Infantil

Turma do Folclore essa turma vai animar a sua casa!

O universo infantil é imenso e diversos personagens tomam conta do imaginário das crianças

Se você tem criança pequena em casa, sabe muito bem que o universo infantil é imenso e diversos personagens tomam conta do imaginário das crianças. Alguns desses personagens como a Turma do Folclore que fazem parte do nosso riquíssimo folclore e estão inseridos na cultura e tradições brasileiras, além de estarem conectados com o meio-ambiente.

Foi nesse contexto que a Turma do Folclore foi criada em agosto do ano passado, justamente no mês em que se comemora o Dia do Folclore, pelo publicitário Rafael Beber e o administrador Guilherme Lage. A ideia surgiu pela percepção da falta de conteúdo de qualidade, tanto de imagem e som quanto de adaptação das histórias e cantigas para o público infantil, e para desmistificar aquela imagem de que os personagens das lendas folclóricas fossem figuras más e assustadoras.

Saci - Turma do Folclore
Saci – Turma do Folclore
Lara - Turma do Floclore
Lara – Turma do Folclore

No ambiente escolar o folclore brasileiro, que é um conteúdo praticamente “obrigatório” todos os anos, oferece inúmeros elementos que são apresentados e desenvolvidos com as crianças. No intuito de contribuir com os professores e educadores, pois o conteúdo disponibilizado para pesquisa e base de ensinamento é muito carente, os sócios esperam enriquecer a didática nas escolas com o produto que oferecem, propiciando uma vivência rica e proveitosa com os alunos.

Musica Boitatá - Turma do Folclore
Musica Boitatá – Turma do Folclore
Capurina - Turma do Folclore
Capurina – Turma do Folclore

 “Apesar de o tema ter uma sazonalidade forte em agosto, onde as buscas por este conteúdo na Internet têm um pico muito alto, ele também é abordado durante o ano todo nas escolas, em forma de trabalhos curriculares e apresentações teatrais”, diz Guilherme Lage.

Lenda Mula - Turma do Folclore
Lenda Mula – Turma do Folclore
Cena lenda Boto - Turma do Folclore
Cena lenda Boto – Turma do Folclore

Com essa turminha as crianças podem soltar a imaginação e aprender sobre o folclore e a história do Brasil de uma forma lúdica, atrativa e adaptada a linguagem delas. “Queríamos recontar as histórias do folclore do nosso jeito e de uma forma mais leve e descontraída, para cativar e aproximar o público infantil da nossa cultura, e para trazer um conteúdo mais rico para as escolas que todos os anos abordam este tema em sala de aula”, conta Rafael Beber.

Caipora - Turma do Folclore
Caipora – Turma do Folclore

A Turma do Folclore é formada por uma galerinha que adora brincar pela floresta e proteger a natureza. Em sua primeira temporada os personagens escolhidos foram o Saci Pererê, Iara, Caipora e Curupira. Foram lançados oito desenhos animados em vídeos interativos com músicas autorais e inéditas, e quatro historinhas educativas e criativas, que estão disponíveis em um canal infantil do Youtube e também em um dos vagões do Playkids.

Lenda Lobisomem - Turma do Folclore
Lenda Lobisomem – Turma do Folclore

Aliás, logo em sua estreia em agosto do ano passado essa turminha alcançou o Top 3 dos desenhos mais vistos no Playkids, e mesmo com as lendas do folclore um tanto adormecidas e perdidas, estão como Top 3 do Trend Topics do Google nesse assunto.

Nesse mês foi lançada a segunda temporada, que conta com os personagens Boitatá, Boto Cor de Rosa, Lobisomem e Mula sem Cabeça, em oito vídeos inéditos. Além disso, o DVD da Turma do Folclore também foi lançado este mês com todo o conteúdo das duas temporadas e está disponível na loja virtual do site – http://turmadofolclore.com.br/dvd/.

Os dois sócios assinam todo o conteúdo, da composição das músicas e trilhas sonoras até o roteiro das histórias e direção de arte.

Assista o Vídeo da Animação: 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo