Finanças

Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio?

Especialista explica como este conceito pode influenciar os resultados de uma empresa

Já parou para pensar como algumas empresas conseguem se destacar oferecendo produtos parecidos com outras marcas? Como explicar a preferência do público? Alguns podem achar que tem a ver com investimento mais alto, outros com a competência da equipe e, muitas vezes, consideram apenas um golpe de sorte. Ademais, a resposta para esse questionamento é simples. Para ter sucesso, muitas empresas de sucesso aplicam hoje o estudo conhecida como Círculo Dourado.

Leia mais: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

A coach, consultora de vendas e empresária, Eliane Santos, explica que este conceito ganhou sucesso e começou a inspirar empresários em 2009, através do sistema criada pelo escritor e consultor inglês, Simon Sinek, em seu livro publicado no mesmo ano, o Start With Why. “Apesar de ter ganhado notoriedade a cerca de uma década, este método já era aplicado de maneira informal por grandes líderes há muito tempo. Sinek deu um nome para isso depois de estudar e entender o que e como vários empresários de sucesso conseguiam alcançar seus objetivos e, até mesmo, superá-los”, complementou.

O Círculo Dourado

Dessa forma surgiu o que se conhece hoje como “Círculo de Ouro” ou “Círculo Dourado”. Ele é um conjunto de perguntas que o líder precisa responder. “O Círculo Dourado tem esse nome porque ele é pensado como um gráfico em formato de alvo. A empresa precisa responder as perguntas colocadas dentro dele”, acrescentou.

As três perguntas são: “O quê?”, “Como?” e “Por quê”. Eliane diz que pode parecer fácil, mas nem sempre as empresas entendem a importância de responder essas perguntas. “Muitas sabem o que fazem, como fazem, mas não sabem o porquê. Em contrapartida, podem saber o motivo, mas não entendem como e por aí vai. Através de estudos, consultoria e demais ações de planejamento, é possível responder tais questionamentos com excelência”, indicou a especialista.

Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio?

Leia mais: Conheça os benefícios das franquias sustentáveis

A validez vai além do objetivo de vender coisas. “Para conseguir resultados, um líder e sua equipe precisam acreditar, inovar e entender o produto que oferecem. É por isso, que quem consegue identificar essas questões expostas pelo Círculo Dourado, podem, em muitos casos, exceder seus objetivos”, concluiu.

FonteEliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria)

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo