EmpreendedorismoEstéticaEstilo de vidaFeiras e EventosFestivalShowsTecnologia

Flash Tattoos são a nova tendência nos eventos mais badalados

Neste artigo, explicaremos o que são Flash Tattoos, qual é a origem desse movimento e quais são as vantagens e as desvantagens de aderir à tendência.

Os Flash Tattoo Day’s já se tornaram comuns no mundo das tatuagens. Cada vez mais tatuadores e estúdios investem na nova tendência: fazer tatuagens minimalistas e rápidas durante encontros e eventos. E, bom, não estamos falando de tatuagens temporárias. Se antes a moda eram os fechamentos, com tatuagens enormes e cheias de detalhes, agora as coisas mudaram. Pequenas tatuagens, com tamanhos diminutos e traços simples têm ganhado espaço no coração dos amantes de tinta.

Neste artigo, explicaremos o que são Flash Tattoos, qual é a origem desse movimento e quais são as vantagens e as desvantagens de aderir à tendência.

Flash Tattoo: a origem do rolê

Você já ouviu falar das Tatuagens Old School? Elas foram as precursoras das tattoos como as conhecemos hoje e surgiram a partir de um jovem marinheiro americano, conhecido como ”Sailor Jerry”. Seus desenhos eram notórios por terem traços bem grossos e pretos e explorarem de cores primárias como o azul, o amarelo e o vermelho, uma vez que, naquela época, não haviam muitas tintas disponíveis.

Essas informações são importantes porque o estilo Old School tem grande semelhança com a atual tendência das Flash Tattoos. Assim como no Old Schoool, a nova moda se aproveita de desenhos pequenos e “simples”, que podem ser feitos rapidamente e com baixo custo.

Quem frequentou os médios e grandes estúdios de tatuagens nos anos 90 viu que as paredes eram sempre cobertas por desenhos dos mais variados estilos, em especial, por desenhos na vibe Old School e Black Work. Naquela época, os clientes tinham acesso imediato ao portfólio, porque estavam cercados por ele. Bastava apontar para um desenho e em pouco tempo sairiam do estabelecimento com a arte na pele.

Flash Tattoos são a nova tendência nos eventos mais badalados 2
Foto: Inker Tattoo na Storm Fest

Esse é o berço das Flash Tattoos. Agora, funcionam um pouquinho diferente: os portfólios não estão mais nas paredes, são compartilhados nas redes sociais e exibidos de forma interativa durante encontros e eventos. Os tatuadores expõe suas características mais marcantes e permitem que uma vez vendido o desenho, o cliente tenha exclusividade sobre aquela ideia.

Afinal, o que é Flash Tattoo?

Flash Tattoo é uma tendência de desenhos pequenos que ficam disponíveis para tatuar durante um encontro ou um evento. O tatuador monta seu stand e deixa seu portfólio à mostra. O preço das tatuagens, em geral, é reduzido, mas não é permitido que os clientes façam alterações nos desenhos.

Flash Tattoos são a nova tendência nos eventos mais badalados 3
Foto: Inker Tattoo na Storm Fest

O Flash Day pode acontecer no estúdio do artista ou em algum encontro que reúna um ou mais tatuadores. Uma nova possibilidade que vêm se popularizando é a presença de Flash Tattoos em eventos de música, bares e restaurantes. A Inker Tattoo, uma startup de Belo Horizonte, é especialista nesse tipo de serviço, e leva uma série de tatuadores para os eventos mais badalados. A empresa, em parceria com os produtores do eventos, monta um espaço para que as pessoas que estão na festa façam uma tatuagem no meio do rolê (#TatueNoRolê).

VEJA TAMBÉM: Em junho, Pedro Leopoldo se transforma na capital nacional do Rodeio!

A Inker criou um extraordinário sistema de controle de filas que permite que seus clientes aproveitem a festa e só voltem ao espaço de tatuagem quando forem realmente rabiscar a pele. Além disso, implementou um pequeno conjunto de regras que garante o bom funcionamento da campanha e uma ótima aceitabilidade do público:

  • Apenas maiores de idade podem se tatuar;
  • Os atendimentos são feitos por ordem de chegada;
  • As tattoos não podem ser modificadas em tamanho, ideia ou cor;
  • Os flashs não podem ser usados para coberturas de tatuagens antigas;
  • Os pagamentos são feitos exclusivamente em dinheiro ou cartão (de crédito ou débito, sem parcelamento);
  • Os desenhos que já foram tatuados não são repetidos em outros clientes;
  • É permitida a entrada de um e apenas um acompanhante na sala de tatuagem.

Vale lembrar que as Flash Tattoos geralmente são desenhos exclusivos e carregam muito da personalidade artística do tatuador. Para os artistas, são interessantíssimas para divulgar uma nova e particular visão da arte, além de atrair um grande número de clientes. Para os amantes de tinta, esses eventos são uma grande oportunidade para conhecer novos talentos e ainda tatuar a um preço extremamente acessível.

Quais são os cuidados mais importantes pra quem quer tatuar num evento?

Tatuagens são pra sempre, ou melhor, são bem difíceis de remover. Por esse e outros motivos, tem muita gente que morre de medo de enfrentar a agulha. Apesar de o feedback das pessoas tatuadas durante os eventos ser realmente muito bom, é importante tomar alguns cuidados antes de fazer uma marca permanente no corpo.

O primeiro passo é garantir-se de que escolheu um desenho que realmente combina com você. Tome o tempo necessário para conhecer todas as artes disponíveis no evento e entender qual dos traços e estilos mais combinam com o seu gosto. Depois, é importante perceber que nem todos os eventos permitem que você escolha o tatuador que fará a arte no seu corpo. Nesse caso, certifique-se de que o profissional que fará o atendimento tem traços e estilos coerentes com aqueles que você escolheu. Por último, mas não menos importante, é válido conferir se todos os procedimentos de higienização estão sendo seguidos:

Antes da Tattoo

  • Usar luvas, materiais estéreis e descartáveis.
  • Esterilizar a maca e as ferramentas;
  • Encapar a maca com um plástico de proteção;
  • Limpar a pele com álcool;

Durante a Tattoo

  • Trocar de luva e tatuar;
  • Passar sabão antisséptico.

Assim que a tatuagem estiver feita, não se pode ignorar os conselhos dos tatuadores. Limpe regularmente a sua pele com sabão, mantenha-a protegida e nunca se esqueça de hidratá-la. Pegue o contato da empresa que realizou a sua tatuagem. Em caso de dúvidas, não exite em ligar ou enviar uma mensagem.

Quero fazer uma tatuagem grande ou personalizada, e aí?

Se isso é o que você pretende fazer, esperamos que tenha entendido que as Flash Tattoos não são pra você. Fazer desenhos grandes ou personalizados não combina com o ambiente e com a proposta dos Flash Tattoo Day’s. No entanto, esses eventos podem ser grande utilidade para fazer sua tão sonhada tatuagem acontecer. Conheça os tatuadores envolvidos, procure ter acesso ao portfólio completo das artes que eles já produziram e, se possível, consiga o contato da galera. Depois do evento, você pode marcar uma sessão com o artista.

A Inker Tattoo, como uma startup que conecta pessoas que querem se tatuar aos tatuadores ideais, também oferece esse serviço. Através do site você pode solicitar orçamentos para os mais diversos tipos de tatuagem, e ainda conta com a assessoria de profissionais da área, que vendo suas referências são capazes de indicar quais são os tatuadores da sua região com o perfil mais adequado para fazer a arte na sua pele. Além disso, a empresa ainda negocia por melhores preços.

Samuel Aguiar

Nascido em Belo Horizonte - MG. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e dedicado ao Jornalismo Digital. Programador do Portal Ego Notícias. Entre em contato comigo via e-mail: samuelaguiar12@hotmail.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar