ComportamentoEstilo de vidaSaúde e Bem-EstarVariedades

10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular

75% dos problemas podem ser prevenidos ou tratados

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam milhões de pessoas com problemas graves na visão. Na tentativa de levar informação sobre prevenção, tratamento e cuidados, anualmente, acontece a cada dia 10 de julho o Dia Mundial da Saúde Ocular. Estatística da OMS traz que, aproximadamente, 285 milhões de pessoas no mundo vivem com baixa visão ou cegueira. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia diz que no país há cerca de 1,2 milhão de cegos.

Para a OMS, 75% do número de cegos poderia ter sido evitado ou tratado se tivessem recebido diagnóstico e tratamento apropriado a tempo. A oftalmologista Pollyanna Landim esclarece que, atualmente, as principais causas para a cegueira são catarata e glaucoma. De acordo com a especialista, as consultas regulares vão além de verificar se há dificuldade na visão.

LEIA TAMBÉM: Julho e férias escolares: cuidados extras no período para evitar acidentes domésticos

“Os encontros periódicos são extremamente importantes para descobrir outras doenças mais sérias, que nem sempre são percebidas pelos pacientes. O cuidado precisa começar cedo, ainda na maternidade com o famoso teste do olhinho, capaz de verificar se há alguma alteração no olho devido a catarata congênita, alterações nas córneas ou retina”, destacou Pollyanna Landim.

CONFIRA: Inverno exige cuidados extras com a barba

Além das consultas periódicas, há uma série de cuidados com a visão elencados pela médica, dentre eles: evitar coçar a região dos olhos,
evitar o uso excessivo de colírios e não utilizar medicamento por conta própria, sempre limpar a região dos olhos, usar protetor ocular em situações de risco, não utilizar óculos de grau que fujam à indicação e não dormir com maquiagem.

Samuel Aguiar

Nascido em Belo Horizonte - MG. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e dedicado ao Jornalismo Digital. Programador do Portal Ego Notícias. Entre em contato comigo via e-mail: samuelaguiar12@hotmail.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar