Entretenimento

Caetano Veloso revive Michelangelo Antonioni


Em 2000, Caetano Veloso celebrou a arte do cineasta italiano Michelangelo Antonioni (1912 – 2007) em música do álbum Noites do Norte intitulada justamente Michelangelo Antonioni.
Decorridos 18 anos, o cantor e compositor baiano regrava a canção pela primeira vez em álbum do pianista italiano Stefano Bollani, Que bom, formatado em dezembro de 2017 e lançado no Brasil neste mês de agosto de 2018 pela gravadora Biscoito Fino.
Capa do álbum ‘Que bom’, de Stefano Bollani
Divulgação / Biscoito Fino
Além de Michelangelo Antonioni, Caetano dá voz no disco a uma canção de autoria de Bollani, La nebbia a Napoli, em gravação feita com o toque do violoncelo de Jaques Morenlenbaum, músico que também toca em outro tema autoral do pianista, Il gabbiano ischitano.
Gravado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com banda formada pelos músicos brasileiros Armando Marçal (percussão), Jorge Helder (baixo), Jurim Moreira (bateria) e Thiago da Serrinha (percussão), o álbum Que bom é o segundo projeto fonográfico ítalo-brasileiro de Bollani (o primeiro disco do artista nessa linha, Carioca, foi lançado em 2007).
Stefano Bollani e João Bosco, que canta o samba ‘Nação’ no disco
Divulgação
Basicamente instrumental e composto em parte na cadência do samba, mas com a influência do jazz, o repertório do disco abarca algumas músicas cantadas, caso do samba Nação (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, 1982), regravado com a voz e o violão de João Bosco.
O bandolinista Hamilton de Holanda forma o naipe de convidados brasileiros do disco, tocando na música Ho Perduto il mio pappagalino.

Editoria de Arte / G1
Fonte: http://g1.globo.com/dynamo/pop-arte/rss2.xml

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo