ArtigosSaúde e Bem-Estar

Como Vai Sua Saúde Intestinal?

A saúde intestinal está relacionada com a saúde integral

Você acha que as funções do intestino se restringem a digestão, absorção e eliminação de resíduos? Pois saiba que vai muito além disso. A saúde intestinal tem reflexo em todo o organismo.

O intestino é considerado por muitos estudiosos o “segundo cérebro”. Cerca de 80% da serotonina é produzida no intestino, 4 vezes mais que o cérebro!

Essa conexão intestino – cérebro vai além. Estudos mostram que a flora intestinal parece ter papel importante na ansiedade e depressão.

A microbiota intestinal é cada vez mais estudada. Sua importância é tanta que já é considerada um “órgão virtual”. Dessa maneira, a saúde da flora intestinal determina a saúde intestinal, que por sua vez, tem papel fundamental na saúde geral do organismo.

A Flora Intestinal e a saúde intestinal

Cerca de 100 trilhões de bactérias moram no nosso trato intestinal. Ou seja, um número dez vezes maior de bactérias do que o número de células que temos em nosso corpo.

Em um intestino considerado saudável temos 80-85% de bactérias boas e apenas 15-20% ruins.

Essas bactérias boas auxiliam na digestão, de tal forma que promovem a função gastrointestinal normal. São também de extrema importância para nossa imunidade, uma vez que compõem nossa primeira defesa.

Já, as bactérias ruins atacam a membrana intestinal e aumentam assim a permeabilidade da membrana facilitando a entrada de substâncias tóxicas, parasitas e alimentos não totalmente digeridos. Dessa maneira, provoca uma inflamação e desencadeando o aparecimento de inúmeras doenças como distúrbios intestinais, alergias, artrite, problemas cardíacos, câncer, depressão, entre outros.

Foto Divulgação: Como vai sua saúde intestinal? - Detox Kriyá
Foto Divulgação: Como vai sua saúde intestinal? – Detox Kriyá

O aumento das bactérias maléficas no intestino também destrói os lactobacilos entre outras bactérias do bem que ajudam na digestão. Consequentemente, temos problemas digestórios.

Em resumo, nossa saúde intestinal pode ser determinada pela nossa flora intestinal. De forma que, qualquer alteração afeta não somente a saúde intestinal como a do corpo em geral.

Fatores que contribuem para a perda da saúde intestinal:

  • Alguns medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, antiácidos.
  • Dietas ricas em carboidratos refinados, açúcar e alimentos industrializados
  • Dietas pobres em fibras
  • Toxinas
  • Estresse
  • Infecções crônicas

Alimentos que contribuem para uma flora intestinal saudável:

  • Frutas
  • Verduras
  • Iogurte natural caseiro
  • Kefir

A perda da saúde intestinal

Assim como os chineses já diziam: toda doença começa e termina no intestino. A maioria dos problemas intestinais ocorre devido ao desequilíbrio da nossa flora intestinal.

A perda da saúde intestinal se manifesta primeiramente pela má digestão, gases e constipação. Esses problemas são bastante comuns, principalmente devido à má alimentação e o aumento do consumo de produtos industrializados.

Foto Divulgação: Como está sua saúde intestinal? - Detox Kriyá
Foto Divulgação: Como está sua saúde intestinal? – Detox Kriyá

A perda da saúde intestinal também se manifesta fora do intestino. Dessa forma, várias doenças como alergias, artrites, dores de cabeça, problemas de pele, câncer, doenças autoimunes, estão relacionados ao mau funcionamento do intestino.

Devolva a saúde para seu intestino 

Se por um lado, diversas doenças começam pela perda da saúde intestinal. Por outro, devolver a saúde dos intestinos promove a melhora das doenças e da sua qualidade de vida.

Para se viver bem, devemos partir da saúde do intestino. Para isso, mantê-lo limpo e saudável é fundamental.

Assim, a melhor forma de devolver a saúde para seu intestino, é aliar uma alimentação saudável com o Programa de Detox Kriyá.

 

Foto Divulgação: Detox Kriyá
Foto Divulgação: Detox Kriyá

Leia + sobre o Detox Kriyá: Detox Kriyá – Vida plena e saudável

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Leia também: Alimentação e o Impacto na Saúde

                                     

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo