Festival

Jornalista e ex-prefeito Alonso Salazar participa de mesa no Flipoços

Com ele, os jornalistas Allan de Abreu e Edu Carvalho discutem narcotráfico, jornalismo literário

Jornalista e ex-prefeito de Medellín, colombiano Alonso Salazar participa de mesa no Flipoços

Com ele, os jornalistas Allan de Abreu e Edu Carvalho discutem narcotráfico, jornalismo literário e possíveis caminhos

Com o tema “Literatura sem Fronteiras”, a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, recebe a mesa “Literatura e Reportagem: a abordagem do narcotráfico pelo jornalismo literário”, com o jornalista e ex-prefeito de Medellín, Alonso Salazar, que escreveu o livro “Pablo Escobar: ascensão e queda do grande traficante de drogas”, Allan de Abreu, que escreveu o livro “Cocaína – A Rota Caipira”. A mediação é do jornalista Edu Carvalho, que viveu mais de 20 anos na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. A mesa ocorre no dia 01 de maio às 19h30. A entrada é gratuita.

Allan de Abreu – Foto Divulgação

O encontro entre os autores faz parte da temática central do festival, que é celebrar os latinos e também a ausência de fronteiras. O bate-papo busca falar sobre o narcotráfico, como ele se dá e traz figuras interessantes para o debate, como o jornalista que foi prefeito de Medellín – Alonso Salazar que pela primeira vez participa de um festival literário no Brasil. Alonso sempre se dedicou às reportagens investigativas em seu país. Como tal, foi autor de várias matérias que retratavam a vida de colombianos em meio à violência provocada pelo trá­fico de drogas. Essa sua vivência o levou a escrever dez livros, entre eles, “La Cola del Lagarto – Drogas y narcotráfico en la sociedad colombiana”, “La Parábola de Pablo” , “Profeta en el Desierto – Vida y Muerte de Carlos Galán” e “No Hubo Fiesta” . Finalmente, durante seu tempo no setor público, ele serviu como secretário de governo (2004 – 2006) na administração de Sergio Fajardo e foi eleito prefeito de Medellín para o período de 2008 a 2011. Sua administração caracterizou-se pelo alto investimento em programas sociais e, principalmente, pelo compromisso com a atenção integral às vítimas do conflito armado, criando programas que se tornaram referência nacional. Atualmente trabalha como consultor em questões de coexistência e segurança. Por essa característica importante, Alonso Salazar foi convidado também para participar do programa “Conversa com Bial” (Rede Globo) que irá ao ar pós-flipoços.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: Raquel Auzier comemora 8 anos do seu programa Giro da Gastronomia!

Na mesma mesa, participa o jornalista que já foi indiciado por investigar a polícia – Allan de Abreu, que mapeia a rota da cocaína, que passa, inclusive, pelo Sul de Minas Gerais, onde estamos situados. A mediação ficará por conta do jovem jornalista Edu Carvalho, que aos 13 anos criou o blog Favela da Rocinha para noticiar para o mundo, via Twitter, os conflitos entre facções criminosas e a polícia. Hoje ele trabalha na Rede Globo na produção do programa Conversa com Bial.

Para Gisele Ferreira, curadora do Festival a mesa foi pensada para discutir uma das características mais marcantes entre Brasil e Colômbia: o narcotráfico. “Não queremos de forma alguma “glamourizar” o tema, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Festival, mas promover uma discussão em que através da literatura possamos encontrar alguma explicação sobre a origem e a irmandade entre os dois países nesse que é um tema extremamente delicado, mas que precisa ser debatido”, conta ela. O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME, Café Três Corações e Secretaria de Turismo. Com o apoio das entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Mais informações, sobre ingressos, programação completa e guia virtual podem ser obtidas no site www.flipocos.com  ou na GSC Eventos pelo telefone 35 3697 1551.

 Informações para a imprensa:

Fonte e Imprensa: Jéssica Balbino

balbino.jessica85@gmail.com

 

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

 

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo