Economia e Negócios

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante

Você está pensando em abrir um restaurante?

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante.

Se você está pensando em abrir um restaurante daqui algum tempo, não deixe de conferir este artigo, pois certeza ele irá te ajudar com dicas incríveis!

Abrir um restaurante é o sonho de muitos empreendedores e se você é um deles saiba que este artigo foi feito para você!

Nele, daremos dicas essenciais para te ajudar a abrir seu restaurante, abordaremos também sobre o que você deve fazer para mantê-lo e claro, como ter sucesso com ele.

Portanto, acompanhe a leitura com atenção até o fim e quando for abrir seu restaurante, não deixe de levar em consideração os pontos que falaremos a seguir.

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante
Foto Divulgação

Dicas essenciais para abrir um restaurante

Planejamento e organização

Tudo começa com um bom planejamento e organização. Ou seja, você precisa ter tudo bem estruturado e alinhado antes de abrir o restaurante de fato.

Sendo assim, é essencial que você pense em questões como:

  • Qual será o tipo do seu restaurante? Tradicional? Self Service? Rodízio? De culinária regional? De lanches/hambúrgueres…?
  • Onde o restaurante ficará localizado, ou seja, o ponto comercial? Qual será o tamanho dele? A região é segura e tem um bom fluxo de pessoas?
  • Qual será o público-alvo dele? Quem você deseja atender?
  • Quais serão os horários e dias de funcionamento?
  • Quantos funcionários serão necessários?
  • Como será o cardápio? Será mais popular ou gourmet?
  • Quais serão os preços? Quanto de lucro pretende ganhar em cada prato, bebida e sobremesa?
  • Como será feita a gestão do estoque?
  • Como será a decoração? Quantos e quais móveis serão necessários?
  • Vai ter música ao vivo? Televisões?
  • Vai oferecer delivery?
  • Quais estabelecimentos podem ser possíveis concorrentes?
  • O que é necessário fazer para que o restaurante esteja regularizado?
  • Quanto dinheiro será preciso investir? Infraestrutura, aluguel, móveis, contas de luz, água… salários, fornecedores…

Essas e outras questões precisam estar muito bem definidas antes de abrir o restaurante. Dessa forma, você terá muito menos imprevistos e dores de cabeça.

Dica extra

Faça uma análise de mercado, veja o que concorrentes e restaurantes parecidos com o que você pensa em abrir estão fazendo. Assim, você terá uma boa base para começar o seu planejamento e a sua organização.

E vale ressaltar que ficar de olho nos concorrentes é algo que deve ser feito inclusive quando o seu restaurante já estiver aberto. Dessa forma, você conseguirá ver o que estão fazendo de certo para você adotar também (ou de errado, para você evitar).

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante
Foto Divulgação

Contratações de profissionais

Quantos colaboradores o seu restaurante vai precisar para começar a funcionar? 5? 10? 15? Ou mais?

Tenha em mente que a maioria dos funcionários estará em contato com os clientes todos os dias e por isso você deve ser rigoroso(a) para escolher os melhores, afinal de contas, clientes insatisfeitos, principalmente por causa de um atendimento ou comida ruim, não costumam voltar e ainda podem recomendar para outras pessoas que não frequentem o local também.

Sendo assim, tenha muita atenção a isso e, sempre que possível, realize treinamentos para que os colaboradores mantenham um alto nível de trabalho.

Por exemplo, você pode precisar de chefs, gerentes, garçons/atendentes, operadores de caixa… Pense em cada etapa e quais funcionários serão precisos para que se mantenha um bom fluxo de trabalho.

Ambiente/espaço

Outro ponto de suma importância ao abrir restaurante é em relação ao ambiente/espaço.

Ou seja, é fundamental que ele esteja sempre limpo e organizado, tenha uma bela decoração, seja agradável e aconchegante, tenha cadeiras, mesas e booths para restaurantes que sejam de qualidade… enfim, é importante pensar em como será experiência do consumidor nele.

E claro, para isso é necessário levar em conta o público-alvo do restaurante, afinal, cada um tem certos gostos e características.

Divulgação

Depois que abrir o seu restaurante, você precisa divulgá-lo, certo?! Afinal, ele é um estabelecimento novo e poucas pessoas o conhecem ainda.

Sendo assim, invista em boas estratégias de divulgação para atrair cada vez mais clientes.

Você pode, por exemplo, realizar eventos, criar um site e blog, utilizar as redes sociais, investir em anúncios online, etc. Hoje em dia, principalmente por conta da internet, há inúmeras formas de fazer marketing e divulgar a sua empresa.

Atualização

Por fim, busque sempre atualização, afinal, o mercado é bastante dinâmico e passa por diversas mudanças e transformações. Uma coisa que funciona hoje, talvez não funcione amanhã.

Portanto, esteja por dentro das tendências e novidades, participe de eventos relacionados a área, faça networking e mantenha-se sempre estudando, pois assim você estará muito mais qualificado e preparado para ter um negócio de sucesso!

 

Dicas Para Quem Sonha em Abrir um Restaurante
Foto Divulgação

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bruno Guerra
Assessoria Imprensa

Não deixe de ler: Corretora de imóveis dá dicas para quem tem casa de férias em Orlando

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, Vice Presidente da APACOS, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo