Arte e CulturaEntretenimentoLazer e DiversãoShows

Festival internacional VOGUE FEVER acontece este mês em Recife

Festival internacional VOGUE FEVER

FESTIVAL INTERNACIONAL VOGUE FEVER ACONTECE ESTE MÊS NO RECIFE

 

Acontece este mês em Recife o Festival internacional VOG|UE FEVER. Evento gratuito promove apresentações, shows, competições, oficinas, Vogue Para Todos e o intercâmbio entre artistas, estudantes e ícones mundiais da cena voguing

Estilo de dança que vem arrebatando cada vez mais adeptos no Brasil, o Vogue, que ficou conhecido mundialmente graças ao clipe da música “Vogue”, de Madonna, será celebrado no Recife com um grande festival nos dias 29, 30, 31 de agosto e 01 de setembro.

Os shows, competições e oficinas ocorrem no Sinspire e Paço do Frevo com uma programação completamente gratuita.

Com incentivo do Funcultura, o Vogue Fever: Recife reúne, bailarinos, estudantes, artistas nacionais e internacionais para vivenciar a cultura Vogue e a Ballroom, com uma maratona de eventos e diversas apresentações. Entre os artistas convidados para a primeira edição do festival na cidade, estão confirmados Archie Burnett (NYC), o Trio Lipstick (MG) e Edson Vogue (PE), considerados ícones do movimento.

Crédito: Divulgação
 Archie – Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Makayla Sabino – Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Edson Vogue – Crédito: Divulgação

 

Festival Internacional de Vogue do Recife também será inclusivo, com a realização da etapa Vogue Para Todos, que promove oficinas de Vogue para pessoas com deficiência.

O Festival Vogue Fever acontece anualmente em Belo Horizonte – MG. Este ano, promove a sua quarta edição com a etapa no Recife.

Nomes importantes da cena Voguing, à exemplo de Guilherme Morais (MG), Félix Pimenta (SP) e Makayla Sabino (RJ) também foram convocados para ministrarem as oficinas e participar do júri nas “Balls” – festas onde acontecem as famosas batalhas de Vogue.

Crédito: Divulgação
Crédito: Bruna Brandão

O Vogue é uma dança de resistência e empoderamento originada nas comunidades LGBTQI+, negra, latina e periférica dos EUA.

Ganhou popularidade na década de 90 quando as danças com caras e bocas e movimentos dos braços em volta do rosto, no clipe “Vogue” de Madona transmitiam a mensagem de que não importa cor, sexo ou religião, ao menos na pista de dança, todo mundo é igual.

O estilo também ganhou destaque com o documentário “Paris is Burning”. Com cada vez mais adeptos, visibilidade e expressão no Brasil, as ‘Balls’ já fazem parte da cena cultural do país.

Crédito: Divulgação
Crédito: Bruna Brandão

“Balls” são eventos onde as pessoas se reúnem para competir por prêmios e troféus relacionados a dança, roupas, performance, arte drag, maquiagem e outras categorias inspiradas em vários estilos musicais.

Mais do que uma competição de moda e dança, essas batalhas transformam o que a sociedade define como fraqueza, no ponto forte de cada um, desconstruindo esteriótipos e padrões relacionados à beleza, feminilidade e masculinidade.

Crédito: Divulgação
Felix Pimenta – Crédito: Divulgação

Na Hellcife Ball, o publico poderá participar das competições em diversas categorias:Gayleroso X Barbiegay RealnessSwinguera X Brega Funk,Runway e outras. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do site: www.sympla.com.br/vogue-fever-recife—hellcife-ball__333183.

+ Veja mais materia em: Partida de Cervejas com Digão Cachate

+Veja mas videos em: DJ SOUND TV – Elrow @Canindé, São Paulo, Brazil

 

Sobre os artistas

 

 

Archie Burnett (NYC) é considerado ícone mundial do vogue. Dançarino autodidata, também é apontado como padrinho do vogue no Brasil. Aos 20 anos começou a frequentar boates em Nova York e desde então é uma das maiores referências das “Club Dances”, sendo mestre nos estilos “Waacking”, “Vogue” e “Hustle”. Viaja o mundo ministrando aulas, fazendo performances e atuando como jurado em Balls na Europa, Ásia e América Latina. Archie é o “Grandfather” da Icônica House of Ninja, criada por um dos pioneiros do Vogue mundial, Willi Ninja.

Crédito: The Black Sheep
Archie Burnett – Crédito: The Black Sheep

 

O Trio Lipstick (BH) é um grupo de performance, pesquisa e produção de Belo Horizonte composto por Maria Teresa MoreiraPaula Zaidan e Raquel Parreira. Elas dedicam seus trabalhos e estudos ao Vogue e a cultura Ballroom desde 2011, atuando como professoras, performers e juradas em eventos de todo o Brasil. Em 2015, criaram o primeiro festival internacional de Vogue do país, o BH Vogue Fever.

Crédito: Divulgação
Lipstick –  Crédito: Divulgação

 

Edson Vogue (PE), é formado em licenciatura em dança pela UFPE. Professor, pesquisador, passista de frevo, stiletto e voguing, publicou uma pesquisa com as linguagens do frevo e o voguing a partir da identidade negra. Conheceu o estilo em 2008 através da música de Madonna. Foi a partir de 2016, em uma apresentação do Trio Lipstick no Recife que se aprofundou em pesquisas e treinos. Edson é considerado mãe da Kiki House of Guerreiras (PE). Atualmente mantém pesquisa voltada para o femme voguing.

Félix Pimenta (SP) tem 28 anos, é dançarino, pesquisador, professor e coreógrafo de danças urbanas. Especializado nas danças Waacking e Voguing, é membro da IHOW- Chapter Brasil, membro do Coletivo Amem, da Cia Conceito Urbano e performer da noite paulistana. Participa de ações ligadas ao público negro LGBT+, promovendo espaços que debatem gênero, classe, HIV/AIDS, raça e saúde da população negra, em toda America-Latina.

 

Crédito: Divulgação
Felix Pimenta – Crédito: Divulgação

 

Makayla Sabino (RJ) é uma grande especialista na dança Vogue. Integrante da House of Revlon (Paris) e da House of Cazul (Brasil), acumula vários prêmios em diversas Balls do país. 
Moradora do Morro do Alemão, Makayla é uma grande referência na cultura Ballroom da América Latina.

Realizado pelo Trio Lipstick e Coda Produções Artísticas o Festival Internacional Vogue Fever: Recife surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio de vivências entre os participantes e difundir o movimento que ganha cada vez mais seguidores, no Brasil.

Crédito: Divulgação
Crédito: Bruna Brandão

 

PROGRAMAÇÃO

29/08 – Quarta-Feira

19h – Seminário “Cultura Ballroom e o Vogue no Brasil”

Local: Sinspire

30/08 – Quinta-Feira

17h – Vogue para todos – Oficina para pessoas com deficiência, com o Trio Lipstick

19h – Oficina de Frevo Edson

Local: Paço do Frevo

20h30 – Vivencia com Archie Burnett

Local: Sinspire

 

31/08 – Sexta-Feira

18h – Oficina com Trio Lipstick

19h30 – Vivencia com Archie Burnett

Local: Sinspire

01/09 – Sábado

21h – Hellcife Ball

SERVIÇO

Festival Internacional Vogue Fever: Recife

Dias 29, 30, 31/08 e 1/09

No Paço do Frevo e Sinspire – Praça do arsenal – Recife Antigo

 

Yuri Mine

Fotógrafo, diretor de fotografia e VideoMaker (Studio Y.M / No Name Filmes). Nipo-Brasileiro e adorador de tecnologia, motos e carros. Sempre disponível a novos desafios e projetos. @YURIMINE // YURIMINE.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo