Saúde e Bem-Estar

Dra Cláudia Navarro da dica como planejar a gestação para 2019

Ginecologista, especialista da clínica da Life Search

Você decidiu ter um bebê ou está, pelo menos, cogitando essa hipótese com o ano que se inicia. Então, qual o primeiro passo? Os cuidados com sua saúde antes da concepção são importantes para aumentar suas chances de engravidar e ter um bebê saudável. Mas, além disso, vale ressaltar que cada mulher tem seu tempo, para algumas, a preparação demora menos e para outras, mais.

Então, seja essa sua primeira ou quinta gravidez, prepare-se para que você e o bebê fiquem saudáveis. Veja as dicas a seguir:

Planeje a gestação e dê os primeiros passos! Pode parecer estranho, mas sentar para se organizar faz diferença. Uma conversa com seu parceiro(a) sobre questões ligadas a paternidade faz todo sentido para dar início e, por isso, esse planejamento deve ser feito em conjunto.

O segundo passo é avaliar a saúde do casal. Antes de vocês engravidarem, é fundamental visitar seu médico e conversar sobre os cuidados necessários nessa fase.Vocês devem discutir com seu especialista sobre histórico médico familiar ou algum problema em alguma gravidez anterior.

Também é essencial conversar sobre condições médicas, estilo de vida e comportamento, medicações, vacinas e medicamentos que você estiver tomando. Além disso, é importante saber sobre a possibilidade de necessitar de reprodução assistida e quando é o caso de procurar esse tipo de ajuda.

Adicionar a ingestão de ácido fólico à sua rotina diária é mais uma etapa importante. O ácido fólico é vitamina B e o ideal é que você faça o consumo de cerca de 400µg por dia já antes de iniciar a gestação.

Se uma mulher tem uma boa quantidade dessa substância, suficiente a um mês do início da gravidez, consegue se prevenir de defeitos congênitos.

Parar de beber álcool, fumar e usar drogas também é fundamental para quem deseja engravidar. Esses hábitos podem causar muitos problemas, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Nascimento prematuro, má formações ou até mesmo morte.

A quinta etapa é atingir ou manter um peso saudável. Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta os riscos de complicações na gestação, doenças do coração, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer (mama, colo de útero e endométrio).

Estar abaixo do peso também apresenta riscos sérios. O mais recomendado é manter um peso saudável, se necessário, com uma dieta antes da concepção. A prática de atividades úteis também pode auxiliar nessa missão.

Conheça seu histórico familiar. Descobrir sobre o histórico familiar pode ser importante para a saúde do bebê. Talvez você não saiba de alguma condição genética que sua irmã ou tio tenha, mas compartilhar essas informações com seu médico é fundamental.

Baseado nelas, seu médico poderá te encaminhar para aconselhamento genético. Além disso, dessa forma você poderá identificar questões ligadas a perda de bebês ou infertilidade.

Por fim, esteja mentalmente saudável. Como você se sente faz toda a diferença neste momento. O equilíbrio emocional é importante e, por isso, você deve estar bem consigo mesma e na relação com seu (a) parceiro (a).

Preocupações, ansiedade, tristeza e estresse são sentimentos que às vezes nos acometem, mas se eles estiverem indo longe demais, interferindo na sua vida, pode ser necessário um tratamento para chegar ao equilíbrio.

É isso! Uma vez que estiver grávida, mantenha seus bons hábitos de saúde e visite seu médico regularmente! Se após um ano de tentativas continuar sem sucesso ao engravidar, procure ajuda de um especialista em reprodução assistida.

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é ginecologista, especialista em reprodução assistida e diretora clínica da Life Search. Graduada em medicina pela UFMG em 1988, Cláudia titulou-se mestre e doutora em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atua na área de ginecologia e obstetrícia, com ênfase em reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.

Hipertexto Comunicação Empresarial

 Júnior de Castro

junior@hipertextoweb.com.br

Leia+:TonRock e Vintage Cult comandam palco do Didge BC

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo