Arte e CulturaLivros

Bruna Morsh psicóloga e transsexual foge dos esteriótipos

Bruna Morsh pretende lançar um canal no youtube

Bruna Morsh psicóloga e transsexual foge dos esteriótipos

Formada em psicologia clínica, com pós-graduação em psicanalise clínica de orientação lacaniana, a também escritora catarinense Bruna Sofia Morsch, 26 anos, foge dos estereótipos impostos pela sociedade e procura se destacar cada vez mais na carreira literária, acadêmica e sonha conquistar o país.

Com um livro já publicado e elogiado pela crítica: “Van Ella Citron”, uma publicação da editora Micronotas, de 2017.

 

No entanto Bruna pretende agora em 2020, palestrar pelo Brasil, contando sua história de vida, apesar de tão nova, para outras transexuais, comunidade LGBTQ+ e principalmente para os brasileiros, que ainda é a população mundial que mais exerce o preconceito contra travestis, transexuais ou transgêneros.

Psicóloga e transsexual
Foto Divulgação

Em outras palavras  população trans estão entre as que mais sofre para conseguir inserção e desenvolvimento profissional. O subgrupo da população trans tem de enfrentar desafios ainda maiores. Ao assumir a transexualidade, boa parte das pessoas é excluída pela família ou até expulsa de casa, além de sofrer bullying.

 Portanto o que torna complicado frequentar uma instituição de ensino. Bruna acredita por que por ter nascido numa família estruturada, e que por ter uma formação superior, seu caminho para aceitação e até mesmo para obter suas conquistas pessoais, como lançar seu livro de ficção, tenha sido de alguma maneira mais amena, mas não menos difícil.

Daí surgiu a ideia de estar mais integrada nessa comunidade, e buscar caminhos para essa aproximação e desmistificação do ser transexual, principalmente no Brasil.

transsexual foge do esteriótipos
Foto Divulgação

Acima de tudo  Bruna Morsh pretende lançar um canal no youtube, além de formatar uma palestra para empresas, leigos e comunidades em geral sobre o “ser transexual no Brasil”, fugindo do senso comum, ou seja, transexualidade x prostituição.

Mostrando o caminho inverso, de que é possível sim ser um profissional liberal, ter uma carreira acadêmica, o apoio da família, ou seja, ser uma pessoa comum e respeitada em nossa sociedade.

Além disso a psicóloga e escritora pretende também buscar caminhos e parcerias com produtores, roteiristas e canais audiovisuais para transformar Van Ella Citron, em filme ou série, a mesma acredita muito no poder e na dramatização da historia de seu livro.

Bruna tem sua visão crítica não só da sociedade diante da comunidade trans, mas também da comunidade científica e psicanalítica diante da temática.

Depois disso o  tabu ainda é mantido por debaixo do véu por muitos condutores da ciência e psicanálise, visto que há ainda poucas pessoas trans como sujeito de fala, e muitas como objeto de pesquisa, o que defasa o lugar legítimo de existência das pessoas trans.

“Eu planejo futuramente uma vida mais sólida com arte e psicanálise, na qual eu realmente possa explorar as problemáticas que eu considero importantes, belas e causadoras do meu desejo articulado na minha vida profissional.”

“Sobre a vida trans… é algo que me desanima. Embora tenhamos conquistado muita visibilidade e novos lugares de fala, o que temos, ainda é pouquíssimo.

E eu não me contento com este pouco… nossa visibilidade não pode se reduzir a falar sobre ser trans, sexualidade e a dor que o outro tem ao se incomodar com a minha existência.

Alem disso sou mais que o incomodo do outro, mais que a ignorância federal diante de mim. E eu não quero só é somente falar sobre isso.”

Bruna Morsch

transexuais ou transgêneros
Foto Divulgação

SINOPSE VAN ELLA CITRON

Van Ella Citron. Baunilha e limão. Aos 19 anos, vende o carro, sai de casa e inicia sua dupla metamorfose. Primeiro, de universitária à garota de programa em Metröpolys.

Depois, de mera iniciante na profissão à maior heroína entre as prostitutas da Ilha das Viúvas. Querendo liberdade, Van Ella Citron foge da condição de garota invisível. Luta por tudo, até por um reconfortante café com leite.

Em conclusão o paradoxo é que, aos poucos, descobre que a invisibilidade é a garantia da almejada condição de sujeito livre.

Da mesma forma assim, sofre a acidez compulsória de ser mulher independente e quase sucumbe à vontade de ser resgatada e se tornar a “mocinha” da própria história. Mas, mesmo de coração partido, se revela menos frágil do que imagina.

Por exemplo não aceita ser enquadrada em um perfil. Muito menos, ter seu corpo amassado pela violência e a corrupção local.

Acima de tudo estão todos preparados ao mergulho hipnotizante pelos mares onde habita esta sereia de voz doce e pensamentos ácidos? Se estás a mergulhar nas profundezas de Van Ella Citron, desejo um delicioso naufrágio.

O livro está disponível nos seguintes locais:

Editora Micronotas

Fan Page: http://www.facebook.com/editoramicronotas/

Livrarias Curitiba

Site: http://www.livrariascuritiba.com.br

Livraria Arte e Letra

Site: http://www.arteeletra.com.br

Salvador Vegan Café

Fan Page: http://www.facebook.com/SalvadorVeganCafe/

INFORMAÇÕES:

Bruna Morsch – psicóloga e escritora

E mail: brunasmorsch@gmail.com

Instagram: @brunanalisa @brunasmorsch

Rodrigo Domingos – Assessoria de comunicação

Telefone: 47 99612 3517

E mail: rodrigocomunica@hotmail.com

Instagram: @domcomunica

Fotos: Divulgação Instagram / Arquivo Pessoal

Foto da Capa: Divulgação

Rainha da Bateria! Rainha do carnaval do Rio de Janeiro 2020 sensualiza em ensaio

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo