Famosos

Como se tornar um Diretor de Cinema

Gui Pereira diretor de Coração de Cowboy dá dicas de como se destacar nas produções cinematográficas

Produzir um filme não é igual a fazer uma operação ou a construir um foguete, assim como para essas atividades, o conhecimento técnico é importante, mas a alma e visão do diretor são imprescindíveis para dar formato a produção.  Tecnicamente falando, qualquer um pode se tornar um cineasta, parafraseando Glauber Rocha, basta ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” e você já pode criar seu próprio filme. Mas, para se destacar, é necessário conhecimento técnico, estudo aprofundado sobre o ofício, boas referências e uma pitada de faro artístico. Mas para tudo existe um começo, por isso, o diretor de cinema Gui Pereira separou algumas dicas, técnicas de aprendizagem e maneiras de desenvolver as habilidades para se tornar se destacar no mundo cinematográfico.

Confira abaixo:

1)      Leia. Compre livros sobre bastidores de filmes, livros sobre teoria de cinema, livros sobre como fazer filmes, leia roteiros. A leitura é onde nasce o cinema e é essencial que um bom diretor tenha um amplo conhecimento sobre história e um amplo conhecimento sobre técnicas cinematográficas. A língua do cinema é algo que podemos aprender como se fosse um inglês, espanhol ou francês. Um livro muito importante para ser lido é “Rebel Without a Crew” escrito pelo diretor Robert Rodriguez.

2)      Assista a filmes. Parece besteira, mas assistir a todos os filmes de todos os gêneros sem preconceito é muito importante. Você tanto aprende o que fazer com filmes bons como também consegue aprender o que não fazer quando assiste a filmes ruins.

  3)      Assista a todos os extras de todos os DVDs/Blu Rays. Os extras dos filmes consistem em makin-offs e curiosidades sobre bastidores, tudo muito útil para quem quer aprender sobre o ofício da profissão e o que envolve a realização de um filme.

4)      Use a internet para aprimorar seu conhecimento. Ao invés de perder horas em redes sociais, faça pesquisas sobre seus filmes favoritos e descubra curiosidades e bastidores.

  5)      Estude seus diretores favoritos. Observe a obra deles e a evolução dele como cineasta. Preste atenção no movimento de câmera, na direção de atores, nos enquadramentos. É muito legal acompanhar e entender a evolução dos grandes mestres do cinema.

6)      Assista a seus filmes favoritos múltiplas vezes, inclusive sem o som. É muito importante prestar atenção como os cineastas conseguem contar uma história apenas com as imagens, assim como nos primórdios do cinema.

Além dessas dicas, Gui Pereira afirma que também é muito importante saber falar em inglês. De acordo com o diretor de cinema e fundador da Dodô Filmes o inglês é a língua oficial do cinema.

“Muitas nomenclaturas são em inglês e muito dos materiais de estudo só existem na língua inglesa. Assim como toda profissão, para ser um diretor de cinema é essencial falar inglês. O mais importante também é não desistir nunca de seus sonhos e persistir na carreira e na sua jornada”, completou.

Sobre Gui Pereira

Gui Pereira nasceu em São Paulo, e desde cedo já desenvolveu uma paixão pelo cinema. Desde a adolescência, ele aprimorou suas técnicas de ‘Stop-Motion’ e seus curtas começaram a ter um destaque maior no circuito underground. Aos 14 anos de idade, começou a dirigir clipes para bandas em início de carreira. Aos 17 anos, fez um curso na renomada New York Film Academy, onde teve a certeza de que queria ser um cineasta pelo resto da vida. Ele se formou pela Los Angeles Film School em 2010 e fez uma Pós na Art Institute of California, onde se formou em 2012. Seus trabalhos em curta-metragem foram selecionados e premiados em diversos festivais no mundo todo.

O mais recente trabalho de Gui Pereira é o ‘Coração de Cowboy’, seu primeiro em longa-metragem, que estreou em todo o Brasil em setembro de 2018. Com distribuição da O2 Play, o filme já coleciona diversos prêmios, entre eles: melhor filme no Scruffy City Film and Music Festival, premiação que aconteceu em Knoxville, no Tennessee, e também elegeu Gabriel Sater como melhor ator por sua atuação no filme; melhor filme no Jukebox International Film Festival; e melhor do festival, melhor longa, melhor estrangeiro e melhor roteiro no Desert Rocks International Film and Music Festival; melhor trilha sonora e melhor diretor no Moscow Indie Film Festival na Rússia, além de Thaís Pacholeck e Jackson Antunes levarem os prêmios de melhores atores coadjuvantes no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Novità Comunicação Estratégica – assessoria Gui Pereira

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar