Paisagismo

Aprenda a fazer o seu próprio terrário ou mini jardim

Terrários solução para quem quer ter jardim em casa e não tem espaço.

Utilizadas em grande parte pelas pessoas como apenas um objeto de decoração, as plantas trazem muitos benefícios para quem as têm por perto, como por exemplo, a melhora no ar que respiramos. Hoje, é natural que quem tem grandes espaços tenham um jardim, mas para quem não tem um quintal, há também uma solução para ter as plantas por perto, os terrários ou mini-jardins.

Terrários são pequenos arranjos feitos manualmente com plantas verdadeiras, ideais para pequenos espaços, além de lindos podem ser usados como objetos de decoração para colocar em cima da mesa, por exemplo. E com o bônus de serem plantas de verdade, vindo com todos os seus benefícios.

Alem disso. A designer e artesã carioca, Fabiane Mandarino que oferece cursos para quem quer fazer seu próprio terrário em casa, produziu um passo a passo para ajudar nesse processo. Ela criou a empresa Terrários e Cia, onde oferece diversos cursos para quem quer aprender a técnica.

Materiais:

Detalhadamente você vai precisar de poucas coisas para montar seu próprio terrários:

– 1 vaso de vidro
– cascalho para decoração (pedras de rio lavadas)
– areia de rio lavada (1/2 copo)
– carvão triturado (2 ou 3 colheres de sopa)
– terra adubada (4 copos)
– seleção de plantas suculentas
– adornos (madeira e musgo desidratados)
– borrifador de água
– 1 pincel com 3 cm de largura
– colher ou pazinha
– palito de churrasco ou pinça
– papel toalha
– copo plástico

Passo a passo:

1 – Faça uma primeira camada cobrindo todo o fundo do vidro com aproximadamente 3cm de cascalho de rio lavado da cor de sua preferência. Com o pincel nivele a camada.

Passo a passo - 1 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 1 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

2 – Faça uma camada de filtragem com carvão triturado. Cubra toda a superfície de cascalho com uma camada fina de carvão.

Passo a passo - 2 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 2 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

3 – Coloque um copo de terra adubada sobre o carvão e use um pincel para nivelar a camada.

Passo a passo - 3 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 3 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

4 – Use o borrifador para molhar a terra adubada sem encharcar.

Passo a passo - 4 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 4 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

5 – Mantenha seu trabalho limpo usando papel toalha para retirar respingos de terra do vidro.

Passo a passo - 5 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 5 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

6 – Retire as plantas do seu vaso e coloque na posição desejada dentro do vidro. Molhe mais uma vez a raiz das plantas.

Passo a passo - 6 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 6 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

7 – Complete com terra adubada, formando uma camada homogênea.

Passo a passo - 7 - Terrários & Cia - Foto Fabiane Mandarino
Passo a passo – 7 – Terrários & Cia – Foto Fabiane Mandarino

Agora você poderá fazer o acabamento com os materiais escolhidos, desde cascalho de rio lavado, areia, pedaços de madeira e musgo desidratado, entre outros.

Sobre o Terrários & Cia

Terrários & Cia é um atelier botânico especializado na criação de terrários, além de oferecer cursos e venda de suprimentos e encomenda da mini-jardins em vidro, localizado no Jardim Oceânico, Barra da Tijuca – RJ. Criado pela designer Fabiane Mandarino, em 2014, quando participou da edição do Morar Mais Por Menos a convite da arquiteta Dolores Marafelli. Em 2016 a artista foi convidada para publicar algumas criações no livro Terrários Under Glass.

A paixão da designer nasceu enquanto morava na Austrália, durante uma trilha com amigos, ela começou a coletar musgos e plantas para usar como inspiração em suas ilustrações botânicas. Em 2012, já residindo em Nova York, fez um curso de aprofundamento no Jardim Botânico NYBG. O hobby foi se transformando em negócio após fazer o EMPRETEC no SEBRAE.

Terrários

Além da venda de terrários e suprimentos, Fabiane lançou cursos presenciais para ensinar a montar um mini-jardim em vidro. Ainda mais. As aulas podem ser em grupos ou como Mentoring Individual sob demanda. E acontecem na sua Academia da Cor e Design – ACD (http://acdrj.com.br), também localizada na Barra da Tijuca.

Definitivamente . Existe ainda a opção das aulas em versões online, que podem ser compradas através do site: http://terrariosecia.com.br. O primeiro curso de Terrários de Suculentas já está disponível, tem duração de 1 hora, com vinte e um módulos, com uma parte teórica e demonstração passo-a-passo do processo de criação de um terrário de suculentas com explicação incluindo dicas de cuidados e manutenção da sua peça.

Informações e serviços:

Encomendas de terrários: info@terrarios.com.br

Aulas presenciais ou Mentoring Individual – www.acdrj.com.br

Aulas e cursos online: www.terrariosecia.com.br

Site Terrarios e Cia: www.terrarios.com.br

Telefone: (+55 21) 2147-2543

Sobre a designer Fabiane Mandarino

Nascida no Rio de Janeiro em 1977, Fabiane Mandarino é apaixonada por comunicação e design, graduando-se em Comunicação pela UFRJ em 1988. Nos últimos 19 anos teve a oportunidade de trabalhar com profissionais conceituados em diversas áreas de atuação ao redor do mundo – Rio de Janeiro, Milão, Paris, Londres e Sidney.

Principalmente. Em 1999 mudou-se para Milão para cursar o mestrado em Fashion Syling no Instituto Marangoni, concluído com honras. Em 2001 ganhou o prêmio de fotografia “Visionary Beauty – a imagem da mulher de hoje”, apresentado pela revista italiana Glamour em parceria com a marca de cosméticos Elena Rubinstein. Em seguida, Fabiane mudou-se para Londres onde viveu até 2007, e trabalhou para a Loaded Fashion Magazine como Junior Fashion Editor.

+LEIA MAIS:Livro de culinária vegana com 150 receitas já está à venda nas livrarias

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo