GastronomiaTurismo

Como Dessalgar o Bacalhau seco e novamente hidratado

Ideal para o amoço do 1º do ano

Como Dessalgar o Bacalhau seco e novamente hidratado

O bacalhau seco e salgado precisa ser dessalgado e novamente hidratado para poder ser consumido. Feita essa operação, que de fato é muito simples, o bacalhau deverá ter readquirido sua maciez, tendo ganho uma consistência e um gosto que o peixe fresco jamais terá. O bacalhau pode ganhar até 20% peso se for corretamente dessalgado. Veja como é simples dessalgar e aproveitar o melhor do peixe, fazendo-o render e ficar com um sabor excepcional:

Como Dessalgar o Bacalhau

1- Depois de cortar o bacalhau em postas, lave-bem em água corrente para tirar o sal que recobre o peixe.

2- Coloque o bacalhau num recipiente fundo, sobrepondo as partes de modo que a pele fique em contato com a carne (isso no caso da pele não ter sido toda retirada, ou se ainda restarem pedaços. Cubra o bacalhau com água.

3- Guarde o vasilhame dentro da geladeira – a dessalga do bacalhau dentro da geladeira faz com que ele irá fique tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum. Se dessalgado fora da geladeira, além de exalar cheiro forte, o bacalhau pode pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes.

Como Dessalgar o Bacalhau

4- É preciso trocar a água do bacalhau de três a quatro vezes por dia.

5- O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas ( ou lombos) do bacalhau:

 normais postas : 24 horas

Postas grossas: 40 horas

Postas muito grossas: 48 horas

Bacalhau desfiado: 6 horas

O ponto certo de sua carne é quando o sal já foi praticamente eliminado. Para percebê-lo, no começo, basta provar a água para verificar a diminuição do sal. Depois, com uma faquinha delicada, ou mesmo com as mãos, pode-se tirar uma lasquinha da carne de dentro do lombo para ver se o sal já foi eliminado.

Como Dessalgar o Bacalhau seco e novamente hidratado
Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica

#RodolfoBracali

FotosChef Rodolfo Bracali / Arquivo Pessoal

Fonte:  Rodolfo Bracali
chefrodolfobracali

Fake News na pandemia e o perigo do medo coletivo. https://www.egonoticias.com/fake-news-na-pandemia-e-o-perigo-do-medo-coletivo/

 

Powered by Rock Convert
Etiquetas

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar