lembrado!

FotosDivulgação

Fonte: Juliana Umbelino
Conecta Pa’lante

Gosta de rock’n’roll?  Greta Van Fleet: para os amantes do rock’n’roll

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo