Reciclagem

Desperdício de alimentos e a cadeia da reciclagem

Brasil é um dos países que mais desperdiça no mundo, segundo levantamento da FAO

Nosso país não está numa boa colocação quando o assunto é desperdício de alimento. De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil descarta cerca de 40 mil toneladas de alimentos, nos deixando na 10ª posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida no mundo. Frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados. Um dado que muitos não imaginam é o desperdício de carnes e pescados, tanto no momento de produção como na venda da matéria-prima. E é pensando nisso, desde já, que uma empresa catarinense reaproveita toneladas de resíduos de peixe que seriam descartados. Para contribuir com o mercado de reciclagem a empresa Agroforte, com sede em Biguaçu, tem capacidade de beneficiamento diário de até 300 toneladas de resíduos de proteína animal que iriam parar em aterros sanitários ou lixões.

Foto Divulgação

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: Prêmio Comunicação e Destaque mais uma vez bate recorde de público

Foto Divulgação

De forma consciente e em parceria com peixarias, filetadores, grandes empresas de pecados e mercados públicos, a Agroforte transforma, e torna útil, 70% do peixe que não serve para ser comercializado. Essa matéria-prima acumulada diariamente passa por um processo de beneficiamento e se transforma em farinha e óleo. Desse insumo 25% é farinha, 5% é óleo e 70% é água, que a empresa devolve dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes para o meio ambiente. Por mês, esses rejeitos que seriam desperdiçados são transformados em, aproximadamente, 1000 toneladas de farinha e 200 toneladas de óleo. Esse insumo é a base para a fabricação de ração para pets, de alta qualidade e que serão vendidas no Brasil e no exterior.

Foto Divulgação

Desde 2002, a indústria trabalha com excelência na coleta de resíduos de peixes e hoje, com cerca de 700 empregos diretos e indiretos, é uma empresa totalmente voltada para o crescimento da sociedade e preocupada com a sustentabilidade.

Fonte: Estrutura de Comunicação

 

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

 

 

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo