Gastronomia

Festival gastronômico do Pará chega a SP

Atração em SP, Festival Gastronômico, acontecerá em restaurantes com a presença de chefs renomados paraenses

Festival Gastronômico mostra que a gastronomia do Pará é considerada uma das mais autênticas do Brasil e exala aromas de pratos tipicamente regionais, como o tucupi, a tapioca, a maniçoba, o tacacá, o filhote e o açaí.

Para levar o gosto dessa culinária e despertar o paladar de quem ainda desconhece os sabores da região, chefs renomados das cidades de Belém e Santarém pousam em São Paulo para cozinharem em restaurantes famosos da capital, de 29/08 a 02/09, das 10h às 18h.

Como forma de valorizar e enaltecer a gastronomia paraense, estabelecimentos paulistanos irão servir ao público um menu degustação para mostrar receitas do Pará.

O evento levará um chef do estado para cada um dos três endereços de São Paulo que sediarão a atração.  Será realizada também uma mostra com insumos da culinária paraense no Mercado de Pinheiros nos dias 01 e 02 de setembro.

“Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitú e o pato no tucupi”, revela o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem.
A organização foi fundada em 1990 que tem como objetivo o estudo, a divulgação e a valorização da culinária amazônica. “Nós temos nossa história e é isso que queremos mostrar, pois ela não vem de hoje e poucos a conhecem”.

Ao seu lado, Lúcia Torres, estará presente no restaurante Capim Santo para elaborar o menu, no qual haverá também o retumbão – nome de uma dança paraense –, receita em homenagem que será feita com pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-Pará, servido com camarão e peixe assado.

O chefe Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, fixado em meio às belezas naturais da praia de Carapanari, irá apresentar ingredientes poucos conhecidos no Tordesilhas. “Vou mostrar o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí”, elenca. “A cidade recebe muitos turistas de São Paulo por causa da gastronomia e da geografia local paradisíaca. Portanto, quero levar o gosto da nossa culinária regional para a capital paulista”.

A chef Daniela Martins, quem está no comando do restaurante Lá em Casa, localizado na cidade de Belém, e que existe há 45 anos, levará ao Dalva e Dito os sabores do Pará. “Pretendo cozinhar o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá”, revela.
Mas o menu não termina aí. Filhote, peixe típico da Amazônia, em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo irá compor uma das etapas.

A Diretora da Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur), Conceição Silva da Silva, explica que São Paulo concentra o maior potencial de consumidores de cultura do Brasil – motivo que determinou a escolha pela capital paulista para receber o evento gastronômico. “O que acontece em São Paulo, acontece no Brasil, portanto a cidade é a que melhor distribui as tendências de consumo pelo país”.

Segundo a diretora da Setur, o estado do Pará é um mundo que precisa ainda ser descoberto. “Com suas particularidades de preparo e de cultivo dos diversos produtos amazônicos, o brasileiro precisa conhecer melhor a gastronomia paraense”, observa.

Estado mais populoso do Norte, o Pará abriga lugares importares para os turistas conhecerem as riquezas da culinária regional, como o mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém, onde são vendidas cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas hortaliças por mês e 15 toneladas de pescado por dia.

SERVIÇO

MENU DEGUSTAÇÃO RESTAURANTE DALVA E DITO  

Dia 30 e 31 de agosto: Menu especial, comida paraense.

Local: Restaurante Dalva e Dito. Almoço e jantar.

Endereço: Rua Padre João Manoel, 1115 – Cerqueira César

Horário: das 12h às 15h e das 19h às 00h

Reservas: (11) 3068-4444

Chef convidado: Daniela Martins (Belém – PA)

Cardápio
Entrada: Pirarucu salgado com salada de feijão manteiguinha de Santarém + Filhote temperado com tucupi preto, em crosta de farinha d´água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo + Porco com taperebá +Castanhada com calda de licor de jambu.

* Menu desenvolvido em parceria com o chef Elton Jr (SP) e a Chef Daniela Martins (PA).

Valores:

Preço menu degustação – 189,00

Com harmonização – 289,00

MENU DEGUSTAÇÃO RESTAURANTE CAPIM SANTO  

Dia 31 de agosto a 02 de setembro: Menu especial, comida paraense.

Local: Restaurante Capim Santo. Período noturno, jantar.

Endereço: Al. Ministro Rocha Azevedo, 471 – Cerqueira César

Horário: das 19h às 23h

Reservas: (11) 3089-9500

Chef convidado: Ofir Oliveira.

Cardápio Menu Degustação: Tacacá + Croquete de pupunha com pesto de jambu + patola de caranguejo + Pato no tucupi + Sonho de tapioca com recheio de cupuaçu e sorbet de queijo do Marajó.

* Menu desenvolvido em parceria com os chefs Meia Noite, Morena Leite (BA) e Ofir Oliveira (PA).

Valor: R$ 180,00

MENU DEGUSTAÇÃO RESTAURANTE TORDESILHAS

Dia 29 e 30 de agosto: Menu especial, comida paraense.

Local: Restaurante Tordesilhas.

Endereço: Alameda Tietê, 489 – Cerqueira César

Horário: das 19h às 23h

Reservas: (11) 3107-7444

Chef Convidado: Saulo Jennings

Menu Degustação: Mojica de Aviú + Lasca de Mapará Grelhado e Vinagrete da Floresta + Bolinho de Piracuí Geleia de Cupuaçu e Pimenta  + Feijão de Corda em Vagem Assado na Brasa e Leite de Castanhas + Arroz de Tacacá (arroz + camarão seco + camarão fresco + tucupi + jambu) + Piracaia (Surubim na Brasa) + Aviú = microcamarão de rio + Piracuí (farinha de peixe seco) + Mapará (tipo de bagre pequeno) + Tubérculos e Frutas Locais com Doce Tapajós

* Menu desenvolvido em parceria com o chef Saulo Jennings e a Chef Mara Salles.

Valor: R$ 170

01 e 02/09 – Mercado de Pinheiros

Venda de insumos paraenses

Foto da capa: Fernando Sette

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga a Colunista: http://instagram.com/cinthiasouto

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo