Arte e Cultura

Bairro Vila Nova recebe a AMA Cia de Dança

A Escola Municipal Valentim João da Rocha e a comunidade do bairro Vila Nova


A Escola Municipal Valentim João da Rocha e a comunidade do bairro Vila Nova são os convidados para apreciar a AMA Cia de Dança, nesta sexta-feira (9/6), às 9h, na própria escola.

Os bailarinos vão apresentar fragmentos das principais obras do grupo em um espetáculo com duração de uma hora, que também oportuniza um bate-papo com a bailarina e educadora Maria Fortuna sobre a arte da dança.

A iniciativa faz parte do projeto “Comunidade na Dança” patrocinado pelo Mecenato do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) 2016, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

AMA Cia. de Dança de Joinville apresenta o espetáculo em Joinville Santa Catarina
AMA Cia. de Dança de Joinville apresenta o espetáculo – Foto: Divulgação

Desde abril, este é o quarto bairro que recebe os bailarinos que já levaram seu trabalho ao Saguaçu, Itinga e Ulysses Guimarães.

No total, a proposta contempla oito apresentações que também percorrerá os bairros Aventureiro, Centro, Floresta e Morro do Meio até o mês de novembro.

Na rota, estão a Feira do Príncipe, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

A estimativa é alcançar um público de 1.200 pessoas entre alunos, professores e a comunidade.

A plateia será apresentada a trechos das coreografias “Vanera”, “Lavandula”, “Ki-Chá” e “FP 299” e também poderá interagir com os bailarinos sobre o processo criativo na dança contemporânea.

Como destaca o diretor do grupo, Amarildo Cassiano, este projeto é uma pérola da companhia, que:

“Nos faz degustar ao levar a dança na comunidade, pois além de compartilhar o nosso trabalho, aprendemos com eles em um bate-papo com grande troca de informação.

No começo ficam meio tímidos, mas aos poucos ao assistir o olhar e a feição vão se liberando.

Vejo a participação não só com os olhos, mas também com o estado físico e a alma”, frisa.

O Projeto Comunidade na Dança foi aprovado pelo Mecenato 2016 na modalidade de “Manutenção de grupos ou espaços culturais”.

Entre os objetivos, estão contribuir para a formação de plateia e mercado para as artes cênicas; popularizar a dança contemporânea na cidade.

Ampliar a interação da dança com a comunidade, divulgar e compartilhar com o público o trabalho resultante da pesquisa corporal e de linguagem da AMA Cia de Dança.

E atender aos princípios e metas do Plano Municipal de Cultura.

“Ter este respaldo significa um novo passo no caminho da consolidação para termos uma companhia de dança profissional, capaz de representar a dança de Joinville em palcos não só da cidade sede, mas também de diversas outras regiões do país”, frisa Cassiano.

Contrapartida Social:

Além da gratuidade dos oito espetáculos com palestra de formação de plateia, serão realizadas mais duas oficinas de duas horas:

“O Corpo Diverso na Dança Contemporânea”, com o professor Amarildo Cassiano, e outra com a bailarina e coreógrafa Erika Rosendo, destinadas aos atores do Grupo de Teatro Arte para Todos.

Formado por atores com deficiência intelectual e mantidos pelo IMPAR com o NAIPE – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial. 

Ama Cia de Dança em Joinville Santa Catarina
Ama Cia de Dança Joinville Logo – Foto Divulgação

Companhia

Criada em 2007, a AMA Cia. de Dança conta com um elenco fixo de seis bailarinos: Beto Magave, Rafaela Matos, Val Bernardi, Thaís Morato, Bruno Souza  e Wiliam Menezes e mais três convidados, Clarice Matsunaga, Lucas Aristides e Raijane Gama.

A direção é do coreógrafo Amarildo Cassiano e a produção executiva de Silvia Bassetto. Tem apoio do Centro Cultural Deutsche Schule/Bom Jesus Ielusc e da RW Contadores.

SERVIÇO:

O quê: Projeto Comunidade na Dança

Quando: 9/6 (nesta sexta-feira)

Horário: 9h

Local:
Escola Municipal Valentim João da Rocha – Rua XV de Novembro, 7030 – Bairro: Vila Nova – Joinville – Santa Catarina – SC. Brasil.

E-mail: silvia_bassetto@yahoo.com.br

Acesse o Site: impar.art.br

Foto da Capa: Divulgação

Sigam o Instagram do Egonotícias: @egonoticias

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo