Arte e CulturaCelebridadesMercado de Luxo

Francesco Vezzoli em sua próxima exposição no Musée d’Orsay

BVLGARI anuncia uma nova parceria com o artista Francesco Vezzoli em sua próxima exposição no Musée d'Orsay

Em uma fascinante fusão entre a alta joalheria e a arte contemporânea, Bvlgari e o artista italiano Francesco Vezzoli se uniram para criar a preciosa escultura que estará exposta na exposição “Huysmans, de Degas à Grünewald sob o olhar de Francesco Vezzoli”, que acontece à partir do dia 26 de novembro de 2019 à 1º de março de 2020 no Musée d’Orsay.

Desenvolvido pelo departamento de herança da Bvlgari, esse projeto é o mais novo exemplo do compromisso duradouro da Maison em apoiar talentos artísticos e herança cultural em um nível tanto nacional quanto internacional.

A peça, nomeada de Tortue de Soirée, é uma tartaruga com casco de latão cravejado com pedras preciosas, e foi inspirado no romance À rebours de Joris-Karl Huymans, onde o protagonista Jean Des Esseintes escapa das hipocrisias e convenções da sociedade humana e passa a viver em uma mansão isolada, onde ele se dedica à autoindulgência, ao hedonismo e ao seu sentido estético intransigente. Ele se rodeia de objetos, livros e móveis que refletem o seu gosto – incluindo uma tartaruga de estimação que ele enfeita com pedras brilhantes para que combine com o seu senso afinado de estilo.

A imaginação exuberante de Vezzoli e o talento da Bvlgari com cores e formas são a combinação perfeita. A concha polida da tartaruga, lindamente renderizada, é cravejada com ametistas translucidas e rubelitas de lapidação cabochon, peridoto, citrino e topázio (43 pedras com um total de 1500 quilates), combinadas com nove moedas em prata da Grécia antiga. Os artesões da Bvlgari trabalharam apaixonadamente por 530 horas cravejando pedras e moedas, transformando a carapaça em uma joia obra-prima.

A inspiração literária de Vezzoli é misturada perfeitamente com dois traços do design da Bvlgari: a lapidação cabochon e o uso de moedas antigas em joia, uma lembrança viva das raízes gregas e romanas da marca. Os diamantes pavé iluminam as divisórias do contorno duro do resto do corpo do animal, feito em bronze. Poderosa e enigmática, a obra de arte evoca incessantemente o narcisismo obsessivo de De Esseintes no seu esplêndido isolamento do mundo exterior.

A peça representa uma entrada absoluta no mundo artístico, por ser a primeira materialização tangível de um conceito literário, executada com uma impressionante habilidade técnica e extrema preciosidade. A elegante concha da tartaruga, uma metáfora pungente de “vanitas”, transcende a identidade de seus dois criadores para se tornar um marco artístico atemporal. Para essa criação pioneira artística, Francesco Vezzoli imaginou e projetou o animal, dando vida a todos os seus detalhes distintos, enquanto Lucia Silvestri, diretora criativa da Bvlgari, infundiu-o com seu talento inigualável para combinar pedras preciosas.

Essa inédita aliança artística expressa a sinergia entre a arte de Vezzoli e a visão inspiradora da Bvlgari. Ambos se baseiam em raízes culturais distintas, constantemente revisitando-as em novas criações visionárias. Por mais de 130 anos, a herança grega e romana da Maison foi continuamente reinventada através da linguagem contemporânea, para alcançar um equilíbrio único entre geometria e a voluptuosidade, entre a exuberância barroca e a harmonia cromática. Por sua vez, Vezzoli explora o presente através do seu resgate do passado, celebrando a natureza efêmera da mídia com todas as suas obsessões passageiras.

Francesco Vezzoli comentou sobre a peça “A tartaruga é um símbolo da atual concretização opulenta, vibrante e decadente da beleza”. Longe do mundo rarefeito da Alta Joalheria, que tradicionalmente se dirige à elite, esse trabalho representa a primeira joia “pública” destinada a surpreender, entreter e fazer as pessoas pensarem.”

Lucia Boscaini, Curadora da marca e herença da Bvlgari, disse: ‘’ Apoiamos com entusiasmo este projeto que fortalece ainda mais a conexão da Bvlgari com a arte contemporânea. Dessa vez, demos um passo a mais, atuando como patronos e criadores. A Bvlgari sempre concebeu a joalheria como uma forma de arte, da inspiração ao artesanato, e a escultura de joalheria criada com Francesco Vezzoli é o resultado de um empolgante diálogo artístico entre nossos códigos estilísticos. Tenho certeza que será uma das maiores atrações da exposição no Musée d’Orsay.”

A Diretora Criativa da Bvlgari, Lucia Silvestri, acrescentou: “A Bvlgari e Francesco Vezzoli compartilham a mesma paixão pela arte, beleza e inovação, por isso, nos unimos com sucesso em uma harmonia muito agradável. Esse projeto pioneiro nos permitiu explorar um território inédito: fomos além de nossos esquemas habituais para cultivar o fator excêntrico e maior que a vida que sempre fez parte de nossos códigos estilísticos.

Suporte Comunicação – (11) 3035-3070
Gerente de RP: Malu Marino
Ramal 127 – mmarino@suportecomunicacao.com.br
Redação: Ana Martins
Ramal 123 – amartins@suportecomunicacao.com.br

Jornalista: Ana Paula Martins

 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
 Francesco Vezzoli em sua próxima
Foto Divulgação
Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano Simplesmente um luxo!

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo