Arte e CulturaTeatro

Bolshoi Brasil, solistas convidados darão brilho ao espetáculo de 20 anos

Solistas convidados darão brilho ao espetáculo de 20 anos do Bolshoi Brasil. Duas noites de espetáculo irão marcar a data

A princípio, solistas convidados darão brilho ao espetáculo de 20 anos do Bolshoi Brasil. Afinal, em março de 2020, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville, única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, completará 20 anos no país.

Escola Bolshoi 20 anos

Assim, para celebrar, dois espetáculos, nos dias 14 e 15 de março, às 20h, no Centreventos Cau Hansen, estão sendo preparados. Assim também, a Escola Bolshoi, ao longo de 20 anos, vem mostrando ao mundo os talentos lapidados que buscam na instituição a transformação de suas vidas. Prova disso, é que três dos quatro solistas convidados para dançar nos dois espetáculos que marcam o aniversário, são ex-alunos, que atuam em grandes teatros da Rússia.

Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos
Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos Solistas Amanda e Vladimir Vicktorovich – Divulgação

Logo, no sábado, 14 de março, a Primeira Bailarina da Ópera de Kazan, Amanda Gomes, sobe ao palco com seu partner e também Primeiro Bailarino, o russo Mikhail Timaev, para dançar o Balé “O Quebra-Nozes”. Posteriormente, já no domingo, 15 de março, os bailarinos do Teatro Bolshoi da Rússia, Bruna Gaglianone e Erick Swolkin, apresentam a Grande Suíte do Balé “Don Quixote”. Simultaneamente, mais de 100 alunos, bailarinos da Cia. Jovem e professores da Escola Bolshoi sobem ao palco junto com os solistas convidados para encenar esses dois clássicos universais da dança. A saber, os balés tem remontagem do mestre russo Vladimir Vasiliev, que é Patrono Fundador da Escola Bolshoi.

Da mesma forma, o fim de semana de celebrações marca também da renovação do contrato com o Teatro Bolshoi de Moscou, com a presença dos diretores do Teatro Bolshoi, Serguei Maksimenko, diretor financeiro e Makhar Vazijev, diretor artístico do balé o lançamento do livro “Uma Escola para a Vida”, organizado pela Escola Bolshoi com apoio da Manuscritos Editora. Desde já, a comemoração dos 20 anos tem apoio do Ministério da Cidadania.

Espetáculos que marcam os 20 anos

Inicialmente, o Balé “O Quebra-Nozes” teve sua estreia em novembro de 2014 na Escola Bolshoi. De fato, os personagens da história ganham vida e movimento por meio da linguagem do balé clássico e o cenário, com projeção mapeada, completa essa temática fascinante, fazendo com que as imagens entrem em sintonia com a coreografia. assim também, o balé resgata em muitas pessoas o espírito sonhador e aventureiro de uma eterna criança, além de fazer uma viagem por vários lugares do mundo. Além disso, a estreia em 2014 contou com o patrocínio da Petrobras.

Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos
Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos – Foto: Gabriela Buatim

Grande Suíte do Balé Don Quixote

Este balé é a primeira grande obra remontada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e teve sua estreia no ano de 2007. A narrativa se passa na Espanha, e conta uma linda e engraçada história de amor. Kitri é noiva do insolente e nobre Gamache, com quem seu pai, Lorenzo, a obriga a se casar. Mas o pobre barbeiro Basílio não mede esforços para que isso não aconteça, e juntos, Kitri e Basilio enfrentam uma longa jornada para viverem esse amor. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, eles se casam numa grande festa em Barcelona.

Novidades em Cena

Do mesmo modo, assim como acontece nos grandes teatros do mundo, a Escola Bolshoi resgata uma prática já realizada em outras apresentações, e traz ao palco professores da instituição no papel de protagonistas e que ajudam a narrar a história. Além disso, outra novidade é a participação de alguns colaboradores, que já foram alunos da Escola, mas que hoje trabalham na área administrativa, mas nesse evento, em especial, vão relembrar a emoção dos aplausos da plateia.

Renovação do contrato com o Teatro Bolshoi

Em outras palavras, esse é o momento mais aguardado das comemorações. Renovar o contrato com o Teatro Bolshoi é a comprovação de que a Escola Bolshoi vem realizando um trabalho de excelência e que utiliza a metodologia de forma adequada. Assim, no dia 15 de março, data que marca o aniversário da instituição, a Escola recebe dois diretores do Teatro Bolshoi, Serguei Maksimenko, diretor financeiro e Makhar Vazijev, diretor artístico do balé. Dessa forma, a vinda dos diretores russos para a renovação do contrato oficializa o reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição brasileira e de que está cumprindo com todas as exigências feitas pelo Teatro Bolshoi de Moscou. Em virtude, o texto do contrato ressalta que os dois países estão interessados no incremento do intercâmbio cultural, educacional e esportivo visando o estreitamento das relações entre as instituições.

Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos
Bolshoi Brasil, solistas convidados dão brilho ao espetáculo de 20 anos

Lançamento do Livro

Concomitantemente, o Livro “Uma Escola para a Vida” é uma narrativa sobre a história da Escola Bolshoi, durante seus 20 anos. Igualmente, os capítulos são divididos por anos e neles são narrados os principais acontecimentos vividos pela instituição. Rigorosamente organizado pela Escola Bolshoi, pelo núcleo de comunicação, com apoio da Manuscritos Editora. À primeira vista, o lançamento do Livro será no dia 14 de março, às 18h, na Escola Bolshoi.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Em outras palavras, a única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Por isso, em 2020 a instituição completa vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Atualmente a Escola Bolshoi educa 240 dos cursos técnicos e básico em dança clássica. A instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos do curso técnico.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola são possíveis graças aos recursos garantidos pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei Rouanet ou por recursos próprios. A Caixa é a maior patrocinadora da instituição.

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade. A Escola já formou 377 bailarinos e 75% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente 115 jovens trabalham no Exterior, 23 estão na Rússia, país sede do Teatro Bolshoi.

Leia ainda: A história da música popular brasileira é revista por Nelson Motta
turismoonline.net.br o portal do turismo, hotelaria, gastronomia, turismo e viagens
turismoonline.net.br – O portal de turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Leia mais:
Floripa Airport terá Bailinho de Carnaval infantil neste sábado
Brasileiros em Ushuaia é reconhecida no Prêmio Empresa Brasileira 2020
Roteiro rural deve alavancar o turismo no Oeste do Estado
Turismo na Serra Gaúcha. Um exemplo para o Brasil em qualquer época

Mais informações:

(47) 98801-8365 | 99280-7313

(47) 3422-4070

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo