Arte e CulturaEntretenimentoTeatro

A Mulher Arrastada e Roda de Conversas em Blumenau

Palco Giratório traz a Blumenau o espetáculo A Mulher Arrastada (RS), no dia 30 de abril, e roda de conversa com Diones Camargo (RS), no dia 2 de maio.

Palco Giratório traz a Blumenau o espetáculo A Mulher Arrastada (RS), no dia 30 de abril, e roda de conversa com Diones Camargo (RS), no dia 2 de maio. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade, e os ingressos devem ser retirados no local uma hora antes.

A Mulher Arrastada  e Roda de Conversas em Blumenau

Teatro, manifesto, roda de conversa, exclusão e violência contra a mulher. Com esse enredo, o Palco Giratório 2019 traz a Blumenau o espetáculo A Mulher Arrastada, de dramaturgia de Diones Camargo(RS), no dia 30 de abril, às 20h30, no Galpão de Arquitetura da FURB; e roda de conversa, no Pensamento Giratório, com o dramaturgo com o tema Vozes silenciadas ou que silenciam, no dia 2 de maio,às 9h, no Auditório do Bloco T, no Campus 1, na FURB. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade, e os ingressos devem ser retirados no local 1 hora antes de cada apresentação.

Inspirada no caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 2014, a peça narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos –, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa para comprar pão para sua família. Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Entrelaçando fato verídico e narrativa ficcional, esta peça-manifesto mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que havia sido apagado durante a cobertura jornalística do caso: o seu próprio nome, substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de: Mulher Arrastada.

A montagem mostra duas situações paralelas. Uma delas, interpretada pela atriz Celina Alcântara, alude ao assassinato de Cacau, como Cláudia era conhecida. A outra mostra um policial, vivido por Pedro Nambuco, tentando se livrar da acusação de um crime. A peça estreou no ano passado e já conquistou importantes prêmios: Foi vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2019 (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Celina Alcântara, e Melhor Iluminação para Ricardo Vivian) e do Prêmio Braskem Em Cena 2018 (Melhor Espetáculo e Melhor Atriz).

Foto: Divulgação

A roda de conversa Vozes silenciadas ou que silenciam, com Diones Camargo, no dia 2 de maio, tratará sobre Teatro, Negritude e Violência contra mulher conforme a sinopse: “Vozes inaudíveis; vozes que são silenciadas ou que silenciam. Pessoas em situações sociais opostas, mas que se encontram igualmente à margem; cidadãos excluídos pela sociedade ou afastados dela na tentativa de se proteger. Peões periféricos separados por um muro simbólico erguido entre dois extremos e cuja única intenção é impedir que estes opostos se reconheçam, ou tomem consciência um do outro. Ambos ligados à ordem construída para anestesiar as potências de revolta que enunciam um sistema excludente e desigual”.

É o maior projeto de artes cênicas da América Latina, que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público, de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019, Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório – no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos.

Leia ainda: Stratolaunch, maior avião do mundo faz testes no deserto de Mojave

turismoonline.net.br – O portal do turismo

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Você é a notícia, nós publicamos!
Envie-nos uma proposta comercial.
Powered by
Fechar
Fechar