Teatro

Ana Kutner apresenta novo formato de Passarinho na Escrevedeira

Com direção de Clara Kutner, a peça vem agora em um novo formato

Atriz e dramaturga testa novo formato para o seu solo, aproximando a montagem de uma linguagem mais performativa
Ana Kutner – Foto Felipe Lima
Primeiro trabalho como dramaturga da atriz Ana Kutner, Passarinho retorna para duas apresentações na  Escrevedeira nos próximos dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, às 20h30. Com direção de Clara Kutner, a peça vem agora em um novo formato, com Ana propondo um diálogo maior com o público e o espaço, dando ares de performance ao seu solo que estreou em 2017. A peça tem um tom autobiográfico e  fala sobre as experiências afetivas, memórias, dores e descobertas de Ana.
Ana Kutner – Foto Felipe Lima
Em cena, Ana, que é também iluminadora, opera a própria a luz, além do som, e promove um encontro franco, direto e amoroso com o público, para quem oferece seus relatos num tom que, apesar de confessional, não deixa entrever os limites entre realidade e ficção e se vale de sua experiência particular para falar do que é universal e reconhecível por qualquer um de nós.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: Denis Baum lança single “Naturalmente” em grande estilo!

A peça foi transformada em livro, que saiu pela editora Cobogó no ano passado. Quem desejar, poderá comprar seu exemplar nos dias da apresentação também.
Passarinho Cartaz – Foto Felipe Lima
Passarinho e a Escrevedeira
Essa é a segunda vez que Passarinho se apresenta na Escrevedeira. A montagem revisita esse ninho recentemente  criado em parceria com o espaço e, juntos, se lançam em mais uma experimentação. “Um ninho de encontros se fez entre nós porque, quando comecei a fazer o Passarinho, ficou muito claro para mim e para a diretora Clara Kutner que o espetáculo precisava transitar em espaços múltiplos, deslocar, para além das salas de teatro, experimentar outras interlocuções, performar em novos espaços, causando a provocação estética que buscamos: os atravessamentos”, explica Ana Kutner.
Ana Kutner – Foto Felipe Lima

Em jogo o desafio, a surpresa e o risco, para ambas as partes – público e atriz. Nesta proposta o espetáculo adota um formato de performance, já que a estética será criada a partir do que o espaço nos oferece em seu ambiente, em todos os aspectos. Artista e platéia são convocadas a reconstruir juntas a cena, através dos estímulos encontrados neste ambiente.
Ana Kutner – Foto Felipe Lima

“Esta voz seria: eu estou aqui, você está aqui, nós estamos aqui nos olhando, falando, nos ouvindo e nos dando permissão de sermos o que somos. Cada ninho se constrói com o que se tem, sem nunca deixar de ser ninho. Convido a todos a ocuparem os lugares em que pousarmos”, conta Ana.

“A peça defende o direito e a liberdade de sermos quem somos, sem julgamentos ou rótulos. E neste sentido ela é política e universal. Ela só é radical na não radicalidade. Falo, sim, de meu pai e minha mãe (Paulo José e Dina Sfat), na medida em que eles são também minha história e minha memória, mas falo de muitos outros afetos e de como eles me atravessaram pela vida.” completa Ana.

Além de Passarinho, que Ana deseja fazer pousar em outros ninhos, a atriz também está bem envolvida com o cinema e séries para TV. Recentemente, esteve envolvida em Psi (HBO), Colônia (Canal Brasil), Terrores Urbanos (Sentimental Filmes e Reccord), Boca a Boca (Netflix) e As Aparecidas (filme de Ivan Feijó).

Para serviço

PASSARINHO – Dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, às 20h30, na Escrevedeira.
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 16 anos. Valores: R$ 40,00. Lotação: 30 lugares
Ficha Técnica
Texto e Atuação: Ana Kutner
Direção: Clara Kutner
Figurino: Antonio Medeiros e Guilherme Kato
Fotos: Felipe Lima
Produção: Ana Kutner e Juliana Mattar
Realização: AKutner Produções
Escrevedeira –  R. Isabel de Castela, 141 – Vila Madalena, São Paulo, SP
Fonte: Vanessa Fontes

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo