Arte e Cultura

São Paulo terá simpósio gratuito sobre o poder da imagem em nossa sociedade

Evento também terá lançamento de obra sobre a função imagética na compreensão das civilizações

Desde os primórdios da humanidade, ela tem um papel essencial para a compreensão e a manutenção da existência humana: a imagem. Em cada período da história, ela cumpre uma função, que nos permite analisar e nos aprofundar em questões socioculturais e antropológicas das grandes civilizações. Essas e outras questões são retratadas com maestria na obra Imagem: Questões Socioculturais e Antropológicas, da Editora Lumen et Virtus, produzida por pesquisadores do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, que será lançada no dia 30/10, a partir das 19h, no Colégio Maria Imaculada, em São Paulo. Neste dia também acontecerá um Simpósio gratuito com a participação de alguns dos autores do livro.

Organizada pelo Prof. Dr. Jack Brandão, diretor do CONDES-FOTÓS e pesquisador imagético há mais de 30 anos, a obra traz uma coletânea de artigos relacionados à influência da imagem de ontem e de hoje em nossa sociedade e como passado e presente estão mais interligados do que se imagina. Trata-se de pesquisas reflexivas sobre a relevância imagética na manutenção do passado, incluindo seus costumes e tradições, para que este possa, de alguma forma, permanecer vivo no presente; mas, acima de tudo, trata-se de uma diretriz sobre o cuidado necessário na interpretação dessas imagens, considerando sempre o contexto em que foram produzidas.

Definida, em sua descrição mais simples, como uma representação visual de pessoas e objetos, o conceito imagético ganha uma profundidade muito maior nesta obra, ao nos remeter para uma série de questões que devem ser consideradas na interpretação de uma imagem, incluindo um elemento fundamental: o olhar humano que, ao decodificar uma figura, por exemplo, forma uma percepção baseada em sua formação sociológica e psicológica, o que justifica as diferentes interpretações existentes.

Assim, o livro é uma verdadeira viagem pelo universo imagético abordando temas como a contribuição da fotografia para o estudo da maior relíquia católica da humanidade: o Sudário de Turim; a relação entre imagem pictórica e fotográfica e sua essência poética-visual; as estratégias de manipulação imagética nas esferas de poder; as táticas fotográficas utilizadas para condicionar o olhar do público; a representação visual da morte pela arte tumular, entre inúmeros outros temas.

Além da participação da Prof. Dr. Jack Brandão e dos membros do CONDES-FOTÓS, o Simpósio contará com a presença da Prof. Dra.  Annateresa Fabris, professora da ECA na USP, e do Prof. Dr. Marcelo Santos, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC e professor da Faculdade Cásper Líbero, que também participaram do livro.

Sobre o organizador do livro: Prof. Dr. Jack Brandão

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; romancista e poeta. Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, além de ser editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.

 Serviço:

Simpósio e lançamento da obra Imagem: Questões Socioculturais e Antropológicas

Onde: Colégio Maria Imaculada: Av. Bernardino de Campos, 79 (próximo ao metrô Paraíso)

Quando: dia 30 de outubro de 2019, a partir das 19h.

Entrada gratuita

Inscrição e informações: contato@condesfotosimagolab.com.br

Ecoar Assessoria

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo