AtletismoEsportesLazer e Diversão

Esporte ao ar livre – Dicas para melhorar o seu desempenho

Pilates auxilia no fortalecimento específico de cada parte do corpo mantendo-o em forma

Com esse calorão absurdo ou você acordo junto com o sol e faz o teu pedal ou corrida ao ar livre ou então no depois que ele for embora. A não ser que você esteja correndo na praia, aí a conversa é outro porque você alterna a corrida a um refrescante mergulho. A prática da corrida em diferentes terrenos faz parte da formação de um bom corredor, mas, apesar dos grandes benefícios como aumento da resistência, é preciso tomar cuidados extras para evitar lesões e aproveitar ao máximo o treino à beira-mar.

Esporte ao ar livre - Dicas para melhorar o seu desempenho e evitar lesões
Correndo na areia – Foto: Divulgação

Inicialmente, é de suma importância entender que toda vez que aplicamos uma força em um solo, ele vai aplicar outra de volta – isso se chama FRS (força de reação no solo) e implica nos efeitos das forças internas e externas durante a locomoção. A areia tem um menor impacto no pé pois a FRS é minimizada, mas não como possui o impulso do solo duro como a esteira ou asfalto, pedindo mais energia. Mas isso não é tudo o que você precisa saber antes de treinar na areia. Veja a seguir, algumas dicas:

Descalço ou com tênis?

Esporte ao ar livre - Dicas para melhorar o seu desempenho e evitar lesões
Correndo na Areia – Foto: Divulgação

Correr descalço na areia fofa estimula a aterrissagem com o antepé, mas o uso do calçado diminui o risco de torção e previne lesões com objetos na areia como lixo ou até mesmo conchas e ouriço-do-mar. Se você não costuma correr na praia, comece na areia molhada, passe para a areia batida e depois então para a fofa. O solo duro se assemelha às ruas. A areia fortalece as articulações e os músculos, pois exige potência e esforço maiores, principalmente da panturrilha e glúteos, que são os responsáveis pela impulsão do corpo para frente. A irregularidade estimula mais os proprioceptores (mecanismos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos) do que a prática em terrenos planos, além de aumentar a resistência cardiorrespiratória, mas não se deve treinar em locais inclinados para não sobrecarregar um lado do corpo.

Detalhe muito importante

Esporte ao ar livre - Dicas para melhorar o seu desempenho e evitar lesões
Fisio Sports – Academia de pilates e fisioterapia – Kobrasol – São José – SC

Segundo o fisioterapeuta Rafael Schaff, da Fisio Sports e adepto as corridas ao ar livre: “Não corra em seu tempo habitual, a areia exige mais, então maneire na intensidade para não sobrecarregar as articulações”. Informa ainda que em praias com terreno fofo, devemos diminuir a amplitude das passadas quando afundar o pé na areia, fazendo apoio na parte medial dos pés com o objetivo de joga-los para trás.

Já o fisioterapeuta Bruno Sá, também corredor de praia adverte: “Depois da pisada, puxe a perna para cima com o quadril, se deslocando com menos energia e colocando menos força, mantendo o abdômen contraído, o tronco alinhado e os ombros relaxados mesmo quando for solicitada a força dos braços para impulsionar o corpo à frente. E, acima de tudo, mantenha-se hidratado! Com um gasto energético maior, o corpo perde mais água, á água de coco é a melhor pedida antes, durante e depois”, conclui.

Leia ainda: Carnaval de Pernambuco atrai turistas com grandes camarotes e culinária

Portal Turismo On Line
turismoonline.net.br – o portal do turismo, hotelaria, gastronomia, destinos e viagens

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar