Saúde e Bem-Estar

Devemos usar sabonetes em barra ou líquido?

O sabonete líquido é melhor que o sabonete em barra?

Devemos usar sabonetes em barra ou líquido?

O que devemos usar: Sabonetes em Barra x Bactérias x Sabonete Líquido?

O momento do banho, sem dúvida, está relacionado com a manutenção da higiene do corpo e, 
consequentemente,  da saúde.  Neste momento,  então, temos que ter uma série de procedimentos que visam esta nossa higiene, como preparar higienicamente o banho da próxima pessoa a utilizar o chuveiro.

Devemos usar sabonetes em barra ou líquido?

Se vamos ver pelo aspecto higiênico, e levarmos a “ferro e fogo”,  o sabonete em barra tem muito mais possibilidade de albergar germes do que o sabonete líquidos tendo em vista o contato direto com o corpo. Na formulação normal dos sabonetes é adicionado uma substância bacteriostática que é direcionada a segurar o crescimento das bactérias inoculadas durante o uso, mas numa concentração que não chega a matar estas bactérias.

Devemos usar sabonetes em barra ou líquido?

Não deixe de ler: Dr. Bactéria oferece curso sobre Higienização da Casa

Sabonete Líquido

O sabonete líquido funciona do mesmo modo mas não existe o contato direto com o corpo, não havendo contaminação pelo toque. Existe a possibilidade da transmissão de germes patogênicos, como por exemplo HPV (10 % dos casos de HPV são transmitidos não sexualmente, por objetos como toalhas, cadeiras, sabonetes , etc), dermatites, micoses entre outras infecções de pele. Não existe nenhuma vantagem prática na utilização dos chamados “sabonetes bactericidas ou antibacterianos”, podem transmitir estas infecções, do mesmo modo. Inclusive, a utilização constante de sabonetes bactericidas pode fazer mais mal do que bem, pois podem atuar sobre a “microbiota residente”, isto é, germes que residem normalmente em sua pele exercendo papel de proteção contra a ação de micro-organismos patogênicos (que podem causar doenças).

Poderíamos até falar que o sabonete líquido representa menos bactérias que o sabonete em barra, mas, geralmente, utilizamos esponjas para o uso dos sabonetes líquidos, ai a pergunta. Qual o estado da esponja que vai ser utilizada? Na prática, dificilmente nós vamos pegar uma infecção ou doença por utilizar um sabonete em barra ou líquido.

Basta seguir alguns preceitos e regras higiênicas no banho:

 

1. ao iniciar o banho “gastar” um pouco o sabonete em água corrente (chuveiro)
2. utilizar água a temperatura adequada, agradável ao toque, nunca muito quente pois diminui a
resistência da pele
3. ensaboar normalmente e enxaguar adequadamente
4. não permanecer muito tempo no chuveiro
5. limpar o sabonete, gastando novamente em água corrente e eliminando pelos ou sujidades
visíveis
6. toalhas de banho dever ser utilizadas individualmente e trocadas a cada 2 dias
7. evite estrados plásticos nos pisos dos chuveiros pois dificilmente são higienizados corretamente
8. nos casos especiais de pessoas com HPV (verrugas), micoses, dermatites ou outras infecções de pele, seguir as recomendações médicas e usar um sabonete individual por ocasião da doença ou durante o tratamento

Devemos usar sabonetes em barra ou líquido?
Na Midia

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Roberto Figueiredo / Divulgação
Assessoria de Imprensa

Não deixe de ler: Dr Bactéria fala sobre higiene nos alimentos

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo