Finanças

Brasileiros aprendem mais sobre educação financeira

Educação financeira vem sendo cada vez mais aprendida

Brasileiros aprendem mais sobre educação financeira

Matemática ou comportamento? Entenda a educação financeira. A educação financeira vem sendo cada vez mais aprendida pelos brasileiros.Assunto antes confundido com matemática, hoje é disseminado em escolas, empresas e famílias.

o endividamento em julho foi o menor desde meados de 2011, segundo dados compilados pelo Banco Central.A disseminação deste conhecimento gera empoderamento, já que os brasileiros passam a administrar seus recursos de forma consciente e sustentável.E essas mudanças não dependem da utilização de planilhas e calculadoras, e sim de novos hábitos e comportamentos.

Brasileiros aprendem mais sobre educação financeira

Brasileiros aprendem mais sobre educação financeira

Foto Divulgação

Cada vez mais famílias passam a compreender que é possível gastar menos do que ganha e se tornar independente financeiramente.

Muitas empresas já compreendem que o endividamento de seus colaboradores interfere negativamente na produtividade.Se torna claro que o problema não está no quanto ganha e sim em como gasta, ou seja, na administração adequada dos recursos.

neste sentido, a falta de sonhos é um dos maiores problemas. As pessoas abandonaram o hábito de sonhar.É preciso resgatar aquilo que verdadeiramente tem valor, como viajar com a família, fazer um curso no exterior e comprar a casa própria.

Leia também:  Réveillon exclusivo no Ponta dos Ganchos Exclusive  Resort

Os sonhos devem ser prioridade, tanto na vida quanto no orçamento financeiro.Em outras palavras, é preciso poupar primeiro e gastar depois.Isso porque com objetivos estabelecidos, o consumo desenfreado perde a força.

As compras supérfluas deixam de fazer sentido e as economias cotidianas valem a pena, pois antecipam a conquista dos sonhos.Para jovens e adultos, essa é uma quebra de paradigmas e mudança comportamental.

Para crianças, basta a educação financeira nas escolas.Em casa para que se tornem uma nova geração com comportamentos saudáveis e sustentáveis financeiramente.Disseminação da educação financeira é o caminho para que cada vez mais pessoas conquistem sua autonomia financeira.

Sobre Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista.

É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br).

Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

 

Brasileiros aprendem mais sobre educação financeira
Na Midia

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Leia também: Hotel Principe di Savoia oferece hospedagem luxuosa

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo