EsportesGinásticaSaúde e Bem-Estar

Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade

O período de quarentena em razão do novo coronavírus mudou a vida de muitas pessoas pelo mundo

Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade. A princípio, a medida em que envelhecemos, o alongamento torna-se importante aliado para que o corpo permaneça flexível, móvel e, acima de tudo, independente.

Coronavírus

Assim, o período de quarentena em razão do novo coronavírus mudou a vida de muitas pessoas pelo mundo. Dessa forma, estabelecimentos foram fechados, aulas canceladas e o trabalho remoto tornou-se uma nova opção para as empresas.

Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade
Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade – Foto: Gettyimages-ABCFarma

Todavia, para os idosos, o isolamento social pode levar diretamente a uma deterioração da saúde mental e física caso não se mantenham ocupados e ativos. Segundo Rafael Schaff, fisioterapeuta da Fisio Sports, no Kobrasol, – São José – SC; “É necessário que as pessoas, especialmente da terceira idade sejam criativas neste momento, afinal, existem diversos exercícios que podem ser feitos neste período para manter o corpo em atividade. Dessa forma, todo pequeno movimento conta, mas com cuidado. De fato, os idosos não tem a mesma vitalidade de um jovem e sendo assim, precisam ter uma rotina de exercícios mensuradas e adaptadas às suas condições.”

Exercício Físico

Atualmente, para aqueles que já praticam esportes, manter a rotina de treinos diários em casa trará ainda mais benefícios, como: a melhora do sistema imunológico e também a liberação de hormônios do bem-estar. Assim, o exercício físico irá gerar benefícios tanto para a mente quanto para o corpo.

Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade
Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade – Foto: Divulgação

Segundo o fisioterapeuta Bruno Sá, também da Fisio Sports: “Treinos de baixa e média intensidade são os mais adequados, tendo em vista que não exigem um tempo de recuperação tão grande. Portanto, realizar alongamentos, sentar e levantar em uma cadeira ou até subidas em degraus de escada podem ser suficientes para manter a saúde em dia com os exercícios”. Diante disso, e pensando no bem-estar dos idosos os profissionais reuniram algumas dicas de alongamento para realizar neste momento:

Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade
Fisioterapeutas dão dicas de alongamento para melhor idade – Arte: Fisio Sports
Dicas de alongamento:

– Antes de mais nada, respire fundo e expire lentamente enquanto alonga.

– Com isso, mantenha cada alongamento por 30 segundos para dar ao músculo tempo suficiente para relaxar.

– Definitivamente, não salte enquanto estica, pois isso aumenta o risco de lesões.

– Inicialmente, apenas estique até sentir tensão no músculo, nunca a ponto de sentir dor.

– Em primeiro lugar, sempre se aqueça antes de alongar, movendo-se por 5 a 10 minutos, como caminhar.

Alongamento do pescoço

Naturalmente manter a mobilidade do pescoço é importante para a postura e atividades como ler ou dirigir.

Dessa forma, estique o pescoço, trazendo lentamente o queixo em direção ao peito e virando a cabeça de um lado para o outro. Então, mantenha cada posição por 15 segundos.

Alongamento do ombro e do braço

Nesse ínterim, a mobilidade dos ombros é importante à medida que você envelhece para manter a independência em atividades como vestir-se ou tirar itens da prateleira.

Desta maneira, estique os ombros e os braços segurando uma toalha em uma mão sobre a cabeça e deixando-a cair atrás da cabeça e nas costas. Pouco depois, pegue a outra extremidade da toalha com a outra mão e puxe-a suavemente até sentir um alongamento.

Alongamento do peito

Antes de mais nada, a má postura geralmente faz com que os músculos do peito fiquem tensos. Assim, o alongamento adequado pode ajudar a alongar esses músculos, ajudando na postura.

Do mesmo modo, estique o peito estendendo os dois braços para o lado, com as palmas voltadas para a frente.

Diante disso, volte com as mãos até sentir um alongamento no peito e na frente dos braços. Com isso, se tiver dificuldade em segurar os braços, use uma parede. Dessa forma, coloque a mão na parede e dê um passo à frente até sentir um alongamento suave no peito. Mude para o outro lado. Não exagere.

Alongamento do tornozelo

A rigidez do tornozelo é frequentemente uma causa do equilíbrio deficiente. Manter a flexibilidade do tornozelo é importante para atividades como caminhar e levantar e descer.

Estique os tornozelos sentando-se em uma cadeira e lentamente movendo o pé para cima e para baixo e de um lado para o outro. Mantenha cada posição por 30 segundos e repita com o outro pé.

Alongamento do quadril

As pessoas da terceira idade – especialmente as mulheres – às vezes têm muita tensão nos quadris.

Estique os quadris deitado de costas, trazendo um joelho para o lado do corpo. Descanse o pé contra a perna oposta e empurre suavemente o joelho dobrado até sentir um alongamento.

Alongamento das costas

Manter a mobilidade da coluna vertebral é importante para uma postura adequada.

Estique a parte inferior das costas, deitado de costas, joelhos dobrados e pés juntos. Mantenha os pés apoiados no chão.

Mantendo os joelhos juntos, abaixe as pernas para um lado, torcendo o tronco até sentir um alongamento. Segure e repita do outro lado.

O alongamento é essencial, porque ajuda a manter a flexibilidade do nosso corpo. “É importante que os idosos realizem alongamentos pelo menos de duas a três vezes por semana. Mas se a pessoa tiver alguma lesão muscular ou articular de cirurgia anterior é melhor contatar o médico ou fisioterapeuta para saber quais alongamentos são melhores para ele. Outra dica é: “Nunca estique ao ponto de sentir dor ou prenda a respiração durante a atividade”, finaliza Rafael Schafr

Mais informações diretamente com os fisioterapeutas da Fisio Sports.

Assim, segue abaixo as Informações:

Fisio Sports

Endereço: Avenida Lédio João Martins, 314 | Sala 02 | Kobrasol – São José (Santa Catarina)


Telefone:
+55 48 3372-7535

Leia ainda: Durante pandemia Aeroclube de Santa Catarina se destaca

turismoonline.net.br - o portal do turismo
turismoonline.net.br O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens


Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais:
Hotéis em Santa Catarina retomam atividades com novas regras
Missão humanitária realizada pelo Aeroclube de Santa Catarina
Trade de turismo busca alternativas diante pandemia Covid 19

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo