Entretenimento

Cinemas drive-in nos EUA atraem público jovem


Cinemas drive-in nos EUA atraem público jovem

Espaços têm renovação tecnológica, filmes como ‘Pantera Negra’, oferecem ‘pacotes’ para famílias e aceitam entrada de cães. País tem 300 locais do tipo, ante 4 mil na época do auge, nos anos 1960. Público assiste a uma sessão em cinema drive-in em Stephens City, na Virginia, em 10 de agosto de 2018
Nicholas Kamm/AFP
Palco para o amor adolescente no passado, o cinema drive-in seguiu o caminho do toca-discos: tornou-se um vestígio da nostalgia retrô.
Apesar da popularidade do hábito de ficar em casa para assistir algo em serviços de streaming, como Netflix ou em plataformas similares, cinéfilos nos Estados Unidos acreditam que o romance está longe de desaparecer.
Em um cenário rural da Virginia, os espectadores dispostos a embarcar em uma viagem no tempo têm a oportunidade de aproveitar pipoca em uma sessão dupla e sob as estrelas no céu.
O público pode assistir tanto dentro como fora dos veículos, como em uma pequena celebração, na qual os adultos conversam e as crianças brincam.
O cinema drive-in de Stephens City (135 km ao oeste de Washington) é um dos 300 da mesma categoria que ainda estão abertos nos Estados Unidos.
O número está bem distante dos 4 mil estabelecimentos que existiam na década de 1960, quando o conceito atingiu o auge e se tornou parte do imaginário sobre a cultura popular americana.
No cinema a céu aberto, um ingresso que dá direito a ver dois filmes custa US$ 8. As crianças pagam meia-entrada e os cachorros de estimação são bem-vindos. Inaugurado em 1956, o drive-in de Stephens City hoje é o único da região.
“Isto é muito vantajoso do ponto de vista financeiro para nossa família”, afirma Debbie Williams, que compareceu a uma sessão dupla com um grupo de crianças.
Famílias frequentam drive-in movie em Stephens City, na Virginia, em sessão em 10 de agosto de 2018
Nicholas Kamm/AFP
“Além disso, é diferente. É estar do lado de fora, ao ar livre, olhando as estrelas, ao invés de estar em um local fechado lotado.”
O dono do local, Jim Kopp, conta que incluiu tecnologia contemporânea, como som estéreo FM e projeção digital, para manter o drive-in da Virginia de acordo com os tempos modernos.
Tradicionalmente uma marca das zonas rurais, os cinemas drive-in começaram a estabelecer presença em um nicho nas áreas urbanas.
‘Pantera Negra’
Público assiste a ‘Pantera Negra’ em uma sessão de drive-in no Union Market, em Washington, em 3 de agosto de 2018
Nicholas Kamm/AFP
Uma vez por mês, o Union Market de Washington oferece um espaço para os nostálgicos, com as exibições de filmes que os espectadores podem assistir em seus carros ou deitados na grama, em cobertas para piquenique.
As sessões ainda incluem garçonetes em patins, que servem o público.
Para a adolescente Josephine Crittenden, o drive-in era uma relíquia que ela conhecia de filmes como “Grease”, que tem uma cena entre os protagonistas em um cinema do tipo.
Assistir a “Pantera Negra” sentada na caminhonete Bronco modelo 1968 de sua família é “algo especial” para a jovem.
“Faz com que eu me sinta como se fossem os velhos tempos.”
Público assiste a uma sessão do filme ‘Pantera Negra’ em drive-in no Union Market, em Washington, em 3 de agosto de 2018
Nicholas Kamm/AFP
Fonte: http://g1.globo.com/dynamo/pop-arte/rss2.xml

Cinemas drive-in nos EUA atraem público jovem

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo