Saúde e Bem-EstarTerapias

Dia do Riso Rir ajuda na redução do stress na melhoria do sono

Especialistas listam os benefícios do riso e como ele pode ajudar na saúde

Dia do Riso Rir ajuda na redução do stress na melhoria do sono

Rir é o melhor remédio, já diz o ditado. Pode até ter um exagero na frase, mas diversas pesquisas comprovam que quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, um hormônio que age como um “analgésico natural” e leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade, favorecendo a circulação sanguínea e podendo inibir o estresse. Sendo o humor um poderoso remédio, não podemos deixar de celebrar o Dia Internacional do Riso, comemorado em todo o mundo no dia 18 de janeiro.

Especialistas listam os benefícios do riso e como ele pode ajudar na saúde:

Aliado poderoso contra a depressão:

 Rir ajuda na redução do stress, na melhoria do sono, no fortalecimento do sistema imunológico, no estímulo da criatividade e até mesmo na queima de calorias. Mas do que um excelente remédio, rir não tem contra-indicação. É recomendado rir o maior número de vezes por dia”, explica Ivana Cabral – reprogramadora mental.

Ameniza as dores:

O psicólogo Israel de Deus, do Instituto Ser + ressalta que rir pode amenizar dores: “Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Os médicos explicam que, depois do riso, hormônios como endorfina e serotonina são liberados na corrente sanguínea, o que proporciona bem-estar”.

Ajuda amenizar rugas:

 “Sorrir é um ótimo exercício facial. Trabalha com a musculatura do rosto, ajuda a dar firmeza e tônus à pele. Além de mexer com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas e pés.  Sempre recomendo para as minhas clientes”, explica a esteticista Natalia Nascimento, da NN Estética.

Interação social:

A fonoaudióloga e Fundadora do Clube da Fala, Laila Wajntraub, ressalta ainda a importância do riso para a interação social: “A expressão facial é a forma mais comum de demonstrar emoções e o sorriso é que melhor rompe barreiras e aproxima as pessoas, tanto em relacionamentos sentimentais, quanto profissionais. Pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente e pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo. Quando vemos alguém sorrindo, nosso cérebro interpreta isso como um comando para sorrirmos também. Nossas mentes são espelhos. Deste modo, o sorriso é poderoso: cria conexões, e estabelece facilmente empatia”.

Ajuda a afastar a negatividade:

O psicólogo Israel de Deus, do Instituto Ser +  ressalta ainda que estar próximo de pessoas que estão sempre sorrindo ajuda a afastar a negatividade: “Um gentil sorriso no rosto ou uma gargalhadas frouxas e contagiantes, acentua a positividade de um dia, e ajuda a mudar uma perspectiva negativa. Não sei se você já vivenciou a experiência de nem estar com vontade de rir, mas seu amigo solta aquela gargalhada, e você também é tomado pela vibração de humor instaurada no ambiente. O risos, contagia e vincula as relações saudáveis”.

Alerta!

Mas cuidado, rir demais pode não ser saudável, segundo o psicólogo Israel de Deus, do Instituto Ser + , tudo que é demais esta errado, até a felicidade:

“O que experimentamos como alegria, bom humor, felicidade e todos os demais conceitos positivos, só são possíveis se pelos menos contrastarem com aspectos negativos em nossa existência, se não vivenciamos um aspecto em contraste ao outro não é possível a mensuração do saber esta feliz, alegres e afins. Um exemplo contemporâneo onde o riso não é positivo é quando ele é evocado através de um bullyng. Um grupo de pessoas não pode rir do outro por chacota, isso será nocivo”.

Depoimento da Personagem da matéria: Vivi Cataldi – humorista e empresária cultural

“Rir é cura! Momentos de stress existirão sempre, mas temos o poder de escolher, se dominado ou dominar. Eduque sua mente a agradecer mais, reconhecer mais momentos alegres do que os tristes e você verá o bem que te fará levar a vida sorrindo. Por isso, eu sempre que posso estou sorrindo, mas também posso chorar, de tanto rir! Se cada um de nós puder ver a vida por essa perspectiva as coisas ficam mais fáceis, ou menos doloridas.  Mais sorrisos virão no lugar da preocupação e mau humor. Eu trabalho com (bom) humor nas aulas de yoga, nos palcos e na vida”.

Serviço: Dia do Riso Rir ajuda na redução do stress

Fonte: Sarah Monteiro

Foto: Divulgação

Assistir aos programas do Canal Ego TV: Rosilene Bejarano Simplesmente um luxo! 

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo