AlimentosSaúde e Bem-Estar

Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidade

Covid-19 chegou no país há cerca de mais de um mês

Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidade e que contribuem para um suporte nutricional eficiente.

Em meio à pandemia e tantas recomendações sobre como se manter seguro o médico traz a importância de uma boa alimentação para a saúde imunológica.

São Paulo, abril de 2020 –  A Covid-19 chegou no país há cerca de mais de um mês e deixou a todos preocupados em como se proteger durante a pandemia. O médico Dr.Paulo Amazonas reforça que além de todas as medidas já orientadas sobre higiene é importante manter uma boa alimentação com suporte nutricional adequado para que o sistema imunológico esteja funcionando de forma eficiente.

Já dizia o pai da medicina Hipócrates, “que seu alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento”.  O aporte adequado de vitaminas e minerais obtidos, principalmente, através de uma alimentação equilibrada e nutritiva é um dos pontos chaves na prevenção de doenças crônicas e na resposta imunológica a invasores microscópicos como vírus e bactérias.

Sistema imunológico

É pela ingestão, digestão e absorção eficiente de alimentos ricos em nutrientes que conseguimos fortalecer e treinar um complexo exército de soldados, chamado de sistema imunológico, que estão distribuídos em todo o corpo, patrulhando e controlando a entrada de agentes invasores.  Somente um exército bem treinado e bem armado é capaz de me proteger de maneira eficiente e rápida contra um possível agente infeccioso.

Um dos principais locais de treinamento desses soldados ocorre no intestino, tido como um grande campo de batalhas, já que o maior número de agentes invasores é obtido pela alimentação.  “Além disso o intestino é o local onde também ocorre absorção dos nutrientes extraídos dos alimentos à partir da digestão. São quase 8 metros de extensão e 400m2 de área de absorção intestinal. A saúde começa pelo intestino!” ressalta Dr.Paulo Amazonas.

Vitaminas

As vitaminas são aliadas indispensáveis para tornar o sistema de defesa imunológica mais eficaz, tais como a vitamina D, vitamina C, vitamina A, vitamina E. Também,  Zinco, Selênio, Magnésio e vitamina B6, além de manter uma flora intestinal saudável que auxilia no amadurecimento desses soldados. Assim também, OMS recomenda uma ingestão diária de 5 porções de frutas e já que esse grupo de alimentos dispõe de uma enorme oferta das vitaminas e minerais além dos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Dr. Paulo Amazonas – Foto Divulgação
Sobre o Dr. Paulo Amazonas:

Em outras palavras, o médico que atua na medicina preventiva através da nutrologia, medicina ortomolecular e longevidade com foco na alimentação equilibrada e modulação intestinal, preparou uma lista de superalimentos importantes em uma dieta rica que contribuem para uma imunidade e nutrição eficiente. Mesmo assim, confira quais são esses alimentos:

Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidade
Abacate – Foto Divulgação
ABACATE:

Também, rico em gorduras boas além de vitaminas A, C,E, K, complexo B, cálcio, manganês, ferro e zinco, além de ser de aliado ao combate ao câncer de mama, próstata além de doenças cardiovasculares. Sugere-se o consumo meio abacate (ou aproximadamente 100g) como lanche da manhã ou tarde.

Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidade
Aveia em flocos – Foto Divulgação
AVEIA:

É um superalimento é a aveia, rica em fibras, fundamental para alimentar as bactérias intestinais e com isso fortalecer a imunidade, além de controlar os níveis de açúcar no sangue. Comer de 2-3 colheres de sopa de aveia por dia misturada com sua fruta favorita pode também ajudar no controle da fome e aumentar a saciedade

Suco e frutas vermelhas – Foto: Divulgação
FRUTAS VERMELHAS:

São incríveis para melhorar o sistema antioxidante e neutralizar a ação dos radicais livres, ajudando o sistema imune e ainda na prevenção de doenças cardiovasculares e infecções fúngicas e do trato urinário. Podem ser consumidas diariamente misturando morangos, mirtilos, cranberry em um delicioso suco ou in natura.

Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidade
Quinoa – Foto: Divulgação
QUINOA:

Completando esse time de superalimentos, podemos incluir a quinoa, considerada um dos vegetais mais completos e com proteínas de alta qualidade, substituindo com equivalência a carne animal na dieta dos vegetarianos rica em fósforo, cálcio, potássio e magnésio também possui uma grande quantidade de fibras. O consumo diário de 50-100g de nas principais refeições, garante um suporte intestinal e contribui para a melhora da resposta imunológica.Dr. Paulo Amazonas dá dicas de alimentos aliados da imunidadeChef-Rodolfo-Bracali-E-book-Assessoria-Gastronimica

Antes de mais nada, siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram: @chefrodolfo.bracali

Hashtag: #chefrodolfobracali #RodolfoBracali

FotosDivulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Cris Matos
Bossa Comunicação

 De volta ao Brasil Gyselle Soares é garota propaganda da marca francesa 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo