Agronegócios

Deputado Valdir Colatto quer empenho do Governo

O Governo quer garantir exportação, prorrogação de financiamentos e melhores preços para o milho

Diversas preocupações com o setor suinícola brasileiro foram tema de uma reunião na tarde desta terça-feira (13/03). No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília.

O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), juntamente com membros da Frente Parlamentar da Suinocultura, cobrou do secretário de Política Agrícola.Neri Geller, providências para que a cadeia não seja ainda mais prejudicada. 

Três temas nortearam as reivindicações. O embargo russo à carne suína brasileira, a cotação da saca de milho e o endividamento dos produtores. Para Colatto, é fundamental que o Governo se empenhe em buscar mercados para exportar a produção. Viabilize crédito para financiamento da produção.

“É preciso também, garantir que sejam construídos novos armazéns para estocagem dos grãos”, complementou o deputado catarinense. 

O setor iniciou o ano diante de um embargo russo à carne suína brasileira, principal destino do produto Representando 38% de nossas exportações no último ano. O fechamento deste mercado influencia diretamente nos preços do suíno no mercado interno. Uma vez que o excesso de oferta pressiona os preços para patamares que na última semana chegaram a R$ 2,80 por kilo.  Em Santa Catarina e no Paraná, e a R$ 2,55 no Mato Grosso.

Deputado Valdir

+LEIA MAIS: Deputado Colatto recebe homenagem em Brasília

Contribuindo para este cenário de prejuízos ao produtor, está o aumento na cotação da saca de milho. Diante da quebra de safra de grãos na Argentina, estiagem em regiões do Rio Grande do Sul e aumento das exportações.

O deputado  Valdir Colatto destacou ainda que é preciso garantir o cumprimento das regras estabelecidas no Manual de Crédito Rural. Que tratam da prorrogação automática das dívidas dos produtores, contraídas após a grande crise que afetou o setor em 2016.

“As parcelas destes custeios já venceram ou vencem nos próximos meses e se torna urgente a prorrogação ou renovação automática. Para 2020. Não podemos permitir que mais suinocultores deixem a atividade por falência”, concluiu.

Deputado  Valdir Colatto (PMDB/SC)

Brasília  (+55 61) 3215 5516 /  (+55 61) 98157 3016 – Aline Rechmann

Chapecó (+55 49) 3328 1516 – Vinicius Schneider

www.valdircolatto.com.br

Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!
Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 19 anos. Como Jornalista. seu interesse principal é a Manchete, especializado em Rank Math SEO , Publicação de Artigos e Publicidades .Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. WhatsApp: +55 31- 9 9885-9387 - VIVO - e-mail: rcb539@gmail.com - Belo Horizonte- MG

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar