ComportamentoEmpreendedorismo

Como Melhorar o Clima Organizacional de Uma Empresa?

É uma tarefa essencial para qualquer empresa

Como Melhorar o Clima Organizacional de Uma Empresa? Melhorar o clima organizacional é uma tarefa essencial para qualquer empresa. Quer saber por que? Clique já neste artigo e descubra!

Melhorar o clima organizacional é uma tarefa de grande valor para empresas que buscam melhores resultados, assim como otimizações no trabalho. E quer saber por que?

Imagine a seguinte situação: um funcionário chega ao trabalho e dá de cara com um ambiente sujo, bagunçado e com colegas que só reclamam e fazem fofocas. 

Para você, isso é um local apropriado para desenvolver um bom trabalho? Provavelmente a sua resposta será “não”, certo?

Por isso a importância de um bom clima organizacional, ou seja, de um ambiente onde os colaboradores sintam-se, de fato, satisfeitos, felizes e motivados.

E, para te ajudar nisso, separamos a seguir dicas essenciais para você adotar em sua empresa e, consequentemente, melhorar o clima organizacional dela!

Como Melhorar o Clima Organizacional de Uma Empresa?
Como Melhorar o Clima Organizacional de Uma Empresa?
Foto Divulgação

Veja ainda: Cansado da folia? Veja outras alternativas

Como melhorar o clima organizacional?

Dica 1: Peça e dê feedbacks

Os feedbacks são fundamentais, pois ajudam chefes e colaboradores a entenderem o que está funcionando e o que não está dentro da empresa.

Por exemplo, com o feedback você pode entender melhor o que precisa ser mudado, o que não está agradando o pessoal ou o que precisa ser mantido…

Além disso, é importante que os chefes deem feedbacks com uma certa regularidade aos colaboradores para que eles saibam se estão no caminho certo e o que é esperado deles na empresa.

Para coletar essas informações e entender os sentimentos dos funcionários a respeito do ambiente de trabalho, você pode:

  • Realizar pesquisas (por meio de um questionário ou uma entrevista);
  • Realizar reuniões;
  • Utilizar caixas de sugestão.

Dica 2: Disponibilize horários flexíveis

Hoje em dia, com o tantas tecnologias a disposição e a modalidade home office, é possível oferecer uma maior flexibilidade em relação aos horários de trabalho.

Ou seja, não defina que os colaboradores precisam entrar às 9h e sair às 18h todos os dias. Pense um pouco sobre isso e ofereça horários mais flexíveis.

Por exemplo, empresas estão adotando cada vez mais a possibilidade de funcionários trabalharem um dia da semana em casa. Outras, que o funcionário trabalhe 10 horas por dia (durante 4 dias) e folgue o restante.

Enfim, considere essas e outras opções, pois implementando isso, provavelmente o clima organizacional da sua empresa irá melhorar e os funcionários terão mais tempo para passar com a família e os amigos – equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Portanto, cobre resultados e não horários. Afinal, se o colaborador está entregando as demandas e cumprindo as metas, não é necessário ele ir até a empresa todos os dias. O comprometimento é fundamental.

Divulgação, namídia, uiara zagolin
Foto Divulgação

Dica 3: Treine seus colaboradores

A peça mais importante para o crescimento de qualquer empresa é o capital humano. Por isso, invista em treinamentos para os seus colaboradores. 

Faça treinamentos que ajudem-os a melhorar o relacionamento interpessoal, a comunicação, a organização e o planejamento, as capacidades técnicas, a otimização do tempo, entre outros.

Assim, os funcionários serão cada vez melhores e mais qualificados, algo que só tende a agregar para o sucesso da empresa!

Dica 4: Ofereça prêmios/benefícios

Por fim, uma outra dica que ajudará a melhorar o clima organizacional da sua empresa é oferecer prêmios/benefícios aos seus colaboradores.

Como? Dando um dia de folga, uma viagem, cupons de desconto, ingressos para o cinema ou um show… enfim, há diversas opções para você escolher.

Dessa forma, os funcionários ficarão mais satisfeitos e motivados em realizar as tarefas do dia a dia, pois terão um estímulo a mais para alcançar metas e objetivos que contribuirão para o crescimento da empresa.

Portanto, desafie (de maneira clara e realista) os colaboradores a serem melhores no ambiente de trabalho e dê bonificações a eles por atingirem os objetivos e metas estabelecidas.

Como Melhorar o Clima Organizacional de Uma Empresa?
Na Midia

Fonte: Rozangela Silva, RJ

Veja ainda: Religiosos visitam a Cidade do Samba

 

 

User Rating: 4.35 ( 1 votes)
Etiquetas

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, Vice Presidente da APACOS, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar