Economia e Negócios

Google coloca aviso sobre indisponibilidade do game ‘Fortnite’ na Play Store


A loja oficial de aplicativos do Android, o Google Play, está informando quem procura pelo Fortnite que o game “não está disponível”. O jogo, que atualmente está em fase de testes (beta), encontra-se disponível para download apenas no site da desenvolvedora Epic Games e somente para quem recebeu um convite para participar dos testes.
Uma pesquisa por ‘Fortnite’ no Google Play informa que o aplicativo não está disponível.
Reprodução
Segundo a desenvolvedora, o jogo deve permanecer fora da Play Store, mesmo após o fim da fase de testes. Com o alerta no Google Play, criminosos ficam desencorajados a tentar registrar aplicativos falsos ou clonados do Fortnite na loja — algo que, na ausência de um aplicativo verdadeiro, poderia enganar muitas pessoas. De acordo com um alerta da fabricante de antivírus Malwarebytes, ofertas falsas do game para Android já apareceram no YouTube.
Com cerca de 125 milhões de jogadores, segundo a revista “Forbes”, Fortnite arrecada US$ 300 milhões por mês para a desenvolvedora Epic Games ao colocar 100 competidores em uma ilha repleta de armas para lutarem pela sobrevivência. O game pode ser jogado de graça, mas fatura com a venda da moeda de jogo “V-Bucks”. O jogo já está disponível para PC, Xbox One, PS4, Switch e iOS, mas agora chega ao Android.
Fortnite é um game on-line do gênero Battle Royale e coloca jogadores em uma ilha para disputarem a sobrevivência.
Divulgação
Para instalar aplicativos fora do Google Play, é preciso permitir a instalação de “aplicativos de fontes desconhecidas” no Android. Essa configuração não é recomendada, pois outros aplicativos, potencialmente nocivos, também podem tirar proveito dela para atacar o celular. Mas os fãs de Fortnite não terão escolha caso queiram obter o game.
Para o iOS, sistema usado no iPad e iPhone, o jogo foi disponibilizado na App Store, a loja oficial dos aparelhos da Apple. Diferente do Android, o iOS não oferece nenhuma opção nativa para instalar aplicativos fora da App Store.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, afirmou ao que a empresa busca “uma relação direta com seus consumidores em todas as plataformas em que isso for possível”. No Twitter, Sweeney reconheceu que a empresa “está assumindo uma grande responsabilidade e sabe disso”. Ao site “Cnet”, o executivo ainda comentou que “gamers já provaram ser capazes de adotar boas práticas de segurança”, dando o exemplo da pluralidade de plataformas de distribuição no PC.
O Fortnite já é tema de diversos golpes on-line, incluindo promessas de V-Bucks grátis e diversos otimizadores, instaladores e programas de trapaça para o game. Quem não ficar atento para obter o programa no site oficial da Epic Games ou partir em busca de vantagens indevidas pode acabar contaminado com um vírus — tanto no PC como no celular.
A medida, claro, traz benefícios para a desenvolvedora. Evitando o Google Play, a Epic Games burla as taxas impostas pelo Google, que normalmente cobra 30% sobre o valor de todas as vendas, incluindo compras dentro do app, para programas cadastrados no Google Play.
No Android 8 “Oreo”, a permissão para instalar aplicativos de fontes desconhecidas é dada individualmente para cada aplicativo. Isso significa que pode ser possível autorizar o instalador da Epic Games apenas uma vez, sem manter a permissão no navegador web (no qual essa permissão traz mais riscos). Apenas 12% dos celulares estão executando o Android Oreo, segundo as estatísticas do Google.
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Selo Altieres Rohr
Ilustração: G1

Fonte: Economia – g1

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo