Saúde e Bem-Estar

Hábito alimentar pode prevenir ou, até mesmo, reverter doenças

Reforça o Prof. Dr. Filippo Pedrinola

Prof. Dr. Filippo Pedrinola .Endocrinologista alerta sobre o importante papel que alimentação exerce no sistema imunológico indo muito além do controle da obesidade. Desde o início da vida escolar, todos aprendem sobre a importância dos alimentos para uma vida saudável como fonte de vitaminas e nutrientes.

No entanto, parece que ao passar do tempo as pessoas começam a observar seu hábito alimentar apenas como um aliado no controle da obesidade e se esquecem que simples mudanças em sua rotina podem prevenir ou, até mesmo, reverter as doenças crônicas, ou doenças de estilo de vida.

Por isso, o endocrinologista Prof. Dr. Filippo Pedrinola sempre destaca papel do alimento para o funcionamento saudável do sistema imunológico e alertando que “comida é informação para o seu corpo”.

O sistema imunológico é uma rede de proteção composta por células, tecidos, órgãos e até bactérias de nossa microbiota que atuam em nossa defesa contra invasores, sejam microorganismos (bactérias, fungos, vírus, etc) ou substâncias tóxicas. Mantendo, assim, um corpo saudável e livre de doenças, infecções ou alergias.

Desenvolver um sistema imunológico eficiente, ou seja, um organismo saudável, depende de vários fatores, entre eles, o mais importante é o hábito alimentar. “É por intermédio dos alimentos que nosso corpo absorve vitaminas, minerais e substâncias bioativas.

Este é o principal motivo da indicação de uma dieta variada e rica em alimentos como frutas, legumas, verduras e grãos, evitando alimentos processados, com muita gordura e açúcar”, explica o Prof. Dr. Filippo Pedrinola.

Microbiota é responsável por 70% dos sistema imunológico

O corpo humano é colonizado por milhões de microorganismos que, juntos, podem chegar a dois quilos, que é o peso aproximado do cérebro.

Trata-se de bactérias que estão, em sua grande maioria, hospedadas no intestino e que exercem funções como se fossem um órgão responsável por 70% de todo o sistema imunológico de uma pessoa.

Uma função protetora acontece por meio do deslocamento de patógenos, competição por nutrientes e receptores, além da produção de fatores antimicrobianos.

Além disso, a microbiota também está associada às funções metabólicas, por exemplo na síntese de vitaminas, biotina e folato, além da fermentação de resíduos de alimentos que não são digeridos.

Quando a microbiota está em desequilíbrio, o corpo passa a permitir uma maior atuação e proliferação de bactérias causadoras de doenças.

Esse desequilíbrio, chamado de disbiose, pode ser causado por má alimentação (rica em gorduras saturadas e açúcares refinados), ingestão de álcool, fumo, infecções bacterianas, envelhecimento, medicamentos e, até mesmo, estresse e fadiga.

Por isso, o grupo de risco para a disbiose são os portadores de doenças crônicas (como diabetes, hipertensão e câncer), idosos, crianças e atletas de alta performance.

Sob o mesmo ponto de vista “Um desequilíbrio na microbiota, ao contrário do que muita gente ainda acredita, não está ligado apenas a um desconforto intestinal.

São inúmeros os sinais e sintomas causados pela disbiose, como alergias, rinites, infecções de vias aéreas, halitose, alterações de humor, insônia, enxaqueca, asma, eczema, dermatite atópica, psoríase, urticária, doença coronariana, fibromialgia, doenças articulares, diabetes, cólicas, diabetes e até a obesidade, tema da pesquisa indédita da Sociedade Americana de Microbiologia”, alerta Dr. Pedrinola.

Uma microbiota saudável já é uma grande aliada de um sistema imunológico eficiente.

Adotar a Dieta Mediterrânea é uma das práticas consideradas ideais

Hoje, depois de muitos estudos populacionais realizados em toda a história da humanidade, que o hábito alimentar considerado mais próximo do ideal é a chamada Dieta Mediterrânea. Uma afirmação baseada em inúmeros estudos científicos já publicados.

Após a 2ª Guerra Mundial, um fisiologista norte-americano chamado Ancel Keys desembarcou em Salermo, no sul da Itália.

Ele observou que os habitantes da região banhada pelo Mar Mediterrâneo. Diferentes países e diferentes culturas que compartilhavam um hábito alimentar comum devido as características similares de clima, solo e vegetação.

Apedar de rica em gordura, o pesquisador identificou que essa população apresentava baixíssimos índices de doenças cardiovasculares.

Basicamente, as refeições eram compostas por peixes de água salgada, azeite de oliva, oleaginosas, frutas, legumes, grãos integrais e derivados do leite como queijo e iogurte. Consumiam poucas quantidades de carne vermelha e alimentos processados.

Da mesma forma  ao adotar o mesmo hábito alimentar, é comprovada cientificamente a proteção cardiovascular, prevenção do diabetes e do câncer, melhora da função intestinal e estimula a atividade cognitiva do cérebro e prevenindo o temido Mal de Alzheimer.

Prof. Dr. Filippo Pedrinola - Divulgação
Prof. Dr. Filippo Pedrinola – Divulgação
Primeiramente Sobre o Dr. Filippo Pedrinola

De acordo com o Dr. Filippo Pedrinola, criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida, é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em clínica e endocrinologia no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Ainda após período de um ano do Fellowship Program do Cedars Sinai Medical Center da University of California em Los Angeles (UCLA), concluiu doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicida da USP.

Ao mesmo tempo o membro da The Endocrine Society dos Estados Unidos, juntamente com da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO).

Possui certificação em medicina mente-corpo pelo Body-Mind Institute da Harvard Medical School, pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e pela University of Texas em Arlington (UTA).

Além de estar à frente de suas clínicas médicas próprias, faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einsten e do Hospital BP Mirante, neste último é Coordenador do Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas.

Clínica Prof. Dr. Filippo Pedrinola

www.filippopedrinola.com.br

End.: Rua Viradouro, 63 – 11o andar.

Tel.: +55 11 3878-0124

Veja +:  Especialista da Doctor Feet dá dicas importantes para cuidar dos pés em qualquer estação

Sob o mesmo ponto de vista A Fazenda, Hariany Almeida conta com apoio dos fãs 

 Veja Também: Fabrício Bianchini retorna ao Brasileiro de Rally Baja em semana

Leia mais! : Drinques são opções mais populares para se divertir na noite paulistana

 Saiba mais!: 5 alimentos que você não sabia que eram saudáveis

Sabia que: Polka-dot é cult e pede acessório sim! Sensação do verão europeu

Uau que legal! : Boca de cereja a nova mania que estão dominando o mundo da beleza

Clica aqui e confira: Conheça os principais lançamentos do São Paulo Boat Show 2019

Gosta de ler?: Trufas recheadas com toque de amor

Você precisa ler!: Nutricionista Ana Paula Bedin aponta perigos das dietas milagrosas

Novidades a caminho?: O Vila 567 abre seu rooftop, com vista privilegiada para a Vila Madalena

Não perca clica agora e confira: Paula Lima causou alvoroço ao compartilhar imagens treinando sem calcinha

 Que tal clicar aqui e conferir como foi: Dia da Árvore: mudas nativas serão distribuídas no Angeloni

Veja novos investidores atraídos pelo: Maicon Santos Jovem empreendedor que se tornou referência no mercado de criptomoedas

Antes de mais nada Clica aqui FD Rally Team será a maior equipe do Rally dos Sertões

O que mais você gostaria?: Neura Costa exibe sua arte na “Janelas da Alma”

Assim também?: A Borogodó é uma marca forte, porque força também é sinônimo de mulher!

Simplesmente um luxo!: Costa Firenze novo navio da Costa Cruzeiros inicia operação em outubro de 2020

 

Antes de mais nada Clica aqui

.

 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo