Gastronomia

Encontro Abrasel discutiu o futuro imediato do setor em Florianópolis

Abertura contou com autoridades que ressaltaram a importância da alimentação fora do lar no país

Foram cerca de 1,3 mil participantes, 35 expositores e uma intensa discussão acerca dos aspectos econômicos e de inovação para a alimentação fora do lar do país. Além de muitas novidades e indicações para o futuro da gastronomia. Este pode ser um resumo do que foi o 30º Encontro Nacional Abrasel, realizado em Florianópolis  na Associação Catarinense de Medicina (ACM). Foi o primeiro evento deste porte realizado na capital catarinense. A abertura contou com autoridades como o secretário estadual de Turismo, Leonel Pavan (representando o governador Raimundo Colombo). O vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, Paulo Solmucci Jr. (presidente da Abrasel Nacional). E o executivo do Sebrae Roberto Tavares de Albuquerque, entre outros.

Nicola Pietraluongo - Foto Sérgio Vignes
Nicola Pietraluongo – Foto Sérgio Vignes

Logo no início oficial Raphael Dabdab ressaltou  a capital catarinense como a primeira Cidade Unesco de Gastronomia do país.

Chef Luiza Hoffmann - Foto Sérgio Vignes
Chef Luiza Hoffmann – Foto Sérgio Vignes
Na ocasião, defendeu o futuro da cidade pedindo que seja mais justa e próspera. Citando as questões da orla – que ameaçam beach clubs e outras estruturas importantes para o turismo e o setor como um todo. “O turismo representa 13% do PIB. Temos de ter um carinho especial pelo segmento”, alertou.
Chef Jaime Barcelos - Foto Sérgio Vignes
Chef Jaime Barcelos – Foto Sérgio Vignes

Paulo Solmucci Jr. destacou as boas novas da reforma trabalhista e o valor do empreendedorismo catarinense, falando sobre aspectos de nossa agricultura, receptivo e até mesmo nossas novas cervejarias, que são exemplos para o mundo. “O futuro está nas cidades, na forma como as pensamos e planejamos.

Valter Herzmann Jr - Foto Sérgio Vignes
Valter Herzmann Jr – Foto Sérgio Vignes

É muito importante que tudo isso seja discutido aqui, em Florianópolis”, frisou. Pavan intensificou seu trabalho como defensor da volta da legalização dos cassinos e da gastronomia como destino turístico, o que necessita de mais investimentos. “A Argentina investe cinco vezes mais no turismo que o Brasil”, exemplificou.

Encontro Abrasel também foi um show de gastronomia 

Chef Miguel Bahena - Foto Sérgio Vignes
Chef Miguel Bahena – Foto Sérgio Vignes

Além de discutir o futuro do setor e apontar soluções estratégicas para toda a economia da comida fora do lar, o Encontro Abrasel também foi um show de gastronomia, com chefs do Brasil e do exterior atuando em uma cozinha-show que ensinou muito sobre o estilo de cada um durante o evento.

Chef Luciano Tomasini - Foto Sérgio Vignes
Chef Luciano Tomasini – Foto Sérgio Vignes

Foram momentos onde os aromas se confundiram com o que há de mais talentoso na área, sem contar nas dicas preciosas de cada profissional envolvido, conforme a lista abaixo:

Chef Kalymarakaya - Foto Sérgio Vignes
Chef Kalymarakaya – Foto Sérgio Vignes

Chef Miguel Bahena – México

Valter Herzmann Jr – Santa Catarina

Chef Kalymarakaya – Mato Grosso

Nicola Pietraluongo – Itália

Chef Luciano Tomasini – Santa Catarina

Chef Jaime Barcelos – Santa Catarina

Chef Luiz Hoffmann – São Paulo

centraldemultas.net.br
centraldemultas.net.br

 

Tags
Mostrar mais

Deia Sell

Jornalista, Pedagoga, Turismóloga, Pós-Graduada em Gestão Escolar em Nível Superior. Comunicativa e sempre antenada em tudo. Já assinou colunas de moda e de turismo com dicas de locais Friendly entre outros assuntos variados. Divulgar o Turismo, a Gastronomia e a Cultura fazem parte de seu currículo. Formadora de opinião e ótima interlocutora. Faz parte da equipe do EgoNoticias desde o seu início.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Acblock Detectado

Por favor, considere desabilitar o seu adblocker. Seria de imensa ajuda para o nosso trabalho.