Festival

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas

Ao longo de suas edições, recebeu mais de 85 mil visitantes e cerca de 1300 rótulos de cervejas

Minas Gerais vive um grande boom no mercado de cervejarias artesanais. É, hoje, o terceiro maior estado em produção da bebida no país. Com marcas consagradas e grande número de rótulos premiados, Minas tem recebido cada vez mais visitantes interessados no turismo cervejeiro. Nesse contexto, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) vem se consolidando como forte atração que reúne, em um só espaço, centenas de rótulos para a degustação dos turistas, além de gastronomia, shows de bandas renomadas, workshops e palestras.

Em 2019, o FICC – maior evento cervejeiro de Minas – vai ter duas grandes edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. A quinta edição será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no estacionamento do Estádio Mineirão, famoso cartão postal da capital mineira, vizinho do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como patrimônio pela UNESCO, que nenhum turista pode deixar de conhecer.

“O FICC é um evento preparado para atender com conforto todos os visitantes de forma que possam conhecer nossos rótulos, sempre com atendimento aconchegante, com o jeito mineiro de ser”, afirma Diogo Kfoury, sócio da Play Cultural, organizadora do evento.

Depois do Reino Unido, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, o evento – que é produzido pela Play Cultural – decola da Europa para a América do Norte e, desta vez, vai homenagear os Estados Unidos, país com vasta cultura e tradição no mercado craft beer, famoso pela inovação e pelo exagero em suas receitas.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Visita às fábricas

Uma vez em Belo Horizonte para prestigiar o evento, o turista também pode aproveitar os horários livres para conhecer as cervejarias da capital e também do Jardim Canadá, em Nova Lima, grande polo cervejeiro do estado, localizado há poucos minutos da capital. Muitas oferecem, inclusive, visita à fábrica de forma que o público possa participar de degustação guiada e ainda conhecer o processo de produção da cerveja artesanal.

LEIA MAIS: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

Atrações

Entre as novidades preparadas para este ano, o festival vai oferecer palco em formato 360 graus, ou seja, ele estará localizado no centro das cervejarias, restaurantes e espaço kids, oferecendo ampla visão dos shows para todos os espaços do evento, facilitando a integração entre público, expositores e bandas.

Por este palco passarão importantes bandas nacionais e mineiras como Dias de Truta, Gamp, Tianastácia, Camisa de Vênus Oficial e RPM, no sábado (18/05). Já no domingo (19/05) o agito fica por conta da Glasgow9, FICC Beer Band, Plebe Rude, Cachorro Grande, D.a.n.g.e.r.s e Lurex Queen Tribute. Além das bandas, o público também vai curtir o som dos djs Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, André Kbça e Motoca.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Vale lembrar que a FICC Beer Band – formada pela Play Cultural especialmente para o festival – vem para sua segunda apresentação. A primeira foi em 2018 com o frontman dos Raimundos, Digão. Este ano, a equipe será formada por integrantes do Pato Fu, Barão Vermelho e Kid Abelha. “Essa gig representa é que o FICC: música de qualidade, integração, parceria, muita alegria e, claro, com as melhores cervejas do Brasil!”, revela Fred Barros, organizador do evento e sócio da Play Cultural.

Tecnologia

Ao longo de suas edições, o FICC recebeu mais de 85 mil visitantes, cerca de 1.300 rótulos de cervejas, e cerca de mil artistas envolvidos nas atrações culturais. Este ano, ele promete estar entre os eventos cervejeiros mais tecnológicos do mundo com a utilização da plataforma Gofree, que vai sistematizar toda a compra e venda de bebidas, ingressos e estandes. “Com a Gofree colocamos todos os processos embutidos na mesma plataforma, desde a compra do ingresso do evento pelo consumidor até a aquisição dos estandes pelos cervejeiros”, destaca Diogo Kfoury, organizador do FICC e sócio da Play Cultural.

Ingresso solidário

Alinhado com a questão filantrópica, o FICC está disponibilizando, mais uma vez, a compra de ingressos solidários mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível pelo valor de R$ 40 por dia (2º lote). O valor inteiro é R$ 80, desta forma quem contribuir com o alimento paga o valor da meia-entrada. Toda a arrecadação será encaminhada à cidade de Medina e será destinada a projetos sociais do Vale do Jequitinhonha, região reconhecidamente carente de recursos. Os ingressos são limitados. Eles podem ser adquiridos por meio da plataforma GoFree pelo link https://www.eventosgofree.com/ficc-360-no-mineirao_1046.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Sobre o FICC:

O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015, da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.

LEIA MAIS: Empreendedora de Ouro Preto, Nusa Maria, inaugura Casa de Negócios

Sobre a Play Cultural

A Play Cultural fundada há quatros anos surgiu da parceria dos produtores culturais Frederico Vasconcellos e Diogo Kfoury idealizadores e realizadores  do maior Festival de Cerveja de Minas Gerais. A produtora cultural busca o coletivo para gestão, criação, produção e realização de eventos.

Realização: Play Cultural e Dimensão Montagens.

Informações:  (31) 2511-4016

Assessoria de Comunicação: assessoriaficc@playcultural.com.

(31)2511-4016

Paula Granja: (31) 99649-2968

Renata Abritta: (31) 99937-1546

Para concorrer a um par de ingressos para o evento, acompanhe o perfil @umamineira que realizará o sorteio!

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora especializada em SEO há mais de 9 anos. Possui um e-book publicado, atua em trabalhos que envolvem shows, eventos, estratégias de marketing. Ministra palestras sobre web, redes sociais e influenciadores. Também faz parte da Digital Blogger, assessoria para Influenciadores e marcas. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música. É uma nerd raiz, por assim dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Você é a notícia, nós publicamos!
Envie-nos uma proposta comercial.
Powered by
Fechar
Fechar