Diet e LightEstilo de vidaSaúde e Bem-Estar

Fernanda Giacomini – Te auxilia a controlar suas emoções

Dra. Fernanda Giacomini, explica que cuidar da sua saúde mental também é autocuidado

Fernanda Giacomini – Auxiliando você a controlar suas emoções 

Primeiramente, Psicóloga formada em 2002 pela universidade UNIFIL londrina – PR. Fernanda Giacomini, especializada em psicologia clínica e gestão de pessoas.

Dessa forma, Dra. Fernanda conta que como todo o início de carreira não é fácil para a maioria das pessoas, o seu início também não foi diferente.

“Logo que me formei montei meu consultório e é claro que os pacientes demoraram muito para aparecer. Naquela época não tinha muita divulgação, então era aquela espera de indicação de um profissional ou de um paciente.” – explica Dra. Fernanda Giacomini, para nossa jornalista Ranai Lima.

Desenvolvendo trabalhos voluntários 

Assim então, para não ficar ociosa, a Dra. Fernanda começou a desenvolver trabalhos voluntários em centros comunitários em igreja, atendendo assim então pacientes que não tinham condições financeiras, cobrando um valor simbólico.

Assim também, após concluir sua segunda especialização e, já com sua clínica mais consolidada, a Dra. Fernanda recebeu um convite para lecionar em um curso técnico de enfermagem na área de gestão de pessoas e relações gerais.

Logo então, a Dra. Fernanda descobriu seu amor pela licenciatura e com isso, surgiu o convite para lecionar na faculdade.

“Foram cinco anos lecionando no período da manhã e da noite e no período da tarde fazia atendimentos na clínica. Os poucos horários vagos eram para preparar aula e fazer supervisão dos pacientes.” – explica Dra. Fernanda.

Muito esforço 

Dessa forma, a doutora conta o quanto exaustivo foi este período, mais, apesar de todo o esforço foi muito gratificante e enriquecedor para seu crescimento não só profissional, mais pessoal também.

Logo após esse período Dra. Fernanda foi gerenciar uma empresa da família, onde está até os dias de hoje, e conciliava a empresa junto com a clínica.

Assim então, com o nascimento de sua filha, a doutora sentiu a necessidade de dar um tempo da clínica, neste meio tempo a pandemia chegou, e com ela veio os atendimentos online, despertando novamente o desejo de voltar a atuar na área da psicologia.

Fernanda Giacomini – Auxiliando você a controlar suas emoções
Dra. Fernanda Giacomini – foto: Divulgação/acervo pessoal
Voltando aos estudos 

Então, seu primeiro passo foi voltar com os estudos, e planejar o que ela poderia agregar de diferente e inovador além de seu atendimento.

“Foi quando resolvi usar minha história de vida associada aos meus conhecimentos em psicologia para ajudar mulheres que estavam passando pela mesma situação que um dia passei. Sofri de bulimia durante 10 anos e resolvi contar minha história, história essa que nem minha família conhecia.” – relembra a doutora.

Em um primeiro momento, a Dra. Fernanda foi em busca de profissionais que pudessem profissionalizar suas redes sociais. 

Em seguida criou um blog passando assim então, a escrever artigos relacionados ao comportamento alimentar, aos transtornos alimentares e a importância da saúde mental no processo de emagrecimento.

Sua mentoria 

Foi então, que surgiu sua ideia de criar sua própria mentoria para trabalhar com grupos de mulheres com o tema Saúde mental no processo de emagrecimento, onde é trabalhado o autoconhecimento, a autoestima, a autoimagem, o reconhecimento de crenças sabotadoras, o controle das emoções e transtornos alimentares e ansiedade.

Sempre digo que o processo de emagrecimento vai muito além do déficit calórico e o que fará toda diferença será a forma como você entrará nesse processo. Resumindo ou seu mental/emocional te ajuda a dar um salto, ou te sabota!” – afirma Dra. Fernanda.

Hoje então, além de seu perfil estar crescendo a cada dia, Dra. Fernanda desenvolve sua mentoria e faz atendimentos e, a cada dia que passa a procura tem sido muito positiva.

Fernanda Giacomini – Auxiliando você a controlar suas emoções
Dra. Fernanda Giacomini – foto: Divulgação/acervo pessoal
Novidades chegando 

Além disso, agora nesse segundo semestre será aberto vagas para a segunda turma da mentoria, sempre trazendo diferenciais e convidados na área de nutrição e da educação física. 

Ao mesmo tempo, Fernanda conta que uma das maiores dificuldades de sua carreira sem sombras de dúvidas foi expor sua história de vida e da luta que travou durante anos com a bulimia. 

Igualmente, “Mas, posso dizer que foi a mais gratificante, em poder usar minha história para inspirar mulheres a procurarem ajuda, a não sentirem vergonha da sua história. Enfim, isso com certeza está sendo o ápice na minha vida profissional.” – conta Dra. Fernanda.

Remissão total dos sintomas 

Contudo, hoje a mais de 10 anos, Fernanda tem remissão total dos sintomas, e claro que ela ainda carrega consigo alguns problemas de saúde decorrentes da bulimia, mas hoje, ela consegue levar uma vida leve e saudável, relacionado a alimentação e a atividade física e nunca esquecendo da parte principal que é sua saúde mental.

Afinal, “Sinto que meu desejo através do trabalho que venho desenvolvendo finalmente está sendo alcançado. De inspirar mulheres a se auto conhecerem, a se aceitarem, a procurar ajuda quando necessário, e principalmente torná-las empoderadas e capazes de ser quem elas querem e podem ser.” – afirma Dra. Fernanda.

Fernanda Giacomini – Auxiliando você a controlar suas emoções
Dra. Fernanda Giacomini – foto: Divulgação/acervo pessoal
Abaixo segue  algumas dicas da Dra. Fernanda sobre a psicologia que ela desenvolve com suas pacientes no  processo de emagrecimento:

Pense em emagrecer e permanecer magra. Não em emagrecer algum peso por algum tempo.

Lembre-se de proceder todos os dias como se estivesse no primeiro, em qualquer programa de emagrecimento em que se engaje.

Troque “o regime” por orientação nutricional. Não faça da dieta mera contagem de calorias. Você precisa se alimentar bem. Procure um (a) nutricionista.

Não tenha pressa! Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.

Troque o “peso ideal” por um peso viável. Que tal um peso, dentro de seu peso clínico, no qual se sinta bonita e atraente?

Lembre-se, você precisa se gostar para emagrecer e não emagrecer para se gostar. Quem não se gosta, quem não tem uma autoestima legal não emagrece.

Pare e pense, qual é o teu hobbie? O que faz você feliz?

Além disso, busque inserir essas atividades na tua agenda. Priorize pequenos momentos.

Ainda por cima, com a mente limpa e saudável, o corpo responde com: aumento de disposição, melhora do desempenho, do sono, foco, força… e o resultado no corpo é visível e sustentável!

Por outro lado, sabemos que a maioria das doenças têm seu início na forma como encaramos nossas vidas e problemas…

A vida é um presente, e é única! Não deixe que seus dias passem sem qualidade, sem prazer, sem lazer!

Enfim, invista na sua saúde mental! Certamente o teu corpo agradecerá!

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @fernandagiacomini_

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo