Arte e Cultura

Montevidéu recebe exposição de múmias

Exposição Body Worlds Vital

Montevidéu recebe exposição de múmias

Exposição de múmias, censurada na Venezuela e Paris, chega a capital uruguaia e reforça respeito do país a expressão apresentada no universo da arte

Porquanto, para quem estiver em Montevidéu no fim desse mês, a exposição de múmias, que estreará em 27 de outubro, é uma excelente pedida de passeio cultural.

Assim, a polêmica mostra passou por 115 cidades do mundo. E que, dessa forma, já foi visitada por aproximadamente 45 milhões de pessoas, que se dividiram entre a admiração e o repudio às obras.

Então, são 150 plastinações originais – procedimento de preservação da matéria biológica, exibidas no antigo clube do Banco Comercial.

Além de corpos humanos inteiros, preservados sob a técnica de substituição do líquido natural e lipídios por resinas e materiais rígidos, um fêmur humano cortado longitudinalmente, um coração, rins, pulmões pretos de tabaco e um cérebro ligado a medula espinhal, são um dos exemplares expostos aos curiosos de plantão.

Montevidéu recebe exposição de múmias

Leia Mais: Compras de final de ano no THE COLONNADE OUTLETS

Gunther Von Hagens

A técnica desenvolvida pelo alemão Gunther Von Hagens, levanta muita polêmica. Alguns dizem que o trabalho de modelagem com base em cadáveres é uma verdadeira contribuição para a arte e a ciência.

Enquanto outros condenam a nova técnica de mumificação, colocando em debate a ética, estética e o comercial. Na Venezuela, em 2009, o presidente Hugo Chávez censurou e proibiu a exibição da mostra.

Na mesma época, um tribunal de Paris vetou a exposição sob o argumento de inaceitável. A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância em debater esse tema,.

A discussão, ainda que polêmica, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte.A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e ciência. Assunto mais que interessante para quem estiver por lá.

Serviço

Dias: de 27 de outubro até 27 de dezembro
Endereço: Centro de Exposiciones Patio Rambla ou ex-clube del Banco Comercial, Rambla República del Perú e Luis Alberto de Herrera.
Horários: de domingo a domingo – das 10h às 18h

 

Montevidéu recebe exposição de múmias
Na Midia

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Leia também: Plaza Athénée é o hotel da Alta Costura em Paris 

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo