Arte e CulturaEntretenimentoLazer e Diversão

Florianópolis recebe principal festival internacional de dança contemporânea do Brasil: Dança em Trânsito2019

Com espetáculos inéditos de cias brasileiras e internacionais apresentados na rua e nos principais teatros de Florianópolis, Festival Internacional de Dança Contemporânea chega à quinta edição em SC nos dias 22 e 23/8

Pela quinta vez Florianópolis recebe o Dança em Trânsito, hoje o principal evento de Dança Contemporânea em Santa Catarina e um dos mais relevantes do país. Em 2019, o festival internacional circula por oito cidades brasileiras, além de Paris. Em SC, o circuito começa na Capital, com espetáculos de grupos do Brasil, França, Espanha, Itália e Suíça. As cidades de Capivari de Baixo, Tubarão e Alto Bela Vista, no interior do Estado, também recebem o festival itinerante. Todas as apresentações são gratuitas.

Cie à fleur de peau/DeniseNamura e MichaelBugdahn – Foto: Silvia Machado

Além de colocar em evidência a produção nacional e internacional da linguagem contemporâneo, o Dança em Trânsito tem o propósito de ocupar espaços públicos e paisagens urbanas por onde circula. Este ano, para além das apresentações nos teatros Ademir Rosa (CIC) e Pedro Ivo, quatro espetáculos serão no Largo da Catedral, no Centro, e dois no Centro de Artes da Udesc. — Colocar a dança na rua é muito particular. É preciso estudar cada espaço e entender a dinâmica do lugar — diz Giselle Tapias, diretora artística e curadora do evento.

Florianópolis recebe principal festival internacional de dança contemporânea do Brasil: Dança em Trânsito2019
Cia referência em Artes – Foto: Flavia Tápias

O bailarino espanhol Maximiliano Sanford, por exemplo, apresenta no Centro da Capital o solo Al Borde, peça de dança de 11 minutos que convida a experimentar diferentes sensações e imagens representadas pelo corpo do intérprete. O bailarino estimula a interação com o público que fica para assistir ou está apenas de passagem. Já Bolero de 4, do baiano João Neto, propõe um diálogo poético entre os princípios da dança contemporânea e as técnicas esportivas de bicicleta BMX.

Dança contemporânea para crianças e diálogo com artistas estrangeiros

A cada edição, a curadoria do festival procura abrir espaço para a diversidade de temas e linguagens. Em 2019, elementos do circo estão presentes em mais de um trabalho, inclusive no espetáculo infantil Creme do Céu, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro), em cartaz no dia 22/8 no Teatro Ademir Rosa. A montagem, criada em 2017 na França, ganhou nova versão brasileira este ano e combina dança, teatro e videoarte.

Florianópolis recebe principal festival internacional de dança contemporânea do Brasil: Dança em Trânsito2019
Creme do Céu – Foto: Divulgação

— São poucos espetáculos de dança contemporânea para crianças. É uma maneira de formar plateia, já que o público infantil brasileiro ainda não está tão acostumado a essa linguagem — comenta Giselle Tapias.

E o diálogo entre cias brasileiras e estrangeiras é também um dos pilares do evento. O ganho para o público se vê na oportunidade de assistir ao que há de novo, ver de perto companhias consagradas e espetáculos que dificilmente circulariam pelo Brasil. Para a classe artística, o intercâmbio resulta em aprendizado e parcerias.

Formação sobre Dança Contemporânea com francesa Marie Urvoy

Além de promover a democratização da linguagem contemporânea da dança, o festival também aposta na formação. A intenção é promover intercâmbio entre artistas e o público em geral com diferentes níveis de técnica ou conhecimento de dança. Em Florianópolis, a francesa Marie Urvoy ministra a oficina prática de Dança Contemporânea.  A formação será no dia 22 de agosto na Cenarium Escola de Dança, das 12h às 14h. Indicado para participantes com experiência em técnicas de movimento. Gratuito.

O Festival Internacional de Dança Contemporânea Dança em Trânsito é realizado há 16 anos no Rio de Janeiro e tem caráter itinerante. Há cinco anos tem edição também em cidades de Santa Catarina e há dois anos é realizado também em Paris, na França. Em 2019, o circuito começa no dia 8 de agosto, no Rio de Janeiro (8 e 17/8), depois vai para Maricá – RJ (18 a 20/8), Minaçu – GO (15/8), Florianópolis (22 e 23/8), Capivari de Baixo e Tubarão – SC (25/8), Alto Bela Vista – SC (27/8), Entre Rios do Sul – RS (28/8), Brasília (5 a 7/9) e termina em Paris (8 a 15/9).

Leia ainda: 1º Festival de Balonismo é atrativo para turistas em Guarujá

turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

 

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar