Arte e Cultura

Brasil recebe a Rainha do Congo Diambi Kabatusuila

Rainha da Ordem do Leopardo - da República Democrática do Congo na África Central

Brasil recebe a Rainha do Congo Diambi Kabatusuila. Rainha do Congo Diambi Kabatusuila encanta o Brasil

O Brasil, neste mês de março, teve o honra de receber a ilustre visita da rainha Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama – Rainha da Ordem do Leopardo – da República Democrática do Congo na África Central.

O Congo – da etnia Bantu – foram os primeiros africanos a entrar no Brasil no período da colonização.

Tem importância relevante em nossa identidade cultural pois contribuíram na formação da nossa dança (samba), culinária, linguagem, religião e, também, das práticas medicinais.

Missão

A missão da rainha Diambi é valorizar os descendentes africanos, as tradições africanas, promovendo encontros interculturais.

Visita

Em sua visita ao Brasil passou pelas capitais de Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, por fim, São Paulo. Em São Paulo, foi homenageada pelo prefeito, Sr. Jorge Costa e pelos Vereadores do Município de Itapecerica da Serra, sede da organização que coordena a agenda da Rainha, o Nzo Tumbansi ILABANTU

Mais tarde, assistiu a uma celebração festiva e tradicional de Candomblé e recebeu o título de Grande Benemérita da Cultura Tradicional Bantu Brasileira, através das mãos do Sr. Walmir Santos Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi, Coordenador Geral da ILABANTU – Nzo Tumbansi.

Por fim, ontem (13/mar), a Rainha, participou do Encontro de Povos Africanos (africanos na diáspora, lideranças tradicionais de matrizes africanas e de terreiros, capoeiristas, sambistas, quilombolas, indígenas) na Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sergio Vieira de Melo.

E, a pedido da própria Rainha, a Organização ILABANTU – Nzo Tumbansi, entregou à Zaine Assaf, uma homenagem pelos seus valores como cidadã, profissional e pessoal dedicados à fraternidade humana.

A Rainha ficou visivelmente emocionada e agradeceu efusivamente a todo o apoio e carinho que o Brasil tem prestado, não somente ao Congo, mas a todo o continente Africano.

Cidades Irmãs

Durante o evento, o vereador Toninho Vespoli apresentou seu Projeto de Lei 01-00/2019 que altera a Lei Municipal 14.471 de 10 de julho de 2017 acrescentando no seu artigo 3º, a Cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, como CIDADE IRMÃ da Cidade de São Paulo.

Delegação da Rainha Diambi Mukalenga Mukaji de Nkashama:

  • April Robbins-Bobyn, USA; Princesa Laurence, República Democrática do Congo; Prince Randy, Benin; Embaixador Chabala, Zambia; Alfa Kuabo, Angola; Terry Riggs, Nigeria; Anthonica, Jamaica; Andrew Lindo; Elaji Malik, Senegal, e o honorável Mamadou Diop Thioune, Senegal.

Apoio:

Leia também: Westchester Fashion Week em New York        

Foto Divulgação: Claudia Lopes

 

uiara zagolin-namidia-foto divulgação
NaMidia – Foto Uiara Zagolin Divulgação

Veja ainda: Religiosos visitam a Cidade do Samba

Leia primeiramente: Desenvolvimento de um mindset de sucesso

Decerto não deixe de ver: Saulo Meneghetti fica mais loiro para novo trabalho

Simplesmente um luxo! Dicas Para Uma Vida Melhor na Terceira Idade

Inegavelmente, lindo! Whindersson Nunes estreia turnê em São Paulo

Confira principalmente: Dicas Para Sair da Rotina em um Relacionamento

Consequentemente Um luxo! O Que Fazer Antes de Viajar Para o Exterior? 

Bombou enfim: Badalado casamento da atriz Evelyn Montesano

 

Etiquetas

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, Vice Presidente da APACOS, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar