Agronegócios

Deputado Valdir Colatto quer empenho do Governo

O Governo quer garantir exportação, prorrogação de financiamentos e melhores preços para o milho

Diversas preocupações com o setor suinícola brasileiro foram tema de uma reunião na tarde desta terça-feira (13/03). No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília.

O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), juntamente com membros da Frente Parlamentar da Suinocultura, cobrou do secretário de Política Agrícola.Neri Geller, providências para que a cadeia não seja ainda mais prejudicada. 

Três temas nortearam as reivindicações. O embargo russo à carne suína brasileira, a cotação da saca de milho e o endividamento dos produtores. Para Colatto, é fundamental que o Governo se empenhe em buscar mercados para exportar a produção. Viabilize crédito para financiamento da produção.

“É preciso também, garantir que sejam construídos novos armazéns para estocagem dos grãos”, complementou o deputado catarinense. 

O setor iniciou o ano diante de um embargo russo à carne suína brasileira, principal destino do produto Representando 38% de nossas exportações no último ano. O fechamento deste mercado influencia diretamente nos preços do suíno no mercado interno. Uma vez que o excesso de oferta pressiona os preços para patamares que na última semana chegaram a R$ 2,80 por kilo.  Em Santa Catarina e no Paraná, e a R$ 2,55 no Mato Grosso.

Deputado Valdir

+LEIA MAIS: Deputado Colatto recebe homenagem em Brasília

Contribuindo para este cenário de prejuízos ao produtor, está o aumento na cotação da saca de milho. Diante da quebra de safra de grãos na Argentina, estiagem em regiões do Rio Grande do Sul e aumento das exportações.

O deputado  Valdir Colatto destacou ainda que é preciso garantir o cumprimento das regras estabelecidas no Manual de Crédito Rural. Que tratam da prorrogação automática das dívidas dos produtores, contraídas após a grande crise que afetou o setor em 2016.

“As parcelas destes custeios já venceram ou vencem nos próximos meses e se torna urgente a prorrogação ou renovação automática. Para 2020. Não podemos permitir que mais suinocultores deixem a atividade por falência”, concluiu.

Deputado  Valdir Colatto (PMDB/SC)

Brasília  (+55 61) 3215 5516 /  (+55 61) 98157 3016 – Aline Rechmann

Chapecó (+55 49) 3328 1516 – Vinicius Schneider

www.valdircolatto.com.br

Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!
Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!

Etiquetas

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar