AviaçãoEconomia e Negócios

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Bolsonaro visitou o aeroporto paulista neste sábado

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas.

Pista principal de Congonhas em São Paulo volta receber aviões de grande porte. O presidente Bolsonaro visitou o aeroporto paulista neste sábado

A pista principal do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, voltará a receber pousos e decolagens de aeronaves de grande porte neste domingo (6). Assim também, nesta manhã de hoje (5), o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega da obra de reforma da pista.

Dessa forma, ao todo, foram investidos R$ 11,5 milhões na obra. E, de acordo com Palácio do Planalto, o presidente retornou para Brasília após a visita ao aeroporto.

“Estamos entregando mais uma obra importante, que traz mais segurança para as operações, para os tripulantes e passageiros, neste que é o segundo aeroporto mais movimentado do país”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O ministro vistoriou o local ao lado do presidente Bolsonaro e do presidente da Infraero, brigadeiro Hélio Paes de Barros.

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas
O presidente da República, Jair Bolsonaro, visita as obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Congonhas

Da mesma forma, segundo o ministério, as obras foram concluídas em 32 dias e deverão proporcionar melhoria da capacidade de drenagem. Além do aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento e redução da possibilidade de aquaplanagem.

Igualmente, a pista recebeu um revestimento de alta tecnologia, chamado de camada superficial porosa de atrito (CPA), fresagem do revestimento asfáltico existente, e uma camada estrutural de concreto asfáltico com grooving (ranhuras) na área das cabeceiras.

Assim, a pista principal do Aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento, 45 metros de largura e suporta aviões até categoria 4C.  Portanto, engloba as principais aeronaves usadas pelas companhias aéreas brasileiras. Ou seja, aeronaves, como por exemplo, Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195.

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Enfim, a primeira operação programada é a chegada do voo 3009, da Latam. Saindo de Belo Horizonte amanhã às 8:45, a aeronave deve pousar em Congonhas às 10h05.

Durante o período em que a pista principal esteve em obras, Congonhas seguiu recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar.

De acordo com a Infraero, a manutenção das obras entre os meses de agosto e setembro considerou a baixa incidência de chuvas na capital paulista para o período dos trabalhos.

Informações de: Bruno Bocchini e Heloisa Cristaldo

Edição: Denise Griesinger

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas
Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Agência Brasil
Assessoria de Imprensa

Leia aindaEvento online de Mostra Internacional de Cutelaria

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo