Economia e NegóciosFeiras e Eventos

Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro

Abertura Couromoda: Retomada da competitividade impulsionará negócios do setor calçadista em 2020.

Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro.

Abertura Couromoda: Retomada da competitividade impulsionará negócios do setor calçadista em 2020.

47ª Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro como o maior encontro de negócios, relacionamento, moda e informação da indústria e o varejo de calçados e acessórios.

São Paulo, 13 de janeiro de 2020 – A 47ª edição da COUROMODA, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, começou hoje em São Paulo, imprimindo um intenso clima de otimismo para o setor coureiro calçadista nacional. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, às 10h, com a presença de autoridades políticas, econômicas e setoriais, que comemoraram os últimos avanços que prometem uma injeção de ânimo na recuperação dos negócios em níveis nacional e internacional. O evento acontece até quarta-feira, dia 15, no Expo Center Norte.

Calendário do setor calçadista brasileiro
Geral – Foto Fabio H Mendes

A positividade do setor será impulsionada pelos recentes anúncios de garantias de benefícios fiscais juntos aos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, um pleito de longa data do setor calçadista. Na abertura oficial do evento, integrado à 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, Francisco Santos, Fundador e Presidente da Couromoda, ao lado dos governadores João Doria (Governador de São Paulo) e Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul), comemorou a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 11% para 4% no Rio Grande do Sul e, de 7% para 3,5% em São Paulo.

Em seu discurso, Francisco Santos reforçou que as iniciativas nos dois maiores estados produtores de calçados do País, marcam o momento mais importante do setor em anos, focado na plena recuperação dos negócios após uma fase dura na economia. “Diversos sinais nos permitem vislumbrar um ano promissor, como a retomada do consumo na Black Friday e no Natal. Isso anima o varejo e deve garantir uma boa visitação na Couromoda e a realização de novo negócios nos três dias de evento. Complexos ajustes e reformas saíram do papel, e outras devem acontecer neste ano, garantindo novos empregos, mais renda e retorno do crescimento do setor”, avalia Francisco.

Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro
Francisco Santos Presidente da Couromoda e Henrique Meirelles – Foto Newton Santos

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ressaltou que a melhoria de vida das pessoas não acontece sem um programa efetivo de geração de empregos. “Temos esse propósito, com o olhar especialmente para o setor de calçados, gerando renda, independência e autonomia, saudando aqueles que empreendem neste País apesar das dificuldades. Estamos em um momento histórico, onde o Rio Grande do Sul é o líder nacional em exportação de calçados com mais de 30 milhões de pares, receita de US$ 444 milhões de ingresso de recursos no estado, e emprega mais de 90 mil pessoas. Estamos certos de que a nossa indústria responderá à nova condição tributária com investimentos em toda cadeia produtiva e, assim, proporcionar mais empregos e renda para a população”, aponta Leite.

Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro
Eduardo Leite RS, João Dória SP, Francisco Santos Couromoda e Henrique Meirelles SP. Foto Fabio H Mendes

O governador de São Paulo, João Doria, lançou um desafio de crescimento para o setor no estado, que tem meta prevista de crescimento de 2,5%. “Somos o quarto produtor, mas temos que buscar o terceiro lugar de maior mercado consumidor.

Desafio o setor a alcançar mais um ponto e chegar à 3,5% do PIB”, provocou Doria. Também participaram da cerimônia Caetano Bianco Neto (Presidente da Abicalçados e Sindicalçados Jaú), Airton Dias (Diretor do comitê Couromoda de Varejo), Marcelo Lauxen Kehl (Presidente da ACI – NH/CB/EV), Samir Nakad (Presidente do Sinbi) e José Carlos Brigagão do Couto (Presidente do SindiFranca). Fátima Daudt (Prefeita de Novo Hamburgo), Lucas Redecker (Deputado federal e presidente de Frente Parlamentar do Setor) além dos prefeitos do Vale do Sinos, Franca, Birigui e Jaú, participaram da abertura.

Henrique Meirelles, secretário da fazenda e planejamento do Governo do Estado de São Paulo, e Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e trabalho do Governo do Estado de São Paulo, receberam homenagem pelo projeto de desenvolvimento de competitividade (ICMS) e os títulos de Cidadão Calçadista de Franca.

Couromoda abre o calendário do setor calçadista brasileiro
Henrique Meirelles – Foto Fabio H Mendes

A edição 2020 reúne nos três dias de evento grandes players do mercado calçadista nacional e compradores estrangeiros dos maiores centros de consumo do mundo, como Estados Unidos e América Latina. A feira é reconhecida por fortalecer e fomentar informação e negócios entre varejo e lojistas, além de gerar negócios que correspondem a 35% do movimento anual do setor calçadista.

Setor calçadista brasileiro
Jeferson Santos Diretor da Couromoda e Anderson Birman da Arezzo – Foto Fabio H Mendes

SERVIÇO:

COURO MODA

47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda.

Site: couromoda.com

@couromoda
SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER :

10ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios

Site: saopaulopretaporter.com

@sppretaporter

Data: 13 a 15 de janeiro de 2020 – Segunda a quarta-feira: das 9h às 19h

Local: Expo Center Norte – São Paulo

Informações para Imprensa:

Suporte Comunicação:

Telefone: +55 11 3035 – 3070
@suportecomunica

Fotos: Fabio H Mendes

Foto: Newton Santos

Fonte:

Thais Vallim
E-mail: tvallim@suportecomunicacao.com.br
Ramal 115

Gabriela Mota
E-mail:
gmota@suportecomunicacao.com.br
Ramal 118

Thainara Ferrante
E-mail: tferrante@suportecomunicacao.com.br
Ramal 117

Feira de tecnologia mais importante do mundo CES!
Philips Hue apresenta novidades na CES 2020

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo