Estilo de vida

Dicas do que fazer com idosos em casa na quarentena

Atividades podem render recordações

Dicas do que fazer com idosos em casa em época de coronavírus

Para a prevenção do contágio da covid-19 estão todos em casa e muito se fala em opções para entreter as crianças que estão sem escola, quase uma fase de férias antecipadas, com o agravante de não poder nem descer para o parquinho do condomínio. Com idosos, a rotina precisa ainda de mais reforço para que eles se mantenham ativos e saudáveis.

Neste momento de isolamento, o que fazer para que esses idosos não se sintam tão sós? A enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, Marcella dos Santos, dá dicas de como manter essas pessoas saudáveis e em movimento tanto mentalmente quanto fisicamente.

Dicas do que fazer com idosos em casa na quarentena
Exercícios físicos – Foto Divulgação

Dicas do que fazer com idosos em casa

  1. Exercícios físicos

Manter a atividade física, por meio de alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa. Alongamentos e pequenos pesos caseiros como sacos de feijão, por exemplo, ajudam a manter a rotina.

  1. Contação de histórias

Para idosos também é interessante o estímulo à leitura. Pode ler um livro em conjunto e ir interagindo sobre a leitura. Também pode ser interessante usar álbuns de fotografias para estimular a partilha de memórias. Este momento pode ser muito rico para a família toda. Pode incluir também integrantes que estão em suas casas, por vídeo-chamada. É um lindo momento para os avós contarem histórias para a geração mais nova.

“Outra sugestão é a de escrever, em conjunto, a biografia do idoso, contando sua própria história. Isso estimula a memória também, além de ser um registro lindo para se guardar”, explica Santos.

  1. Ajudar na cozinha

Em primeiro lugar, para aqueles que ainda têm independência para cozinhar ou ajudar na cozinha, essa pode ser uma atividade muito interessante. A principio, fazer bolos e tortas com receitas antigas da época do idoso, resgatar as receitas de família e até fazer um caderno organizando essas preciosidades para passar adiante. “É importante sempre tomar cuidado com objetos cortantes e com o fogo para aqueles com a motricidade reduzida, mas a atividade não deixa de ser interessante para eles também”, alerta a enfermeira chefe.

  1. Jogar um dos seus jogos favoritos

Geralmente jogos como o dominó, cartas e tabuleiro fazem sucesso. Palavras cruzadas também são sempre bem aceitas. A dica é fazer desafios, placares para que seja estimulante jogar.

  1. Estimular a criatividade

Bem como, a pintura é uma atividade usada muitas vezes para ajudar a relaxar. Podem ser livros de pintura ou em telas, dependendo a cognição do idoso. Desde já, criar um álbum ou uma caixa de memórias, onde são colocados vários objetos ou fotos que tenham um significado especial para a pessoa e que possa ser acessado facilmente, também é uma ideia que pode estimular a busca por esses objetos.

Dicas do que fazer com idosos em casa

  1. Música e dança

Principalmente, ouvir músicas que remetem às memórias pessoais. Também, pode convidá-los a dançar, caso seja possível. Segundo, essa prática é interessante tanto para uma atividade cognitiva quanto física. Conversar sobre a música, ver vídeos do artista preferido. Assim, com a internet, é possível trazer memórias da época dos shows e do rádio.

  1. Filmes

Outra atividade interessante é propor uma sessão de cinema. Depois de fazer aquele bolo ou torta, tomar o lanche da tarde assistindo um bom filme pode render bons momentos. Ainda é possível aproveitar para comentar. Os clássicos mais antigos trazem vestimentas, músicas e artistas que podem ser tema da conversa.

  1. Jardinagem

Antes de mais nada, caso tenha jardim em casa, pode pedir para o idoso aguar as plantas. Se morar em apartamento, deixe alguns vasos para que eles consigam cuidar. Toda atividade que envolva cuidar das plantas, montar uma mini horta, pode ser muito benéfico.

  1. Conversar

Principalmente, o diálogo é muito importante. Procure sempre conversar com o idoso, explicar o que está a acontecendo e escutar suas angústias. sob o mesmo ponto de vista, pode ser útil pegar um artigo de jornal ou revista e discuti-lo. Lembre-se de mudar o foco de assuntos negativos.

  1. Religião / Espiritualidade

Primeiramente, é essencial manter o máximo dos rituais religiosos a que estão acostumados. Alem disso, existem canais de TV específicos e podemos oferecer para que acompanhem as missas, orações e cultos. Ao mesmo tempo, alguns líderes religiosos adotaram transmissões on-line.

Em outras palavras, “A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa fase, mas alguns não aceitam muito bem, então o conselho é que seu uso seja sempre supervisionado. Da mesma forma, promova encontros virtuais com outros familiares para diminuir o isolamento social. Assim também, existem aplicativos para treinamento do cérebro direcionado para idosos. Também, é muito importante é mantê-los em movimento”, finaliza Santos.

Dicas do que fazer com idosos em casa na quarentena
Chef-Rodolfo-Bracali-E-book-Assessoria-Gastronômica

FotosDivulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Gabrielle Monice
Assessoria de Impressa

Sebrae SC identifica setores mais afetados pela crise: https://www.egonoticias.com/sebrae-sc-identifica-setores-mais-afetados-pela-crise/ 

Etiquetas

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O isolamento domiciliar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é essencial para que possamos controlar a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
    Ficar em casa, além de ser uma ação responsável a fim de zelar pela nossa saúde e das demais pessoas — principalmente os idosos e outros grupos de risco —, pode ser um período produtivo.
    É isso mesmo!
    Embora essa situação tenha causado o adiamento de diversos projetos, os dias em casa poderão ser úteis no processo de reciclagem, aprendizado e na adoção de novas práticas de convivência.
    Afinal, o que fazer na quarentena? Como utilizar esses dias em casa de forma produtiva para manter a saúde, não só física, mas também mental?! Essas são algumas dúvidas de grande parte da população que está em período de isolamento.
    O grupo Memórias Paulistanas – Histórias Paulistanas precisa de vocês.
    Vocês trazem consigo aquilo que somente o tempo é capaz de somar às nossas vidas. Trazem mais respeito, sabedoria, vivacidade e aquela forma diferenciada de tratar a memória da cidade e dos bairros paulistanos.
    Uma cidade não é feita apenas de ruas, casas, paisagem, praças e monumentos. A cidade contém vida, pessoas e relações que traduzem o seu espírito
    O grupo Memórias Paulistanas inaugurou um projeto ambicioso de levantamento da história e memória da cidade de São Paulo.
    Venha relembrar, e porque não, colaborar com suas fotos, lembranças, causos, memórias e histórias com uma comunidade que tem os mesmos objetivos que os nossos. Reviver tempos de harmonia, amizade, simplicidade, solidariedade, enfim, um tempo que passou e que muitas lembranças deixaram.
    O grupo Memórias Paulistanas é livre para receber fotos, documentos, textos, filmes, e tudo o que se relaciona com a história da cidade de São Paulo.
    Participe
    https://www.facebook.com/groups/memoriaspaulistanas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar