Economia e NegóciosFeiras e EventosTurismo

25ª BNT Mercosul Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

A Bolsa de Negócios Turísticos já está em sua 25ª edição e que reúne profissionais de turismo, como operadores, agentes de viagem e jornalistas especializados, do |Brasil e exterior, é a capital nacional do turismo até o próximo domingo

25ª BNT Mercosul – Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional.

A Bolsa de Negócios Turísticos já está em sua 25ª edição e que reúne profissionais de turismo, como operadores, agentes de viagem e jornalistas especializados, do |Brasil e exterior, é a capital nacional do turismo até o próximo domingo.

O objetivo é promover destinos e comercializar serviços turísticos a profissionais do setor no Mercosul. A feira conta com mais de 350 marcas expositoras em 93 estandes. Entre os participantes há representantes de 355 cidades de 21 estados, além da presença de seis países. O evento acontece até às 19 h deste sábado, dia 25, no Centreventos Itajaí.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

A expectativa do evento é receber mais de 5 mil visitantes entre expositores, agentes, operadores, trade e mídia especializada. De acordo com a organização, as operadoras presentes são responsáveis por 80% do fluxo de viagens comercializadas no Brasil. Na cerimônia de abertura, o tom dos discursos foi de agradecimento e celebração pela longevidade do evento.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Sentimento

“O sentimento é de gratidão pura. Comecei a BNT sem nenhum tostão no bolso em uma época que não havia redes sociais. Saia com apenas três folhinhas apresentando a feira. Vendíamos estandes por fax e para isso contamos com o apoio de muita gente. Diziam que eu era louco, mas eu não sou louco, mas sim um apaixonado pelo que faço.

Estou feliz e realizado em mostrar que é possível fazer um trabalho que dura tanto tempo ”, destacou Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul. O diretor também destacou a presença dos destinos no evento. “São mais de 80 secretarias estaduais e municipais participando. A BNT é para promover destinos e por isso que agradecer a todos estes representantes do poder público que acreditam no Brasil como destino”, ressaltou Goes.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Balneário Camboriu

Além de Geninho, a abertura também contou com discursos dos secretários de Turismo de Itajaí (SC), Evandro Neiva, e Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, da presidente da Santur, Flavia de Didomenico, e do presidente do Beto Carrero, Rogério Siqueira, grande apoiadores do evento. O secretário de relações interinstitucionais do Ministério do Turismo, Bob Santos, foi outro a discursar e aproveitou a oportunidade para reforçar a credibilidade do evento dentro da pasta.

“O Geninho é considerado um case de sucesso na realização de ventos. Quando chega alguma solicitação da BNT, nós aprovamos com segurança, pois há credibilidade dele junto ao Ministério do Turismo”, afirmou. Um dos destaques desta edição são as nove salas de capacitação que devem capacitar mais de 2 mil agentes de viagens durante os dois dia de feira. Outro espaço é o business center, no qual devem ser realizadas cerca de 1,4 mil reuniões até este sábado (25), das 14h às 20h.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

A presidente da Santur

Flavia Didomenico participou da cerimônia de abertura da feira e reforçou a importância da promoção do turismo: “SC é um estado maravilhoso e diverso e essa diversidade está em destaque na feira. No Governo vamos trabalhar de forma assertiva e promover todos os segmentos do turismo catarinense”.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Integram o espaço de Santa Catarina na feira 90 representantes de secretarias de turismo e parceiros do trade das regiões da Grande Florianópolis, Costa Verde & Mar, Vale Europeu, Serra Catarinense, Caminho dos Príncipes, Caminhos do Alto Vale, Vale do Contestado, Vale das Águas, Encantos do Sul. As realezas da Festa do Pinhão (Lages), Festa das Flores (Joinville), Festa do Colono (Garuva), Festa da Integração (Guabiruba), Fenarreco (Brusque) e Tirolefest (Treze Tílias) também marcaram presença no espaço.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Além de disponibilizar um estande de 96 m² para as regiões turísticas do estado divulgarem seus atrativos, a Santur promove, durante a 25ª BNT Mercosul, uma experiência gastronômica da Serra Catarinense. A ação especial foi realizada na sexta-feira, 24, e ofereceu ao público da feira uma mostra de itens da rica culinária serrana, como paçoca de pinhão, truta, queijo, geleia e vinhos de altitude.

A animação do público ficou por conta de músicos tradicionalistas. Uma novidade no estande de SC deste ano foi a pesquisa de perfil para agentes de viagem. Por meio de dois totens, os profissionais respondem voluntariamente, em cerca de 3 minutos, perguntas sobre segmentos e produtos de interesse em SC. O levantamento de dados vai subsidiar futuras ações para os profissionais.

Serra Catarinense com a sua gastronomia campeira, hotelaria e cultura, se fortalece como produto turístico
25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional
Wilson Macedo e Ana Vieira

Um grande oferta de turismo gastronômico e cultural, com diversas atrações e uma festa típica. Soma-se isso ao charme do frio na serra e a certeza de neve todos os anos. Estes são os atrativos que fizeram 18 municípios de Santa Catarina se unirem para divulgar a Serra Catarinense como produto turístico. “A Serra Catarinense e nova como produto turístico no mercado.

Estamos nos desenvolvendo-me apresentando novos produtos. Desde 2016 quando a estância se instalou e começamos a fazer um trabalho que se fortaleceu no último ano”, explica Ana Vieira, assessora da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures).

Oferta Hoteleira

Com uma oferta hoteleira de mais de 8 mil leitos, a região apresenta resorts com uma proposta ecológica, a exemplo do Hotel Fazenda Boqueirão Resort de Campo e o Rio do Rastro Eco Resort, pousadas e hotéis fazenda. Grande parte se concentra no município de Lages, considerado o principal da região turística.

A região participa da 25ª BNT Mercosul apostando justamente nos seus atrativos, como a cultura, a gastronomia e o enoturismo. “Estamos apresentando elementos de destaque da região, como a produção de vinhos. Também estamos trazendo a festa do Pinhão, a principal da região, além de apresentar a nossa gastronomia”, explica Luiz Carlos Pinheiro, executivo de Turismo de Lages. A cidade fica a 230 km de Florianópolis e conta com aeroporto que fornece um voo direto para Curitiba, com a Azul.

PRATAS THERMAS RESORT NA BNT MERCOSUL

O melhor resort do águas termais do Oeste catarinense esteve presente na 25ª edição da BNT Mercosul, uma feira que reuniu profiss onais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais.

O Pratas Thermas

Por exemplo, sua equipe mostraram suas potencialidades que é abastecida com água mineral vindo direto da fonte, classificada como Alcalina Bicarbonatada-Sulfatada e Sulfurosa, composta por minerais indicados no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e moléstias de pele, por serem bastante alcalinas. A temperatura é de 36º a 38º. Segundo o CEO do hotel, Fabio Souza: “O uso de águas termais para curar os males do corpo faz parte dos registros da história do homem e, já era hábito na vida dos gregos e dos romanos, antes mesmo do nascimento de Cristo. Banhos de imersão, banhos localizados, jatos de duchas direcionados, vaporização, imersão em piscinas são algumas das modalidades do termalismo e do nosso empreendimento”.

Já de acordo com a Gerente Geral, Rosi Tavares: “De modo geral as águas termais atuam na diminuição de dores e tensões musculares, normatização da pressão arterial, melhoria do sono, redução do nível de estresse e ansiedade.

Além disso, as águas do resort deixam a pele mais bela, aumentam o vigor físico e auxiliam na perda de peso. Durante toda estadia as águas estarão presentes em grande parte do seu dia a dia dos nossos hóspedes, por isso é importante mostrar aos agentes de viagem e ao trade de turismo que nossas águas foram estudadas por professores da Universidade Federal de Santa Catarina, e que desta forma estamos garantindo qualidade e bem-estar aos nossos clientes, e a BNT Mercosul é o lugar perfeito para isso”, conclui.

ESCOLA DE GASTRONOMIA VAI IMPULSIONAR TURISMO NO OESTE

Em outras palavras, Fabio Souza também adiantou que, buscando tornar-se referência no turismo de lazer, a região Oeste por meio da Região Vale das Águas tem buscado promover ações que fomentem o setor, uma delas é a capacitação daqueles que estão na linha de frente do atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros. Para isso, inicia na próxima segunda-feira (27), a primeira Escola de Gastronomia do Oeste, ministrada pelo chef internacional Sérgio Miranda, que funcionará no Pratas Thermas Resort, em São Carlos.

Oferecer capacitação e formação em gastronomia, gerando empregos e qualificando ainda mais a rica culinária da região, esse é um dos objetivos da escola que formará profissionais para atuarem no setor da alta gastronomia. O curso é aberto ao público e será divido em módulos de acordo com a necessidade de cada inscrito, formando desde de cozinheiros amadores, aquelas pessoas que querem melhorar o modo de cozinhar em casa, a renomados chefs de cozinha. “Um arroz com ovo pode se tornar um prato gourmet, dependo da apresentação que se faça, do modo de preparo e dos temperos que você utiliza”, diz Miranda.

Miranda

Enquanto isso, Miranda destaca ainda que a matéria-prima local será muito aproveitada no curso. Portanto, com forte influência da gastronomia alemã, a região possui alimentos e temperos típicos que serão utilizados na elaboração dos pratos. “Aprender as técnicas de como e quando utilizar um tempero, diz muito no resultado final de um prato. É isso que queremos ensinar”, explica.

Entre os módulos, haverá ainda uma aula prática de visita a um mercado. Logo, onde os participantes irão efetuar compras escolhendo os melhores cortes de carnes, identificando a qualidade dos alimentos. Além disso, boas práticas na cozinha para estar a contaminação de alimentos, trabalho em equipe e como organizar o tempo na cozinha, também serão atividades trabalhadas no curso.

Rio Grande do Norte marca presença na BNT Mercosul

Os interessados devem procurar a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). Bolsas de estudos também estão sendo ofertadas.
O RN participa do evento com estande próprio e recursos viabilizados pelo projeto Governo Cidadão, através do empréstimo do Banco Mundial.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Bem como. “A BNT Mercosul alcança mercados cruciais para a promoção turística do Rio Grande do Norte, promovendo oportunidades de negócios com a região Sul do país. Assim como também, os mercados da Argentina, Paraguai e Uruguai”, enfatiza Ana Maria da Costa, Secretária de Turismo do Estado. 

Articulação

Em primeiro lugar, o Rio Grande do Norte será representado pelo Diretor Vice-presidente da Setur (Secretaria de Turismo), Rafael Varella, e pelo subgerente de Articulação Nacional da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), Kayo Feitosa.

“A capacitação para agentes de viagens em eventos dessa magnitude é uma importante ferramenta para apresentar o Rio Grande do Norte como destino turístico, fomentando assim a economia do Estado”, afirma Rafael. O RN participa do evento com estande próprio e recursos viabilizados pelo projeto Governo Cidadão, através do empréstimo do Banco Mundial.

BWT participa da BNT Mercosul

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Especializada em roteiros nacionais e internacionais, está presente nos principais polos do setor. Entre seus principais produtos, a BWT Operadora oferece viagens focadas na experiência do turista, montadas de acordo com as expectativas e perfil do viajante. A BWT Operadora participa dos maiores eventos turísticos do mundo em busca das principais novidades do segmento. Da mesma forma, mantendo, assim, a qualidade e a variedade do seu amplo portfólio. Com base no conceito #ABWTtem, oferece as melhores opções de negócios para as agências de turismo do País.

Turismo de Pernambuco participa pela primeira vez da BNT Mercosul

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

Antes de mais nada, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, participa pela primeira vez do congresso Bolsa de Negócios Turísticos (BNT) Mercosul. Montado em um espaço de 52 m², o stand auditório contará com capacitações durante o evento e pretende atender 500 agentes de viagem. Serão cinco turmas por dia, formadas por 50 integrantes cada. Na ocasião estão sendo apresentados os aspectos culturais, gastronômicos e demais potencialidades turísticas do Estado.

Será mais uma oportunidade para capacitarmos o trade sobre os roteiros pernambucanos. O que é essencial para que eles coloquem os nossos destinos na prateleira de venda das agências”. Destacou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e presidente da Empetur, Rodrigo Novaes.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional

JPA TRAVEL MARKET

Em primeiro lugar, o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, também está presente em mais edição da BNT. De fato, Claudio Jr que tem viajado o Brasil e o Mundo. Vindo diretamente de Salvador na Bahia, onde o JPA encerrou mais um Roadshow que começou em Orlando nos EUA. Segundo o diretor do JPA, “A BNT é um encontro muito importante para o trade de turismo como para nós. De fato, recebemos toda a região do sul do Brasil que ver o nosso sempre verão e mostramos ao trade da nossa região. Bem como,  as potencialidades deste realmente SUL MARAVILHA. Um grande evento com a maestria do Geninho Goes”.

25ª BNT Mercosul - Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional.
Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Hashtag: #JeffersonSeverino #RodolfoBracali

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa

Apresentadora da Rede Família. Orienta sobre alimentação saudável

Rodolfo Bracali no ko-fi

Etiquetas

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar